resenhas

[Resenhas][slideshow]

Melhores livros de ficção científicas que li em 2023


Olá, leitores!

Ficção científica é um gênero que gosto muito, mas que não leio tanto quanto gostaria. Fiquei contente pelos livros que vou citar terem ganhado espaço na minha lista de leituras e me fazer conhecê-los. São os meus favoritos de 2023, e espero que gostem também:

GEARBREAKERS: MATADORES DE ROBÔS


Esperava ler esse livro há bastante tempo, desde seu lançamento lá fora. Tinha expectativas e não fiquei frustrada. Gostei da ambientação, das protagonistas, sendo fortes e persistentes, além do romance ser um dos pontos que mais gostei. É lento, bem lento, ótimo para quem curte slow burn e promete mais no próximo livro.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Fazendo uso de gigantes armas mecânicas conhecidas como Windups, o governo tirânico de Godolia lança seus tentáculos por todo o território que o cerca, levando guerra e opressão ao cotidiano das Terras Baldias, lar de pessoas como Eris Shindanai. A garota é uma Gearbreaker, uma jovem rebelde impetuosa especializada em derrubar Windups e conhecida pela alcunha de Geada. Quando uma de suas missões dá errado e ela acaba em uma prisão em Godolia, Eris conhece Sona Steelcrest, uma piloto de Windup aprimorada tecnologicamente para ser uma arma de destruição. A princípio, Eris vê Sona como sua inimiga mortal e um alvo a ser eliminado, mas, com o passar do tempo, descobre que Sona guarda um segredo: ela se infiltrou intencionalmente no Programa de Windups com o objetivo de destruir Godolia a partir de dentro. E Eris terá a oportunidade de entender os motivos por trás dos planos de vingança de Sona. À medida que sua missão mais mortal se aproxima – um ataque direto que pode acabar com o reinado de Godolia de uma vez por todas –, o relacionamento entre Eris e Sona também se estreita, como parceiras, amigas, e talvez algo mais…

A VIDA E AS MORTES DE SEVERINO E O OLHO DE DENDÊ


Esta foi uma surpresa agradável. O livro é ambientado totalmente na nossa cultura, onde a expansão da cultura nordestina ganhou proporções espaciais. Não é genial? É muito bom ver nossas expressões mundo afora, ainda apresenta personagens empáticos, incríveis, o enredo é um primor.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Numa galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas. Só que Severino não é um investigador comum: no lugar do olho esquerdo, ele tem o Olho de Dendê, um artefato tecnológico extremamente avançado que lhe permite ver os últimos momentos de uma pessoa logo antes de morrer. Quando a história começa, Severino e Bonfim são chamados para investigar um assassinato suspeito que parece esconder motivações escusas da Federação Setentrional, organização poderosa que governa a galáxia, e dos Carcarás Carmesins, inspetores a serviço da instituição. Deixemos a dupla de investigadores e viajemos para o planeta Batoidea, onde a capivara geneticamente modificada Antonieta Capitolina Macabéa, uma dedicada Carcará, encontra na cena de um crime, escrito com sangue, um nome que conhece muito bem. Enquanto a vida desfia seu fio, Severino e seus amigos lutam, riem, amam, choram e acertam contas com o passado. Unindo com maestria ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina, A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê é uma ópera espacial com gostinho de vatapá que celebra o poder da amizade, do amor, da música e da literatura. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados em clássicos da ficção científica e pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

UPGRADE


Este livro é do mesmo autor de Recursão e Matéria Escura. Apesar de estar nessa lista de favoritos, foi o que menos gostei dentre os lidos do autor, embora isso não tire o brilho que ele tem. A história central envolve biologia avançada e tem mais ação do que os demais livros. Mais uma vez a genialidade do autor me surpreendeu.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
No meio da madrugada, o agente Logan Ramsay entra em um laboratório clandestino à procura de provas de um crime, sem fazer ideia de que sua vida está prestes a mudar. Um som estranho. Uma explosão. Então, silêncio. Logan acorda em um leito de hospital, sendo atendido por profissionais usando trajes de proteção bio¬lógica, enquanto sua esposa e filha o obser¬vam através de uma barreira de vidro. Os médicos informam que ele foi infec-tado por um vírus capaz de modificar sua estrutura genética, embora os exames não tenham detectado nada. Depois que a febre e a dor passam, Logan começa a enxergar o mundo com mais clareza. Ele está mais forte, mais inteligente, mais rápido, e suas habilidades parecem aumentar a cada dia. Algo revolucionário está em curso. Algo capaz de mudar a própria definição de hu¬manidade e trazer consequências devas¬tadoras caso caia nas mãos erradas. Logan é a única pessoa no mundo que pode deter a catástrofe iminente e impedir a morte de milhões de pessoas, ainda que, para vencer a guerra, ele tenha que con-frontar seu passado sombrio, desafiar o go¬verno e se transformar em algo que jamais imaginou. Uma trama intimista com proporções épicas, Upgrade explora as implicações éti¬cas e sociais da tecnologia, ao mesmo tempo que questiona os limites da humanidade e nosso infinito potencial.

