resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Um Estudo em Charlotte [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 384 | Autora: Brittany Callavaro | Editora: Rocco | Ano: 2019 | Gênero: Mistério, Young Adult | Tradução: Maryanne Linz | Classificação indicativa: +16

Eu não era uma pessoa extraordinária. Era Jamie Watson, aspirante a escritor, jogador medíocre de rúgbi, dono do diário mais entediante de pelo menos cinco estados.

Um Estudo em Charlotte me chamou atenção porque adoro livros que mencionam Sherlock Holmes. Imaginei ser um livro juvenil com mistério convencional, mas não imaginava que teria temas tão delicados, muito menos sabia sobre os gatilhos. A ficção acompanha Jamie, parente distante de Watson, que narra a história. Ele conhece Charlotte quando começa a estudar no mesmo colégio que ela. E Charlotte é nada mais nada menos que uma descendente do próprio Sherlock Holmes.

Sherlock e Watson tiveram muitas aventuras juntos e a relação entre eles era complicada. Aqui, o livro trabalha na ficção como se fossem reais e os protagonistas possuem características extremamente precisas que fazem ligações diretas com eles. Isso me surpreendeu porque embora eu já tenha lido livros em que os personagens sejam inspirados no famoso detetive da ficção, nunca tinha visto eles como reais, com parentes nos dias atuais e em adolescentes.

E ouso dizer que Charlotte e Jamie se aproximam bastante deles. Também gostei de como a família de ambos possuem rastros da personalidade deles, como ficaram todos esses anos após as aventuras dos dois. E claro que os protagonistas iriam se juntar em algum momento e resolver casos. Mas isso é mais sutil. Ambos começam a ser próximos do mesmo modo que Sherlock e Watson, cheios de brigas, desentendimentos, embora sejam necessários um ao outro e trabalhem bem juntos.

Na escola em que estudam, tudo parece bem inofensivo até eu notar como drogas e outros assuntos eram inseridos aqui e ali e de forma grave, Charlotte mesmo tem alguns episódios que são delicados. O mistério na história inicia logo quando os personagens se conhecem, embora não sejam próximos. E em seguida, as circunstâncias acabam os aproximando, mas ainda com algumas brigas aqui e ali. Eu realmente esperava um mistério adolescente, mas percebi que o livro iria aprofundar mais que isso, especialmente no drama dos protagonistas, e em suas personalidades difíceis de lidar.

De certa forma, o mistério é tão presente na história quanto o drama. A complexidade dos personagens ocupa boa parte das páginas, mas é de extrema importância para o enredo. O caso que eles se ocupam em resolver é também mais pessoal, e não sei falar muita coisa sem começar a cuspir spoiler mesmo sem querer, portanto recomendo ler e descobrir como tudo acontece.

O final me deu uma trégua no quesito tensão. É claro que é apenas o início da relação que os personagens precisarão trabalhar. E apesar de Sherlock e Watson serem apenas amigos, os protagonistas aqui parecem se encaminhar para algo mais, embora se eu acho Jamie difícil, Charlotte é cinco vezes mais complicada, portanto já me conformei que vou mais sofrer do que me conformar nos próximos volumes.

Gostei do desenrolar da história, das descobertas e de como tudo de funde com os personagens. Foi um livro que mexeu comigo e me deu certo medo acerca dos personagens. Mas como não estou tão acostumada com drama, acho que me perdi aqui e ali e achei algumas partes mais dolorosas de absorver. E, mais importante, é necessário entender que há gatilhos de uso de drogas, assassinatos, menção a estupro, assédio, e temas relacionados, envolvendo adolescentes. Ainda quero ler a sequência, mas vou fazer isso com uma certa cautela do que esperar.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

16 comentários:

  1. Oi! Eu também fico sempre interessada em tudo que menciona/se relaciona com Holmes de alguma forma. Fiquei surpresa com a presença de tantos gatilhos nesta obra, eu tinha uma ideia bem diferente da história. Quero muito ler.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em um primeiro momento eu jurava que seria uma história até leve hahaha

      Excluir
  2. Eu li esse livro tem um tempinho e curti até, mas fiquei super chocada com a quantidade de gatilhos que tem nele e eu nem sabia e nunca nem tinha visto alguém comentar
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?
    Não sabia dos gatilhos desse livro, a capa parece tão inocente. Mas confesso que achei meio "conveniente" que ambos os personagens sejam descendentes justamente do Watson e do Sherlock e compartilhem das mesmas características.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tudo proposital, eu estranhei, mas a linhagem inteira é assim mesmo

      Excluir
  4. Oi Leyanne, tudo bom?
    Eu tenho esse livro em kindle e se não fosse sua resenha, não saberia das temáticas e acho que seria uma leitura interessante para mim sim.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou fã de Holmes e tudo que envolve o nome já fico de orelha em pé. Até vi esse livro no catálogo do KU, mas quando vi os comentários negativos, desisti. E pelo visto, foi bom não ter lido, pois iria me decepcionar esperando um mistério e aventura, mas encontrando drama cheio de gatilhos, =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem muito mistério, mas as aventuras são atreladas aos gatilhos :(

      Excluir
  6. Oi, Leyanne. Tudo bem? Parece instigante, né? Que bom que curtiu. Fiquei curioso com a obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. curti sim, espero que um dia conheça :)

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e desde o início da resenha já fiquei alerta, pois parece que não é somente um mistério com base na história de Sherlock Homes. Pela capa nunca esperava temas tão pesados. É importante quando o livro mexe com a gente, que bom que você gostou!

    Até mais 💜
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não kkkkkkk, e caí nele sem saber que tinha gatilhos, imagina minha surpresa kkkkkk

      Excluir
  8. Eu acabei de reler esse livro, porque me decepcionei um pouco na primeira vez por ter criado expectativas. A releitura foi bem melhor. Acho que tive a mesma impressão que você enquanto lia, inclusive teve momentos em que eu fiquei em dúvida quanto à idade dos personagens, mas eles deixam bem claro que tem 16. Alguns temas bem pesados mesmo. Também estou pensando em continuar lendo a série, mas não acho que farei isso em breve. Muito livro na lista pra ler agora. XD

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, não sei se releria hahaha. mas como não criei expectativas, foi bom, só fiquei TRAUMATIZADA

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]