Dicas Para Bookstagram: Como fazer resenhas

2 de setembro de 2019

Olá Leitores!

Um dilema para quem começa um instagram literário ou blog, é como fazer resenhas. Para quem ainda não é acostumado, é um desafio enorme fazer uma resenha  que irá chamar atenção do leitor. Por isso darei algumas dicas que irá ajudar quem ainda tem pouca noção do assunto. Claro que não irei ditar  como exatamente se faz uma resenha. Isso depende de cada um, cada pessoa tem um jeito próprio de falar sobre livros, mas dicas sempre ajudam. Se ainda não viu as postagens anteriores, com dicas também para Bookstagram, irei deixar aqui caso queira dar uma olhada.


RESENHAS SEM SPOILERS:

Um dos principais pontos em fazer resenhas é não entregar os pontos do livro revelando spoilers. Já vi pessoas dizendo que não lê resenhas em bookstagrans por causa dos spoilers presentes nelas. É frustrante e eu sinceramente não recomendo. Ao invés de revelar spoiler, tente falar sobre os pontos do livro que gostou/não gostou de forma mais generalizada para impedir spoilers.

SINOPSE EM RESENHAS É LEGAL?

É inevitável dar um resumo geral sobre o livro na resenha. Mas nem somente de sinopses cria-se uma resenha. O que o leitor acha ruim é que há pessoas que escrevem somente sinopses e pronto. Não dá uma opinião mais detalhada sobre o livro. Então se quiser escrever uma sinopse na resenha, pode escrever sem medo desde que também haja sua opinião na resenha e mais detalhes que te chamaram atenção sobre o livro.

SUA OPINIÃO NÃO É ABSOLUTA:

Preciso deixar uma coisa bem clara: sua opinião sobre determinado livro é individual, portanto pode divergir com outras opiniões. Se você achar um livro ruim e quiser colocar isso na resenha, se prepare para muitas pessoas comentarem a seu favor e também discordando. Você também pode achar um  certo livro maravilhoso e algumas pessoas também vão comentar que gostou ou odiou.

Essa é uma coisa que acontece eventualmente. O importante é deixar claro sua opinião, expor seus argumentos sobre gostar ou não do livro, e aceitar que sua opinião é individual. O crucial é respeitar a opinião alheia. Pense que: se você detestou um livro, há várias pessoas que amam ele, mesmo que ache impossível disso acontecer, você não pode desprezar isso.

ARGUMENTOS PARA COLOCAR NA RESENHA:

Tente colocar em suas resenhas, o que mais lhe agradou e o que mais lhe incomodou, tudo isso sem revelar spoilers! Dando essas duas visões sobre o livro, o leitor saberá o que lhe aguarda na hora da leitura.

DETALHES IMPORTANTES:

Você pode detalhar sobre a edição do livro no cabeçalho da resenha. Algumas pessoas ficam interessadas em saber sobre o gênero proveniente do livro, o ano, quantidade de páginas, autor. editora.

Discorra também o que achou dos detalhes da edição. Alguns livros possuem edições especiais que ajudam na hora da leitura, então é ótimo detalhar isso.

COMPARAÇÕES E OPINIÕES PESSOAIS:

É muito melhor saber que um livro causou certos efeitos em algumas pessoas, por isso sempre dou dicas sobre expor em quê o livro lhe ajudou. Ele teve algum efeito positivo ou negativo em você? Fale sobre isso em suas resenhas.

Comparações são sempre  bem vindas. Se não sabe bem como falar do livro, tente pensar em algum outro livro semelhante como exemplo e cite ele na sua resenha, assim se o leitor não conhecer o livro em destaque, pode ter uma noção melhor dele com outras comparações.




Gostou das dicas? Deixe um comentário e me diga o que achou!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi, Ley!
    Eu amei as dicas. Realmente: dar spoiler em resenha é o cúmulo! Já li muitas com spoiler, mas por sorte eu já tinha lido o livro. Geralmente gosto de ler resenha só de livros lidos por esse problema, pois nem a sinopse eu leio antes de começar uma leitura hahahha sobre "sinopse não é resenha", socorro! Já vi até blogs fazendo "resenha" assim, sendo um resumão do livro.

    ótimo post, bem informativo.
    beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente esse cuidado que temos que tomar ao fazer uma resenha.

      Excluir
  2. Olá, Leyanne.
    Adorei sua postagem. Até a gente pegar o jeito as resenhas saem horríveis hehe. Infelizmente tem gente que nunca aprende. Estou cansada de pegar spoilers nas resenhas e também de ler 5 parágrafos sobre a história e uma linha gostei, recomendo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acontece bastante comigo também

      Excluir

Tecnologia do Blogger.