resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Contos de Fadas Modernos: Valente [livro #2]


Olá, leitores!

Páginas: 208 | Autora: Holly Black | Editora: Galera Record | Ano: 2022 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Adriana Fidalgo | Classificação indicativa: +16

Leia também:

Valente é o segundo volume de Contos de Fadas Modernos e acompanha uma protagonista diferente de Tithe. A ideia do segundo volume ter uma história distinta me pegou de surpresa, mas me agradou bastante. Ambos se passam no mesmo universo, então temos a familiaridade a favor. Val é uma protagonista exemplar, e não tem do que reclamar, a não ser do relacionamento que tem com a mãe. Após descobrir algo que a abala bastante, Val foge para Nova York sem destino aparente.

É bem improvável que algo de bom possa acontecer com uma garota sozinha em uma cidade grande, mas ela encontra algumas pessoas que podem ser seus amigos. Eles a levam para onde residem atualmente, sob o metrô, e mostram como vivem, trabalhando para as fadas e frequentemente resgatando algo do lixo. É uma vida bastante precária para pessoas tão jovens.

Ninguém sabe ao certo de onde vieram, mas tiveram vidas complicadas e por isso vivem à margem da sociedade. Val não tem uma necessidade aparente de viver com eles, mas acaba ficando porque para ela é mais doloroso voltar e encarar aquilo que a fez embora. Como os amigos estão envolvidos com trabalho com as fadas, Val inevitavelmente entra em contato com as mesmas situações.

Para a protagonista, essa é uma realidade nova a se considerar. Junto com seu novo modo de vida, há também a consciência de que há todo um universo com fadas vivendo ao seu redor, e várias fadas exiladas em Nova York, em que ela terá de fazer entregas de remédios que as façam não sentir tanto o efeito do ferro ao redor. Mas o que era apenas entregas, faz Val entrar de cabeça e se comprometer de outras formas.


A figura que serve como ponte entre Val e todos as informações mágicas é um troll, Ravus. Ele também é uma criatura exilada, com uma história triste sobre o assunto. A política das fadas é mencionada com frequência quando elas aparecem. A história é mais centrada em Nova York, e pouco no reino das fadas. Val é uma personagem valente e forte. Ela tem algumas falhas de que não gostei, como ter confiado cegamente em pessoas aleatórias e simplesmente segui-las.

As amizades da protagonista também não são as melhores, infelizmente gostei de uns dois personagens, Val e Ravus, enquanto os outros sempre tinham ações duvidosas. Gostei de modo geral da história, e do mistério envolvendo a trama. Após Val chegar na cidade e ficar a par da existência das fadas, ela também toma conhecimento de que várias delas estão sendo mortas e ninguém sabe o motivo. Esse foi um mistério bom, que me deu ainda mais motivos para desconfiar de todo mundo.

Aqui há breves aparições dos personagens do primeiro livro e a história de Val também finaliza neste segundo volume como uma narrativa independente. Acho importante ter lido o primeiro volume antes, mesmo que não se trate de histórias conectadas, pois aqui os personagens fazem referências de acontecimentos importantes do livro anterior. Para se situar e entender hierarquias e nomes, o melhor é seguir a ordem.

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Pelo visto, foi uma boa surpresa ter encontrado uma história diferente, embora no mesmo universo. Uma pena que a protagonista seja interessante, mas ainda assim, tão boba e frágil, em relação aos acontecimentos. Eu teria passado muitos momentos de raiva e vergonha alheia por isso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi
    já vi essa capa e acho bonita, mas nem sabia muito bem o que falava, mas não chamou tanto minha atenção para leitura, até hoje só li um livro da autora, mas achei legal que pelo menos a história dessa protagonista termina nesse volume.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]