resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Disque T para titias


Olá, leitores!

Páginas: 352 | Autora: Jesse Q. Sutanto | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Romance | Tradução: Luciana Dias e Maria Carmelita Dias | Classificação indicativa: +16

Comédia romântica pode definir esse livro de maneira geral, mas a gente pode encontrar pitadas de outros gêneros nele que faz a vontade de continuar lendo aumentar. A história é simplesmente absurda. Meddy é uma mulher que trabalha no ramo de casamentos junto com sua mãe e tias. Até aí parece um empreendimento normal, mas o brilho dessa história são as benditas tias.

Elas arranjam um encontro as cegas para Meddy, e quando acontece, a protagonista acidentalmente mata o pretendente. Desesperada, Meddy leva o corpo para casa e sua mãe imediatamente liga para as irmãs para discutirem o que fazer. O mais lógico seria chamar a polícia e explicar a situação, mas estamos falando de um enredo absurdo, então espere situações absurdas.

No dia seguinte, as Chan (família de Meddy) tem um grande casamento para trabalhar, por isso precisam ser bem sucedidas, depois do incidente com Meddy, fica decidido que essa é a prioridade, enquanto a protagonista não sabe exatamente como reagir à falta de desespero de sua mãe e tias. No então casamento, as coisas ficam ainda mais desesperadas, e os acontecimentos são de rir e chocar ao mesmo tempo. O fato de ter um corpo no meio dessa cena toda não parece abalar muito as Chan, enquanto Meddy beira o histerismo.

Esse é um livro que não dá para levar a sério a sequência de acontecimentos que se dão ao longo dele. É uma história para rir e torcer para dar tudo certo. Há sim um motivo para o pretendente da protagonista ter morrido, e no início ele parece ser um completo desconhecido, embora respostas sobre ele cheguem logo. O incrível da história, é que a conexão entre os personagens também soa crível, quando na verdade são uma cadeia de coincidências que facilmente aconteceriam em um filme de comédia romântica. E digo de certeza que esse seria um filme que teria o prazer de assistir.


Os capítulos iniciais alternam entre presente e passado de Meddy, quando ela teve um namorado na faculdade e infelizmente o deixou ir. São trechos rápidos que servem para situar o leitor no rumo dos acontecimentos que virão. Com isso, muitos assuntos são discutidos: um assassinato, o destino do corpo, a vida amorosa da Meddy, o empreendimento da família Chan, o casamento, e o mistério dentro do casamento.

Envolvendo tudo isso, parece um enredo grande, mas é cheio de casualidades que coincidem e, portanto, são resolvidas em conjunto. O enredo é muito criativo, ainda mais com a cultura dos personagens sendo um dos pontos fortes. Meddy nasceu nos EUA, mas a mãe e as tias são Sino-Indonésia, com muitos dos costumes envolvidos. Aliás, os noivos do casamento que irão trabalhar também tem relação com a cultura Indonésia.

O livro é  bem rico nesse aspecto, é muito lindo acompanhar uma trama leve, mas que carrega valores importantes de outra cultura, uma oportunidade para consumir e se divertir. A história me fez ler tudo de forma rápida. Não tem clima pesado, e o que há de tensão envolve o acidente com o pretendente e a relação mal resolvida entre Meddy e seu amor de faculdade, Nathan. Foi um dos meus pontos favoritos. Achei eles bem fofos, e embora tudo parecesse se encaminhar para um desastre, me senti confiante em torcer por eles.

O livro tem uma maneira leve de conduzir toda essa narrativa. Se for esperar uma história com os pés no chão, vai ser difícil. A obra tem lá seus pontos absurdos que vale a pena considerar para dar umas boas risadas, uma ótima leitura para descontrair.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

4 comentários:

  1. Essa mistura de passado com presente nos capítulos as vezes me confundem, mas a narrativa parece ser muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu li e até que curti a leitura, mas confesso que não foi tudo aquilo que esperava na leitura, acho que fui com muitas expectativas nessa comédia, por gostar muito de comédia, mas que bom que gostou dessa leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vai ser adaptado para o cinema ou TV, né? A história realmente parece ser absurdamente divertida. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    A trama além de divertida, parece ser bem criativa. Fiquei imaginando as confusões que a protagonista e as tias se envolvem e já curiosa para saber o desfecho.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]