resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Signo dos Seis


Olá, leitores!

Páginas: 320 | Autor: Alysson Steimacher | Ano: 2022 | Gênero: Ficção policial, mistério | Classificação indicativa: +16

As primeiras impressões que tive sobre esse livro foram confusas, tendo muitos personagens, me tirando o foco de personagens, e assim traçando um lindo caminho para me fazer de trouxa. A história se passa em Brumar, uma cidade fictícia com muita similaridade com São Luís-MA. É proposital, algo escolhido pelo autor, que senti que foi muito bem vindo.

A história tem muitos personagens, mas depois de algumas narrações, uma trama começa a tomar forma. A narrativa acontece em 2010, com tudo bem específico da época. Passado algumas semanas depois da trágica morte de um garotinho chamado Marcelo, não se sabe quem são os culpados, sobretudo pela morte não ter sequer um motivo, e a cena do crime parecer um ritual macabro.

O garoto era sobrinho do investigador Heitor, um dos protagonistas, o que tornou tudo mais pessoal. Também como protagonista está Andrei, um inspetor, que almeja uma carreira política e preza pela boa imagem. Ambos são bem diferentes, confesso que fiquei bem cética quanto à relação de trabalho deles, mas segui confiante na história. Acontece que eles são personagens complexos, difíceis de lidar, mas com objetivos que se concentram em um único ponto. A jornada ao longo das páginas é árdua, tudo se estreita, tornando mais pessoal, portanto a vida social e pessoal se torna cada vez mais conturbada.

Isso complica com a gravidade de cada situação que se apresenta. O assassinato de Marcelo não parece ser isolado. Logo mais vítimas surgem, assim como perguntas. Seria apenas um assassino? Os crimes estão conectados? Onde está a relação?

Acredito firmemente que minha confusão inicial com muitos narradores serviu para confundir minha atenção e deslocar o foco. Enquanto estava tentando checar quem era quem, os personagens tinham narrativas casuais, que não aparentavam nada demais, muitas vezes eram focados em dramas comuns, mas tensos. Nisso, também surgia uma espécie de medo sobre quem eles eram. Logo, meu foco foi desvendar se um desses pontos de vista seriam do assassino.

Não consegui ter nada concreto até quase o final da história, e olha que tentei. Gostei do ar de mistério, com drama pertinente na história. Se tratando dos protagonistas, em especial. Eles têm dilemas bem densos, o que dá uma aparência de personagens emocionalmente abalados e traumatizados. Não é uma leitura com momentos felizes. Fala sobre traumas, passado, e muitos segredos. O impressionante da história é chegar ao conectivo que une a resposta para a questão principal da narrativa. O que, infelizmente, deixa a história mais triste.

Achei essa uma história muito bem elaborada. Enquanto estava nas primeiras páginas, pensei comigo mesma em como, para a construção desse enredo, foi necessário uma pesquisa aprofundada sobre vários assuntos. O livro reúne uma bateria de informações, que são cruzadas, dando um significado que faz total sentido, embora não seja o mais feliz no fim das contas (me bate um nervoso quando lembro no resultado de tudo). A história ainda tem traços melancólicos que aprecio bastante. Os protagonistas são reais, pude imediatamente compreender a vida de cada um, e no final, só torcia pela esperança de ver mais histórias deles juntos.

O livro foi lançado em outubro, em Imperatriz-Maranhão (minha cidade). É o segundo romance que leio do autor, e fico imensamente feliz por isso. Também adicionei uma foto do lançamento, que ocorreu no Salimp de 2022 e decidi registrar:



O livro está disponível na amazon e no kindleunlimited.

4 comentários:

  1. Oi Leyanne,
    É o gênero de história que eu gosto, apesar de o fato de ser melancólico me desanima um pouco. Sou meio sensível para essas coisas, mas não descarto a possibilidade de ler. Assim que li o título pensei no romance do Doyle, 'O Signo dos Quatro', mas pela sua resenha não parece ser mais do que uma coincidência.

    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu gosto de mistério, isso sempre me deixa empolgada para ler o livro. Eu não conhecia este autor e nem o livro, mas deixo a dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Que bom que você gostou da obra!

    Eu não costumo ler livros policiais, faz tempo que não leio um. Achei muito interessante isso de ter vários narradores e isso por consequência te levar a pensar se será se algum deles é o assassino da trama. Muito bom, eu ia ficar muito curiosa haha
    Espero ter a oportunidade de ler.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    Amo livros que girem em torno de investigações, e esse me pareceu muito bom - ainda que comece meio confuso. Adoro quando os finais costuram tudo direitinho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]