POR DENTRO DO ANÁLISE: O chamado do herói

9 de agosto de 2019


Olá cinéfilos!

Esta é a parte dois de uma nova série, que se trata do que eu procuro ver quando faço uma analise (livro, filme ou série). Hoje, vamos falar sobre a conclusão do primeiro arco, o  chamado do herói!


Antes de passar pra parte que importa de verdade pra análise do chamado do herói, precisamos entender o conceito de subversão, pois será muito importante pra muitos estágios daqui pra frente! 

Se você der uma olhada no Google, uma das respostas que vai achar será de "transformação ou destruição da ordem estabelecida".

Quando você começa a jornada pela introdução, e estabeleceu uma empatia pelo seu herói pra com o leitor, o próximo estágio será do seu chamado.

Geralmente é algo que ele nem percebe que poderia fazer, Bilbo em o Hobbit não imaginava que poderia ser um ladrão, mas Gandalf em pessoa foi convidá-lo para participar da trupe dos anões.

O que nos leva para o próxima parte, a recusa! É neste momento que descobrimos quem realmente é o personagem.

Isto, porque na maioria das vezes ele não aceitará o chamado prontamente, e o motivo da recusa, é muitas das vezes o maior defeito do nosso herói, aquele defeito que sem querer, o leitor se associa com o personagem.

Luke Skywalker não aceita a responsabilidade de ir com o Obi-wan Kenobi salvar a princesa Léia. Ele é só um garoto desacreditado e comum do campo.

O herói precisa de um "empurrão" como descobrir que seu pai era um cavaleiro Jedi, e principalmente o fato de seus tios serem assassinados lhe traz um sentimento de não ter mais nada que o prenda para embarcar naquela aventura.

 

Existem casos onde o autor decide subverter essa aproximação com o leitor, e decide empurrar isto mais para frente. Trata-se de uma jogada perigosa, mas que acontece frequentemente.

Em Jogos Vorazes, é sugerido para Katniss Everdeen pra que ela seja uma tributo? Não, é imposto a ela!

A irmã mais jovem, sem nenhuma perspectiva de vida após a seleção, está em perigo. A única coisa que ela pensa é em salvar a Primrose daquele destino, se lançando em uma aventura.

 

E assim é fechado o primeiro arco de nossa história. É quando conhecemos nosso personagem principal, suas virtudes e defeitos, sua realidade e sua aventura.

E partindo do momento em que ele embarca em uma nova jornada, ele enfrentará diversos desafios dentre estes, o treinamento que será a terceira parte de nossa série da jornada do herói!

Mas antes, precisamos conhecer seus aliados e seus antagonistas, para dar um rumo verdadeiro para onde a história irá!

Já sabia o que é o chamado do herói? Conhece alguma história de subversão do chamado?

Deixa aqui nos comentários! Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.