O Rastro da Alma

25 de fevereiro de 2019


Páginas: 184 |Editora: Nova Paris |Autor: Alexandre Apolca |Ano: 2018

Olá Leitores!

Esse é um livro do qual você entra ileso e é impossível terminar sem sofrer com ele. É uma ficção nacional que me fez devorá-lo em pouquíssimo tempo. Alexandre Apolca escreve de forma rápida e desenvolve os fatos incrivelmente bem, o que facilita para que o leitor se sinta confortável ao ler.

Clarice, uma jovem de aproximadamente 20 anos, acorda em uma caçamba de lixo em 2040. Ela não se lembra de absolutamente nada e por isso vaga pelas ruas de São Paulo tentando entender o que aconteceu. Acontece que ela se depara com Elvis por puro acaso ou não, que a acolhe em sua casa de forma protetora sem pedir explicações sobre sua condição.

"Flocos de neve caíam sobre São Paulo. Era noite em que ratos morriam de hipotermia, rios se congelavam e aviões não decolavam. Em um beco escuro, no centro da cidade, dentro de uma caçamba de lixo, uma jovem garota tremia dos pés à cabeça."
Ela passa muito tempo sendo acolhida por Elvis e toma um choque ao perceber que o mundo não é como pensava. A população diminuiu drasticamente, há guerras por todos os lugares, toque de recolher, e a suástica do nazismo presente em alguns pontos da cidade. O caos reina em São Paulo e Clarice é apenas uma garota com amnésia naquela imensidão de problemas.

Mesmo com o mundo em caos, Clarice se sente sortuda por ter Elvis consigo e ao longo do tempo ela passa cada vez mais tempo pensando em seu protetor. Durante o início, dá a entender que irá surgir algum romance entre os dois. Mas você tem que ter em mente que esse é um livro cheio de surpresas. Até as 50 primeiras páginas, se tem um a impressão de que tudo está resolvido, quando a vida de Clarice dá uma terrível guinada.

"Viva enquanto está viva, porque depois de morta só verá os outros viverem. Daqui não se leva nada, nem o próprio corpo."
A partir daí, o autor explora muito os resultados de um mundo destruído em um humano, Clarice sofre como nunca e cheguei a pensar que não aguentaria mais ler algumas páginas. Esse é um livro extremamente forte, com conteúdos pesadíssimos. Também há muito mistério envolvido, ao longo do enredo, desenvolvi diversas teorias, tentando achar algumas explicações para entender algumas cenas. O livro trás um grande ensinamento, que é as consequências de um governo cheio de escolhas ruins. O Rastro da Alma é  um livro essencial para quem adora uma boa ficção e reviravoltas mirabolantes.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.