Motivos para ler Loving Reaper: O Amigo Ceifador
Olá, leitores!
Meus dois sentimentos em relação a essa HQ antes de iniciar era que: 1) eu estava muito animada pois envolvia gatinhos; 2) eu estava com medo pois envolve morte. Decidi, então, arriscar a leitura e não me arrependi. Foi algo marcante, que me fez chorar bastante, e tenho aqui alguns motivos que acredito, profundamente, que possa te convencer a considerar ler estas histórias:
VÁRIAS HISTÓRIAS
A primeira surpresa que se pode encontrar na leitura é que você não vai se deparar com a narrativa de apenas um animal, aqui serão várias realidades, e sabe o que é pior nisso? É que todas tem embasamento real. Infelizmente essa não é uma história em que envolve momentos tão felizes. Podemos encontrar uns aqui e ali, mas vemos em destaque principalmente a maldade do ser humano em relação aos animais, o que não se aplica apenas a gatos e cachorros, por serem comuns como animais de estimação. Essa maldade engloba diversos bichinhos, e pode ser personificada pela própria indiferença, às vezes de forma indireta, o que causa tanta destruição quando se for direto.
CONSCIENTIZAÇÃO
O legal é que no final de cada capítulo percebemos que essas histórias, trazem algo que acontece diariamente, mas não são tão reconhecidas como deveriam. Embora isso seja verdade, a autora nos traz dados reais daquilo que representou, seguida de uma forma de ajudar, como link, endereço, ou algum direcionamento. Claro que isso causa reações diferentes nas pessoas, mas o principal intuito é de gerar a conscientização necessária para entendermos que animais sofrem por ações humanas, e é necessário reconhecer isso e mudar.
LINDA E DOLOROSA
Os traços da história em quadrinhos são lindos, também singelos, realçam bem aquilo que quer colocar em ênfase. Mesmo assim, ainda pode carregar traços de uma representação dolorosa, uma antítese que não tira o foco da história. Em certos momentos, segurar as lágrimas se torna impossível. Se você for dono de algum animal, ou simpatize com causas envolvendo bichinhos, essa HQ vai te tornar ainda mais consciente daquilo que já conhece, mas se ainda não tiver tido contato com animais, ou nunca soube que poderia ajuda de alguma forma, as histórias vão cuidar disso, e será tão linda e dolorosa como deve ser.
A MORTE
Como é diferente que esta HQ seja narrada pela figura da Morte. A princípio essa figura me assombrava por pensar que por ela estar ali seria um aspecto que traria ainda mais sofrimento para os animais, mas a forma de inseri-la escolhida pela autora foi bastante assertiva e nos faz refletir ainda mais sobre como cuidamos dos animais no nosso planeta. Pois quão forte é a destruição provocada para que a Morte seja um dos únicos bálsamos necessários para lhe trazer paz?
Nossa, eu nunca tinha visto essa HQ, mas já me emocionei só de ver algumas páginas que você fotografou, Ley. Não sei como ficaria meu coração após a leitura da obra, mas certamente vou querer descobrir.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads
Acho legal livros que fazem a gente pensar! Mas muito triste eu não aguento ler não
ResponderExcluir