resenhas

[Resenhas][slideshow]

Dicas: Como e por quais obras começar a ler livros clássicos


Olá Leitores!

Há diversos livros contemporâneos para ler, porém também adoro ler livros clássicos. Adquiri esse hábito desde cedo e agradeço muito minha mãe por isso. Compreendo que nem todo mundo gosta desse tipo de leitura, mas para aqueles que curtem e/ou não sabem por onde começar, vou dar algumas indicações que podem ajudar nisso.

Como bem sabemos, para gostarmos de um livro, ele precisa ser dentro do gênero literário que estamos acostumados. Ler um livro clássico requer uma concentração maior, por se tratar de uma obra mais densa e com conceitos e palavras que não somos acostumados.

Também pode ser considerado uma viagem a tempos mais antigos e gosto de pensar assim. Não adianta pegar qualquer livro para ler, desse modo você talvez vá desgostar da leitura ao invés de apreciar.

Vou indicar alguns livros de alguns gêneros literários e que talvez você goste:

INVESTIGATIVO:
Todas as obras de Sir Arthut Connan Doyle e algumas do Edgar Allan Poe. Connan Doyle é autor de Sherlock Holmes e ele tem uma escrita perfeita para quem gosta do gênero. Edgar Allan Poe possui 3 contos sobre o detetive Dupin que se assemelha bastante as técnicas investigativas de Sherlock.

ROMÂNTICO:
Orgulho e Preconceito está no topo por ser um romance fácil e rápido de ler. Também recomendo O Morro dos Ventos Uivantes como uma segunda opção.

DIVERTIDO E CHEIO DE APRENDIZAGEM:
Recomendo duas obras que são sequência uma da outra: Poliana e Poliana Moça. Ambas são da mesma autora e possuem histórias interligadas. Li quando era criança e creio que foi o primeiro clássico que me aventurei. Recomendo para qualquer idade e para quem adora histórias que nos  emocionam.

FANTÁSTICA:
Alice No País das Maravilhas talvez seja a obra de fantasia clássica mais fácil e divertida de ler. Ele tem uma criança como protagonista e vários devaneios da mesma. Possui uma vasta imensidão de elementos fantásticos. Talvez você já conheça a história de algum lugar, porém ler os livros é uma oportunidade maravilhosa.

TERROR:
Lovecraft e Edgar Allan Poe são os líderes da minha indicação quando se trata de terror. Ambos são autores de contos, que são rápidos para ler e facilita o ingresso da leitura. Edgar Allan Poe possui um estilo de escrita mais melancólico, o que eu particularmente adoro. Quanto a Lovecraft, ele escreve com mais rudeza e prefere um tipo de horror mais sobrenatural. Ambos são ótimos e cabe você escolher qual ler primeiro... Ou ler ambos.

Gostaram das indicações? Já leu algum clássico ou os que citei?

8 comentários:

  1. Oi Leyanne,

    Não sou muito de ler clássicos, mas admiro quem gosta e lê frenquentemente.
    De vez em quando pego uns, mas não são todos que me fisgam.

    Bjs,

    Bom fim de semana!
    Jéh Diário dos Livros
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu penso que não leio muitos clássicos, mas vendo suas dicas percebi que li sim. Doyle eu li todos e amo muito O Morro dos ventos Uivantes e Alice. Suas dicas estão excelentes.
    Boa semana. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne.
    Gosto de pensar que já li alguns clássicos, mas ao passar os olhos pelas suas recomendações percebi que talvez não tenha lido assim tantos clássicos como gostaria...
    Neste momento estou a ler "Anna Karénina", um clássico da literatura da autoria de Lev Tolstoi e estou a adorar!
    Beijos
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
  4. Quando se trata de clássicos, Conan Doyle fica no começo da fila! S2
    Amo as aventuras de Sherlock Holmes e me imagino entrando nos livros para ajudar a desvendar os crimes que ele se propõe a resolver com o Dr. Watson...
    Os clássicos de romance não caíram muito nas minhas graças, mas sou doida para ler Lovecraft.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi Ley!
    O primeiro livro classico que li foi Sonhos de uma Noite de Verao e me divertir pacas. Sempre gostei das peças de shakespeare. O cara era bom. Mas me diverti muito lendo Memorias de Sargento de Milicia.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leyanne como vai? Que indicação bacana essa de sugerir aos leitores que comecem a ler mais clássicos. Eu particularmente adoro lê-los, esse hábito veio dos tempos da escola, que, mesmo sendo "obrigado" a ler aqueles livros que na época eu os achava chatos, atualmente sempre me vejo lendo clássicos entre uma leitura contemporânea. Destes da sua lista eu já li todos eles, e se tivesse que rankear os meus favoritos, começaria com Lovecraft e depois Conan Doyle e para fechar o pódio fico com a Emily Bronté com o "Morro dos Ventos Uivantes". Adorei o seu post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Hey Leyanne! Tudo bem?
    Dos que vc citou só li Conan Doyle, que foi Um Estudo em Vermelho. Em literatura fantástica eu indicaria também Frankenstein, eu gostei bastante.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros clássicos, são histórias que mesmo que a gente não conheça a fundo, já ouvimos falar e poder explorar mais sobre elas, é algo incrivel. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

3 motivos para ler

[3 motivos][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

lidos do mês

[lidos do mês][grids]