Dicas: Opções para marcar trechos de livros

19 de outubro de 2019

Olá Leitores!

Você tem o costume de marcar em seus livros? Eu adquiri esse hábito faz pouco mais de um ano porque sentia falta de alguns trechos de livros que li, mas não sabia como encontrar. Procurei algumas opções para começar a marcar passagens, e foi aí que não parei mais de fazer isso. É muito bom poder abrir um livro e encontrar a passagem que quero marcada e fácil de achar. Algumas dicas para quem também quer começar a  fazer isso, mas ainda não conhece nada disso são:

O QUE MARCO NOS LIVROS?
O que normalmente grifo, são frases de efeito, diálogos engraçados, situação que gostei, referências a coisas que gosto, menções a outros livros. Quando encontro um livro repleto disso, pode ter certeza que ele vai ficar cheio de marcações.

O QUE USO PARA MARCAR?
Comecei usando Post It, que são esses retângulos finos da foto, uso bastante eles. Coloco em cima  da frase e pronto. Ele é transparente, e gruda no livro sem danificar, e pode ser tirado do livro sem danificar também.

Quando quer fazer um comentário mais extenso no livro, não escrevo nele. Uso um post it convencional, esse quadrado rosa da foto. Ele também gruda e pode ser tirado sem danificar o livro.

De uns tempos para cá, quis grifar meus livros, mas sempre tinha medo de fazer isso porque se grifar não tem mais volta e o livro vai ficar marcado mesmo. Mas procurei alguns marcadores pra testar. Os primeiros que utilizei foram Stabilo Boss de cores pasteis, como esses da foto.

São ótimos para grifar livros, a cor é excelente, mas não recomendo para usar em folhas com gramatura baixa. Ele acaba passando para o outro lado da folha e é horrível o estrago que faz.

Ele é ótimo em livros de gramatura alta, como os da intrínseca.  Já nos livros da darkside e record, mancha mesmo.

Por isso procurei outros marcadores, para usar em livros com folhas mais finas. O que encontrei foi perfeito. Não sei ao certo o nome dele, mas vou deixar uma foto dele aqui. Ele tem duas pontas, uma mais grossa (para usar como marcador), outra mais fina (para usar como caneta ou também como marcador).


Ele é ótimo para usar em qualquer tipo de folha, a durabilidade é ótima, e é mais barato.

Normalmente, minhas marcações em livros são assim:

Gostaram das dicas? Você também tem o costume de marcar seus livros?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. NÃO CONSIGOOOO, morro de dó e por isso me prendo mais aos post-its mesmo. É o meu limite kkkk

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Eu só marco com post it e olhe lá! Se for uma frase que me impactou real..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne! Tenho muita dó de riscar livros, mas de vez em quando me pego nesse mesmo dilema das frases. Às vezes vou fazer uma resenha e fico horas procurando os trechos que eu quero >,< Estou pensando em usar post-its. Mas como a maioria dos livros que leio vem da biblioteca, nãos sei se daria certo haha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Eu não consigo marcar um livro me dá nervoso. Nem com post it porque nunca tenho a mão hehe. Por isso gosto do kindle é só clicar no canto hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.