AURORA ASCENDE


Do mesmo autor de Nevernight com Amie Kaufman, eu tinha esperanças de ler algo dele em ficção científica e fiquei surpresa quando finalmente consegui. Essa história é muito bem estruturada, tendo vários protagonistas, mas sem se perder no processo. São personagens jovens, mas distintos, a construção disso com o enredo me ganharam facilmente.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
O ano é 2380, a humanidade deixou seu ninho para se espalhar pela galáxia: não apenas a Via Láctea, mas dezenas de outras e os recém-formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em suas primeiras missões. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão dos sonhos, mas seu próprio heroísmo idiota faz com que ele fique com o que mais ninguém da academia quis...
• Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo.
• Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto.
• Um gênio da tecnologia que carrega o peso da galáxia nos ombros.
• Um guerreiro alienígena com sérios problemas para administrar sua raiva.
• Uma piloto que, é óbvio, não sente nada por Ty, caso você esteja se perguntando.
Todos são conhecidos como problemáticos, exceto pelo garoto prodígio. E todos precisarão trabalhar juntos se quiserem sobreviver à primeira missão.
E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler ― ele se chama Aurora Jie-Lin O'Malley, uma garota que foi resgatada no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos.
Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies. E o esquadrão de desajustados de Tyler é a última esperança de toda a galáxia.
Muito romance, busca por identidade e aceitação, assim como aprender a trabalhar em equipe, tudo com espaçonaves e no futuro!

SALMO PARA UM ROBÔ PEREGRINO


Também de uma autora que já conhecia, esse livro nos dá uma sensação de leveza e me fez tomar vários chás enquanto o lia. A história não tem um momento crítico, é mais uma construção gradual que nos leva até ele. O dia a dia de protagonista do livro é o que vamos acompanhar em sua maioria.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
Passaram-se séculos desde que os robôs de Panga ganharam autoconsciência e abandonaram as fábricas; séculos desde que peregrinaram para a vastidão selvagem e nunca mais foram vistos; séculos desde que desvaneceram em mitos e lendas urbanas. Um dia, a vida de Dex, um monge de chá com sentimentos de incompletude e insatisfação, é perturbada pela repentina chegada de um robô que veio para honrar uma velha promessa de checar como os humanos estão. Esse robô não pode voltar até que uma questão essencial seja respondida: “De que os humanos precisam?” Mas a resposta para essa pergunta depende muito de quem pergunta, e como. Assim, dois aliados improváveis partem em uma jornada filosófica sobre propósito, anseios e pertencimento. Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?

SKYHUNTER: A ARMA SECRETA


Skyhunter tem uma história sombria, com personagens já marcados pela guerra, mas ainda esperançosos sobre o resultado final desse embate. Essa e tantas outras questões são debatidas na leitura. Aqui, há criaturas chamadas fantasmas que os fazem ser soldados silenciosos para tentar vencê-los. A técnica de luta é muito boa, o protagonismo também.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.

Sinopse:
A Federação Karensa conseguiu conquistar todos os países, deixando Mara como a última nação livre do mundo. Refugiados escaparam para suas fronteiras tentando fugir de um destino pior do que a morte: serem transformados em uma arma de guerra mutante e monstruosa, conhecida como Fantasma – após a transformação, eles são enviados para atacar seus inimigos. Os lendários Foices, guerreiros de elite de Mara, são treinados especialmente para destruí-los. Mas a derrota parece inevitável à medida que o número de Fantasmas cresce e a Federação avança. Mesmo assim, uma Foice se recusa a perder a esperança. Depois de ter sua voz e sua casa tiradas dela, Talin Kanami conhece de perto a brutalidade da Federação. A crueldade obrigou que ela e sua mãe buscassem asilo em um país que considera seu povo repugnante. Ela só encontra conforto em um pequeno grupo de Foices que juraram suas vidas uns aos outros e estão determinados a impedir Karensa a todo custo. Quando um prisioneiro misterioso é trazido da frente de batalha, Talin acredita que ele é mais do que aparenta ser. Será que é um espião da Federação? Ou seria ele a arma que pode salvá-los?


__
Você já conhece algum dos livros? Qual sua ficção científica favorita de 2023?

Um comentário:

  1. Oi! Aurora é realmente um livro muito bom, também curti Skyhunter e quero logo ler as continuações de ambos. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]