resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Forward


Olá, leitores!

Páginas: 304 | Editora: Intrínseca | Autores: Blake Crouch, N. K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay, Andy Weir | Ano: 2021 | Gênero: Ficção científica | Tradução: Braulio Tavares | Classificação indicativa: +14

Forward é um livro de contos escritos por vários autores e organizados por Blake Crouch. Ele, também autor de Recursão e Matéria Escura, escreve o primeiro conto da obra. Sua ideia era reunir histórias sobre a ascensão tecnológica e expor resultados bons e ruins dessas inovações. Ao abrir portas para novas tecnologias, há também a parte ruim disso, então como poderiam prever? Nas histórias relatadas, estão algumas situações, em vários âmbitos, em que a tecnologia estaria presente e seus resultados. Os contos são:


Summer Frost, de Blake Crouch
Explora a complexidade de uma inteligência artificial e até onde ela iria. O conto inica como uma criação em um jogo tendo adquirido consciência, e o controle que terão sobre isso. A personagem que lidará com o assunto acaba envolvida com esse trabalho, enquanto sua vida pessoal fica em segundo plano. Esse foi um dos melhores contos para mim, tanto pelo envolvimento entre a tecnologia com o ser humano, como a cogitação dos possíveis resultados para enfim chegarmos ao final.

Pele de emergência, de N. K. Jemisin
A escrita deste conto é um tanto peculiar, mas é também o que o deixou atrativo. Nele, seres de outros planetas preparam um indivíduo para viajar até a Terra e coletar materiais. A narração e todo o avanço deste conto é por conta da consciência que está dentro da mente do personagem. O desenvolvimento desta história é formada por questionamentos e choque cultural. Assim, ela se desenvolve de forma magnífica.

Arca, de Veronica Roth
Falta pouco tempo para que a Terra tenha seu fim e os personagens aqui estão coletando os últimos materiais biológicos para enfim partir. A tecnologia é mais avançada, dando a entender colonização e uma preparação adequada. A protagonista trabalha nessa catalogação, e a história tem como foco o avanço biológico. Esse foi um conto mais parado, que gostei pela mensagem final, mas não houve acontecimentos impactantes.

Você chegou ao seu destino, de Amor Towles
A ideia deste conto é boa, desenvolvendo uma situação com engenharia genética. O personagem está prestes a conhecer três opções de vida que seu futuro filho poderá ter, e cabe a ele fazer esta escolha. O incrível é que as opções, que foram escolhidas pela sua esposa, são incrívelmente precisas, e contém altos e baixos como em qualquer vida. Mas ao dar uma olhada nas possíveis vidas para seu filho, nem tudo nelas é agradável. Portanto seria preferível espiar o que irá acontecer, tirando o elemento surpresa, ou dar achance de seu filho fazer suas próprias escolhas?

A Última Conversa, de Paul Tremblay
Um homem acorda em um quarto escuro, sem lembrar de nada, e precisa obedecer a médica que está do outro lado da parede. Ele sabe que tem que obedecer, e a médica tem informações sobre ele que nem mesmo ele tem. O início desde conto é confuso, e realmente entendi o que estava acontecendo no final, mas chegando lá ainda senti a necessidade de voltar algumas páginas para entender melhor a situação. O melhor dele é a surpresa final e refletir sobre o futuro do mesmo.

Randomizando, de Andy Weir
Tendo programação como destaque, esse conto explora probabilidades e tem um avanço fluido. Foi um caso de eu torcer pelos personagens e ler rapidamente para saber o que iria dar. Também é um dos únicos contos em que a Terra está mais próximo do que é hoje, tendo avanços tecnológico graduais, sem tantas mudanças drásticas.


Por fim, os contos começaram bem e gostei de alguns mais do que outros. Os autores construíram bem suas narrativas sobre o tema proposto e o melhor de tudo é que são várias histórias, portanto a ideia do Blake foi bem ampliada. O livro é super rápido de ler, e relativamente pequeno. A edição também é caprichada. Para quem também curtiu Matéria Escura ou Recursão e gosta de narrativas de ficção científica com questionamentos relevantes, recomendo bastante a leitura de Forward.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

9 comentários:

  1. O único que não curti muito foi o do Amor, mas os outros eu adorei! O meu favorito é o do Blake.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu me surpreendi muito com essa leitura! O do Blake e da Jemisin foram meus favoritos; eu amo scifi que faz a gente questionar e que traz uma baita construção de universo - e isso em contos, né!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da premissa desse livro, especialmente por serem contos, o que torna a leitura mais rapidinha. Tenho Recursão aqui, mas ainda não li também. Então sou curiosa para conferir a escrita do autor. aliás, o único que conheço dessa lista é Andy Weir, que tem uma escrita fluida, mas não curti a experiência com os livros dele não. A edição desse livro é muito bonita, mas achei o valor dele um tanto salgado.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    Já não sou muito amiga de contos e com a temática de ficção científica, não é mesmo minha praia!
    Tanto que nem conhecia a obra, mas achei a capa bonita!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne! Como vai? Parece ser muito bom este livro. Fiquei interessado em lê-lo o quanto antes. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu recebi esse livro no clube Intrínsecos e até agora não criei coragem de ler. Por ser de um gênero que foge bastante da minha zona de conforto, fico protelando a leitura. Mas como tem autores ai que tenho bastante vontade de conhecer a escrita, vou tentar encaixar ele na fila de leituras hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não tinha lido nada sobre e curti a proposta da antologia. Gosto muito dessa discussão e as pulguinhas que joga na orelha hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não conhecia o livro, mas leria só por ter Blake envolvido. O bom de ler contos assim é que podemos conhecer a escrita de outros autores e por aí ter uma ideia de suas obras. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Leyanne.
    Eu não conhecia o livro, mas achei a temática muito interessante. Faz tempo que não leio nada com essa pegada de ficção científica. Vou deixar sua dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]