resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 fobias e manias estranhas d'O livro das fobias e manias


Olá, leitores!

Todos nós temos algo que não gostamos, que nos causa medo ou que no mínimo nos deixa bastante incomodados e arrepiados. Algumas dessas coisas chegam ao ponto de causar um pânico real e são capazes de nos deixar realmente perturbados. Porém, em alguns casos, não é incomum que tais causas de tanto pavor sejam extremamente bizarras e estranhas.

Foi o que pensei enquanto lia O Livro das Fobias e Manias. Perceber como algumas coisas extremamente simples — ao menos para mim — poderiam ser capazes de deixar algumas pessoas apavoradas me surpreendeu mais do que imaginei. Pensando nisso, trouxe algumas das fobias e manias mais estranhas (para mim) que encontrei durante a minha leitura. Vale dizer que quando digo "estranha", quero dizer incomum e diferente do que se imaginaria de uma fobia.

ABULOMANIA


É realmente estranho colocar a incerteza aqui na lista como um medo tão grande que chega a se tornar uma fobia mas é o que a abulomania é. Um estado emocional tão forte que mesmo com diversas opções de escolha, a pessoa fica paralizada e incapaz de tomar uma decisão.

AIBOFOBIA


Você sabe o que é um palíndromo? Aqui temos o medo excessivo deles. Palíndromo são aquelas frases ou palavras que podem ser lidas da mesma forma, mesmo que de trás pra frente, já que permanecem apresentando a mesma grafia. Alguns exemplos são: "Após a sopa.", "Arara", "Ame o poema.", "Reviver" ou até mesmo o nome da fobia em si, "Aibofobia".

BIBLIOMANIA


Acredito que essa mania é a de muitos leitores daqui do blog. Alguém que acumula muitos livros, colecionando, coletando e comprando, muitas vezes chegando a acumular mais do que pode ler e de forma que isso pode acabar afetando a sua vida social (em alguns casos). 
Admito que aqui eu me identifiquei mais do que gostaria.


FOBIA DE BOTÕES


Isso mesmo. Fobia daquele pequeno objeto de (geralmente) plástico redondo, responsável por fechar nossas camisas e calças. A pessoa com essa fobia geralmente sente asco ou pavor do objeto e isso em diversos casos está relacionado a algum evento passado, como uma mãe que era costureira e brigava muito com medo da criança engolir um botão ou uma ida traumática ao dentista onde ficou observando os botões do jaleco do profissional, o que posteriormente traria lembranças similares a dentes pendurados por fios. 
Um exemplo bem famoso de alguém com fobia de botões era Steve Jobs, conhecido por usar com frequência suéters de gola alta e não camisas.

TRISCAIDECAFOBIA


Medo irracional do número 13. Sabe-se que geralmente em diversas culturas o número treze é ligado ao misticismo ou sobrenatural. Alguns hoteis e prédios costumam "pular" o número 13 na numeração de seus quartos ou andares, indo direto do 12 para o 14. Há companhias aéreas que pulam a fileira 13 de cadeiras e, sabemos bem que sexta-feira 13 é dia de evitar investimentos e transações para não correr risco de algum azar, inclusive, esse último virou uma famosa franquia de filmes de terror slasher com o Jason Voorhees.

EROTOMANIA


Essa mania eu já acho mais assustadora do que bizarra. Quando uma pessoa acredita que outra (geralmente a outra possui uma classe social mais elevada que a dela) está apaixonada por ela. Também é conhecida como Síndrome de Clérambault e quem sofre disso, vive em um mundo criado por si mesmo onde acredita cegamente que está sendo amado secretamente por outro, chegando a encontrar "mensagens de seu desejo" onde quer que olhe.

__
É assustador e ao mesmo tempo incrível pensar que a mente humana possui tantas peculiaridades. Fiquei bem surpresa e até mesmo maravilhada por conhecer tanto sobre esse assunto, já que o pouco que conhecia de fobias e manias era o que lia esporadicamente em algum livro.

Acredito que vale mencionar algumas outras fobias que achei bem peculiares, como Beatlemania (Obsessão pelos Beatles), Egomania (si mesmo), Fobia de pipoca, Hipopotomonstroesquipedaliofobia (palavras longas), Osmofobia (cheiros), Pantofobia (tudo), Presentemania (generosidade excessiva e compulsória), Tetrafobia (número 4) e Tulipamania (tulipas) foram fobias e manias que me deixaram admirada ao ler sobre.

Nenhum comentário:

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]