[RESENHA] Serviço de entregas monstruosas
Olá, leitores!
Páginas: 416 | Autor: Jin Anotsu | Editora: Intrínseca | Ano: 2021 | Gênero: literatura infantil, fantasia | Classificação indicativa: +10
O serviço de entregas monstruosas é um livro nacional que me conquistou facilmente pela criatividade notada nos primeiros parágrafos. Na história, existem seres mágicos, como dragões, vivendo tranquilamente no meio dos humanos. A explicação dada é bem convincente, e achei bem legal que durante a história você não fica perdido e não demora a se situar.
Gus, o protagonista, é um garotinho bastante impetuoso, que gosta de estar em encrencas. Em alguns momentos meu medo era dele se enrascar demais e não ter mais volta, mas Gus é bastante astuto, pois sabe se sair direitinho de algumas encrencas.
Gus é designado para fazer uma entrega no serviço de entregas monstruosas da empresa do seu pai. Ele mora em Minas Gerais, e um detalhe incrível é que quem mora no estado, pode reconhecer alguns dos vários lugares em que ele visita durante a narrativa, assim como suas expressões costumeiras. A entrega em questão tem de ser no horário, mas Gustavo pode não conseguir chegar até lá, por isso usa meios restritos por seu pai para chegar no horário, e quando enfim consegue, é interceptado por um ladrão que quer levar sua entrega: um ovo de dragão super raro. O ovo acaba ficando com Gustavo na breve disputa, então pode-se imaginar que a encrenca está só começando.
Quando o ovo choca, é um dragão raro, e aparentemente o pior criminoso do mundo está atrás dele, mas Gustavo se resigna a protegê-lo. Apesar de saber que existe criminoso atrás do dragão, Gus não se contenta e tenta procurar suspeitos de quem está por trás, que pode ser alguém mais próximo do que imagina.
O livro é uma completa viagem por costumes mineiros regados de magia. A história se concentra nessa corrida de criminosos atrás do ovo, sem a polícia ou os pais de Gus imaginarem que o bebê dragão está bem debaixo de seus narizes. O protagonista esbanja coragem por sua garra em tentar enfrentar esta horda de seres atrás dele, mas sua impetuosidade também o coloca em perigo. Há a presença de sua irmã fada, que passa todo o livro ao seu lado, mesmo não concordando com as decisões do personagem, mas é lindo a ligação deles.
A diagramação do livro tem imagens, ilustrações, e é confortável para ler. A relação de amizade entre o dragão e Gustavo é uma das coisas mais belas, construída aos poucos, pois o dragão é considerado uma fera incapaz desse tipo de ligação. Os três (Gus, sua irmã e o dragão) formam um grupo maravilhoso, e provam isso durante a leitura. Gustavo é um garoto novo, mas prova que sabe enfrentar suas próprias lutas, mesmo que as batalhas pareçam perdidas. Ele é persistente em relação ao dragão, sendo justo quando realmente precisa e, sobretudo, lutando por ele. Essa relação se assemelha com os nossos pets, uma ligação forte que sabemos que não será enfraquecida, não importa o que aconteça.
O livro tem cenas de ação muito boas, e me fez querer ter uma continuação, o final grita por isso. Outras questões de destaque são os laços familiares de Gus, que são dispersos, sofrendo abalos por todos os lados. Ele, por muitas vezes, não é levado a sério pelo pai, briga bastante com a outra irmã, e sua mãe é distante. Gus passa por isso tendo diversos sentimentos, mas é um personagem incrivelmente forte.
Nenhum comentário: