resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 Motivos para ler 1618


Olá, leitores!

Já fazia um tempo que eu não lia alguma obra nacional por diversos motivos que vão desde a falta de tempo por conta do trabalho, como também a tentativa de diminuir a minha pilha de livros que ainda não foram lidos aqui na minha estante. Por isso, fico feliz de ter retornado aos nacionais com uma obra como essa, mais um livro do Cesar Bravo pela DarksideBooks.

CÉSAR BRAVO

Acho que apenas esse nome já é o suficiente para instigar os leitores fãs de uma leitura mais sombria. Cesar Bravo é de longe um dos mais conhecidos autores do gênero aqui no Brasil e a sua fama é muito bem merecida. Já conhecia o autor de obras passadas como VHS e DVD, que me fizeram amar e querer conhecer mais ainda os seus livros.


A morte deixou de ser novidade.


TERROR INTELIGENTE

Se tem algo que eu amo nos livros do autor e que está muito presente aqui em 1618 é que Cesar Bravo tem a maravilhosa habilidade de misturar o assustador, macabro e bizarro com críticas à pessoas, comportamento, crenças e ao lado sombrio da sociedade no geral. Adoro autores que são capazes de fazer isso, pois conseguem deixar o leitor mais imerso na leitura e consequentemente os fazendo questionar certas situações e comportamentos e nos levando a pensar se o verdadeiro horror na trama é sobrenatural ou se é apenas o ser humano em sua face mais assustadora e cruel.



PONTOS DE VISTA

O livro aborda como pessoas de núcleos sociais diferentes reagem a certas situações assustadoras e bizarras, mostrando como as suas diferentes vivências e realidades as afetam de formas distintas, impactando em suas reações diante da situação inesperada. Alguns recorrem ao medo, outros a violência, religião e misticismo, transformando a cidadezinha de Terra Cota em algo assustadoramente real, já que é possível se identificar com determinadas situações. 


(...) eu acho que o povo é meio burro. Será que tem que morrer um monte de gente de novo pra gente acreditar que a morte existe?


NARRATIVA

Ao meu ver, as obras de Cesar Bravo lembram muito algo no estilo Clive Barker (principalmente nos livros VHS e DVD, já que tem um terror gore com momentos bem trash e rompantes de humor em meio à situações bizarras), com um toque de Peter Straub devido a escrita complexa porém de compreensão fácil junto de personagens bem desenvolvidos e uma pitada de Stephen King ao colocar personagens estranhos e comuns em meio à situações bizarras e assustadoras. Porém ao mesmo tempo que vejo tais influências claramente em sua escrita, Cesar Bravo consegue ser maravilhosamente único, tendo algo que é apenas seu na sua narrativa que o coloca no mesmo patamar de grandes nomes do terror e do horror. Na obra, uma anomalia tecnológica expõe o segredo de figuras conhecidas da cidade de Terra Cota. A forma como cada um dos personagens reage a situação, com reações que passeiam da sobrenatural até a religiosa e científica etc é muito bem escrito já que cada grupo reage de uma forma extrema e distinta.


Algumas cidades se saem melhor erguendo muros do que construindo pontes.


HORROR

Como disse no tópico anterior, Cesar Bravo é único em sua narrativa. Aqui em 1618, muito do que vemos em outras obras do autor está presente. Suas descrições mais gore, um humor repleto de sarcasmo, vísceras, personagens comuns em situações extremas e claro, muito horror misturado a tensão. É algo que me lembra muito aos estilos de filme dos anos 80 devido ao humor em meio a situações assustadoras, porém em sua versão um pouco mais explícita no gore, com críticas sociais e momentos aterrorizantes.


___
Você gosta de obras de terror? Qual é a sua favorita? Já leu algo do Cesar Bravo?



ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

12 comentários:

  1. O livro é lindo de mais. Não conhecia esse autor brasileiro
    As vezes não tem como não ficar do lado do assassino e isso buga a cabeça do leitor, né!
    Eu amo O king, então acho que irei gostar dos livros desse autor tbm.
    Por ser da Darkside até entendo o preço do livro, a qualidade é ótima.
    Leio Terror. Meu favorito é IT A Coisa e não conhecia o autor.

    Até mais!
    https://relatosdalih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh, espero que goste desse entãoo, acho que tem muita coisa interessante

      Excluir
  2. Oi
    não conhecia o autor, até porque esse não é muito um gênero que leio, mas que bom que gostou desse livro e que o autor consegue prender o leitor na história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada desse autor, mas fiquei bastante curiosa, já o coloquei na minha lista!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  4. E o livro é lindo, já convencida de ler ele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um autor com um estilo bem próprio. Adorei a resenha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Estou de olho nessa edição tem um bom tempo. E adorei conhecer mais um pouco a respeito da obra. São motivos mais do que convincentes para dar uma chance à leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]