resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Sob A Capa Vermelha


Páginas: 362 |Editora: Galera |Autora: Mariana Vitória |Ano: 2018

Olá Leitores!

Sob A Capa Vermelha sem dúvidas foi uma das melhores fantasias nacionais que já li. É um livro que foi publicado recentemente, porém já tem um grande público de fãs. Pelo nome e pela imagem da capa, é impossível não imaginar que o livro se trata de uma releitura da Chapeuzinho Vermelho. Há alguns detalhes que remetem à esse clássico dos contos de fadas, como algumas características da protagonista. Mas a autora vai além de detalhes, ela mescla alguns elementos da história da Chapeuzinho e insere de maneira natural e assertiva no mundo que criou.

"Eu tenho sangue de lobo, milady; a ignorância para mim seria um presente bem-vindo."
O livro narra a história de Norina, ela vive em um reino onde sua existência não é tolerada por ser um pouco diferente. Sua natureza tende a ser primitiva, ela possui alguns dons que o restante da população não tem e por isso ela e todos iguais a ela são destinados à fogueira. Norina é uma órfã e vive em extrema pobreza com sua mãe adotiva. Por conta de sua condição, ela não pode sair da cabana em que vive por medo de ser reconhecida e consequentemente morta.

"Ela era uma criatura selvagem e primitiva num mundo construído com perfeição - uma praga entre os espécimes perfeitos da natureza."
O reino relatado é governado por uma rainha absoluta que está no poder a cerca de mil anos. Não há nada mais verdadeiro que sua palavra e seus decretos são ordens. É por causa da tal rainha que Norina e seu povo, os Indomados, são levados à fogueira e mortos.

"Saa, são verdade, todos os rumores. É verdade quando me dizem que sou uma besta e um monstro, uma criatura Indomada e perigosa. É por isso que me resigno ao ser chamada dos mais diversos nomes, é por isso que não levanto a voz para retrucar."
Devido a um infeliz infortúnio, a mãe adotiva de Norina é levada pelos soldados da rainha e ela é sujeita à servir aos planos de domínio da rainha. Norina sai pela primeira vez de sua casa e vive uma aventura como nunca. É inevitável imaginar que essa aventura resultará em algum romance ou a sua própria felicidade, mas o livro toma um rumo completamente diferente das fantasias convencionais.

"O fogo ardia baixo, os estalos ecoando pela grandiosa sala, e o calor aquecia sua pele clara, lembrando-a que o fogo nem sempre era agradável com aqueles de sua espécie."
Norina de fato segue uma aventura cheia de altos e baixos, mas seu coração está com sua mãe e somente com ela. Somos levados ao mundo construído por Mariana Vitória e deixo em enfase que você relutará em  querer sair dele. Ao longo da aventura da protagonista, conhecemos mais sobre sua natureza e sobre os demais personagens que são Indomada como Norina. O universo é bem construído e possui uma linguagem própria, e por isso o livro tem um glossário para nos guiar em expressões e palavras novas que são citadas no decorrer da história.

"Por que temer a morte? Tenha medo de viver, criança. Isso sim é difícil."
A autora aborda também outros temas essenciais para uma boa fantasia, como o LGBT, a mulher como rainha regente (o que não é convencional), uma plebeia como protagonista, reviravoltas inimagináveis. Você provavelmente já deve ter se deparado com alguns desses tópicos em alguns livros, mas Mariana Vitória aborda todos eles e de forma extraordinária. Quando iniciamos a leitura,  temos uma impressão sobre o livro, já no decorrer, essa impressão é modificada, e a trama faz com que fiquemos cada vez mais embasbacados com o rumo em que a história é desenvolvida. A leveza com que a história foi escrita nos faz ansiar por mais e é isso o que eu espero.


7 comentários:

  1. Olá, adorei o blog 👏👏👏 Já quero ler o livro "Sob a capa vermelha" Sou fascinada por fantasia ✨ Seguindo vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente feliz que tenha gostado, espero que continue acompanhando o blog ❤️

      Excluir
  2. Poderiam me dizer a faixa etaria desse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recomendo para +14. (Pode conter morte e violência)

      Excluir
  3. Oie,boa noite,vc poderia me dizer a classificação de idade para esse livro?

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o livro bem ruim na verdade, até o meio eu estava intrigada com a estória, mas do meio pro final foi só ladeira a baixo. Fiquei com raiva do núcleo LGBT porque a resolução dele é tão besta que por mim era melhor que não tivesse nada, as paginas que foram usadas pra essa narrativa poderiam ter sido colocadas no final do livro onde precisava de mais detalhes e não tiveram.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]