resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Trilogia Sonhador: O Chamado do Falcão [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 476 | Autora: Maggie Stiefvater | Editora: Verus | Ano: 2021 | Gênero: Young Adult, Fantasia | Tradução: | Classificação indicativa: +16

Esta resenha possui spoilers de A Saga dos Corvos.

Leia também:

Você é feito de sonhos e esse mundo não é para você.

A Trilogia do Sonhador são livros derivados de A Saga dos Corvos, e acompanha os irmãos Lynch. Ronan sempre teve um destaque maior na saga principal do que seus irmãos, mas a família é tão estranhamente interessante, que não me faltou curiosidade em conferir um livro sobre não somente o Ronan, meu personagem favorito, como também de seus irmãos, uma ótima chance para desenvolver melhor o relacionamento entre eles e destrinchar todos os segredos que iniciou-se com o pai Niall Lynch.

Se Ronan já tinha chamado sua atenção em algum momento durante os outros livros, definitivamente essa será uma leitura muito boa para ficar mais perto do personagem. Recomendo a leitura desde já para quem já leu A Saga dos Corvos, porque há um enredo contado após os acontecimentos da saga, portanto há um desenvolvimento anterior a se considerar, acontecimentos que fizeram os personagens serem quem são aqui, além de evidenciar spoilers do desfecho da saga.

Nesta resenha mesmo não tenho como segurar os spoilers da saga, porque um dos pontos chaves da história faz parte de plots importantes da história anterior. Ou seja, leia A Saga dos Corvos antes desse. Dito isso, já posso comentar com tranquilidade que lidaremos com sonhadores aqui no sentido mais literal da palavra.

Essa é uma das excentricidades sobre a família Lynch que estava ansiosa para saber mais. A natureza dos poderes de Niall e Ronan não são revelados, o que iremos conhecer são as relações entre pai e filhos, e segredos que Niall deixou, causando um grande abalo na família e na relação entre irmãos. A história em si não dá para resumir de forma sucinta, porque os detalhes e desenvolvimento são graduais, com grande parte do entendimento sendo feito quando já estamos no final.


Os irmãos Lynch, os órfãos Lynch. Todos tinham sido feitos por sonhos, de uma forma ou de outra. Eram lindos pra diabo, até o último deles.

Com o tema central em torno dos sonhadores, podemos identificar novas ameaças, de certo modo mais sério, e muito mais mistério envolvido. Apesar disso, aqueles não sonhadores, mas perto de quem são, também são envolvidos, como Declan e Matthew. A autora acertou em cheio desenvolvendo melhor o personagem Declan, porque além de conhecermos melhor suas motivações, seus dilemas com os problemas da família são complexos, mas não menos intrigantes. Ele é um personagem que após conhecê-lo mais, passei a ficar mais ansiosa para ler sua linha de narrativa.

Matthew não narra em nenhum capítulo, mas durante o livro alguns pontos são mais esclarecidos sobre ele, e até fiquei apreensiva sobre alguns segredos em relação ao personagem. É bom rever todos eles e ler sobre suas histórias, inclusive sobre a relação de Adam e Ronan, são migalhas que aceitei de bom grado, mesmo que tenham sido permeadas de aflição.

Novos personagens também se fazem presentes e, para mim, as melhores adições foram Hennessy e Jordan, tão complexas, cheias de mistério e importantes nessa trama. Elas tem suas vidas entrelaçadas com os irmãos Lynch de algum modo, ficando bem empolgante de acompanhar.

Todo mundo pensa que seu mundo é o único que existe.

Quanto ao enredo, fico pensando em como descrever melhor a história, mas seria complicado demais e eu daria voltas e mais voltas. O mistério fica mais claro perto do fim, então é bem melhor conferir por si mesmo. A leitura tem a estranheza costumeira dos livros da autora, sendo mais adulto e sombrio. Rever os personagens que mais gosto foi incrível, acompanhar suas encrencas é o que gosto de fazer, assim como pensar em suas resoluções. E, acima de tudo, a trama familiar foi bastante envolvente, com casais arrebatadores. O romance não é nada meloso, mas a escrita é tão gostosa que fiquei apaixonada por eles mesmo estando apenas lendo.

A história também faz referências à arte, um assunto que a autora já mostrou interesse em suas redes sociais (inclusive adoro uma pintura que ela fez do Declan), e algumas obras são mencionadas aqui. Constantemente pesquisei seus títulos para visualizar melhor, algo que recomendo.

O primeiro volume da trilogia entrega muito material instigante, personagens marcantes e muitas perguntas sem respostas. É só então quando ler o segundo volume que terei uma melhor perspectiva de alguns personagens, algo que espero ansiosamente. Se você curtiu outras obras da autora, essa tem um potencial enorme para ser uma ótima leitura, especialmente se seus favoritos forem A Saga dos Corvos.

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON: 

4 comentários:

  1. Oi! A saga dos corvos é uma das minhas séries preferidas e fiquei feliz de ter mais desse universo nessa nova série. Ansiosa para conferir.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu tenho muita vontade de ler a A Saga dos Corvos, mas ainda não decidi se vai ser no formato físico ou e-book, e que legal que a autora lançou uma outra trilogia derivada os fãs ficam felizes com isso e que bom que gostou desse primeiro volume.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne! Como vai? Particularmente gosto bastante da SAGA DOS CORVOS. Este aí parece ser excelente, né? Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Se não muito me engano, li suas resenhas de A Saga dos Corvos e gostei bastante. Que bom que gostou desse pós também. Eu não li nenhum da saga anterior, então teria que "começar do começo" para poder me aventurar nessa, mas valeu a dica.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]