resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] As Vantagens de Ser Você


Olá, leitores!

Páginas: 350 | Autora: Ray Tavares | Editora: Galera Record | Ano: 2022 | Gênero: Romance, comédia | Classificação indicativa: +14

Ana tem 24 anos, é formada em letras, mas se sente uma fracassada. A descrição inicial que ela faz de si mesma é tão tipicamente brasileira que o livro me ganhou nas primeiras páginas, quer dizer, nos primeiros parágrafos. Ana se sente empacada. Ela é uma escritora, mas nunca teve nada publicado, trabalha em um lugar que não é feliz, mora na casa de seus pais e se sente um peso, e ainda há seu amor platônico por uma ex-colega de escola do ensino médio, Bárbara.

Mas são os problemas diários de Ana que identificam as semelhanças com nossa realidade. A personagem passa, atualmente, por uma crise em vários sentidos da sua vida. É por isso que em seu último recurso, ela compra um livro de auto ajuda, intitulado Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda, para tentar dar um rumo para si mesma. Ela não é do tipo que acredita em coachs da felicidade, mas precisa tentar alguma coisa.

O interessante é que o autor aparece em todos os lugares, como uma propaganda que advinha exatamente o que estamos pensando. Logo após desistir do emprego e encontrar sua crush de anos na livraria, Ana decide ir para um retiro quântico de emanação de ondas de felicidade no Jalapão. A perspectiva de Ana é tão limitada que usa o dinheiro da demissão para pagar a viagem para ela e seus amigos.

Eu não veria a escolha como uma opção viável, mas ela precisa se encontrar e está disposta a se arriscar. Ana acaba indo de carro com os amigos, Bárbara e o namorado da crush. A aventura irá fazê-los passar por várias cidades, impressionando com as belezas do país, lugares que podemos facilmente identificar.


O livro é um road trip gostoso de ler. Ele é narrado apenas por Ana, com breves capítulos que são trechos do livro de Tony Diniz, o coach da felicidade, também autor de Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda. É incrível a quantidade de clichês nesses trechos, que servem como uma sátira para tipos de opiniões que destacam que a felicidade só depende da pessoa. Chega a ser comum lembrar de outros tipos de livros que falam sinônimos.

O cenário da história é de um Brasil atual, pós-pandemia, o que reflete bem como a maioria está prejudicada e como fomos abalados pela época. As críticas políticas estão bem empregadas, com alfinetadas no governo atual, citando nosso cenário geral. O clima da história, apesar disso, é bem leve. A escolha de criar um cenário bastante descontraído ajuda a aplicar momentos de tensão em que precisa ser dito temas mais densos.

Os amigos da protagonista são maravilhosos, cada um tem características marcantes, que se encaixam perfeitamente na história. E Bárbara, crush de Ana, é uma mulher incrível e bissexual, que atualmente namora um youtuber. Os jovens passam a viagem se conhecendo melhor e com aventuras hilárias, incrementadas pelo panorama nacional.

Se ainda não conhece os lugares citados na história, certamente sentirá vontade de pesquisar sobre eles, ou dar uma olhada no mapa quão longe ficam. O Brasil é vasto, mas a viagem permite que possamos dar uma passada em alguns lugares encantadores, com curiosidades que surpreendem até mesmo os que moram no país. As menções não ficam apenas com os lugares, quando falo que o livro é tipicamente brasileiro, quero inteirar que  me refiro a todo ele. Até mesmo os memes são mencionados, e não consegui segurar o riso enquanto identificava a maioria.

Não me admira que possamos também nos identificar com a protagonista, que se vê perdida em muitos momentos. Conhecê-la de perto ao longo das páginas é inevitável e incrível. Ela possui problemas que podem parecer distantes, mas muitos de nós já passamos.

Seu amor platônico não é uma das melhores possibilidades que podemos torcer. Bárbara está namorando, seu namorado está fazendo a viagem com eles e a tensão entre todos pode ser gritante. Ana não é do tipo que se joga, mas ela fica incomodada com seus próprios sentimentos e não ter possibilidade de ser feliz ao menos no amor.

O livro trabalha várias relações. Os amigos e crush são mais presentes perto de Ana, mas os laços familiares são constantemente mencionados. A história tem temas atuais importantes, e Ana precisa passar pelas situações para aprender melhor sobre si, seu humor ácido torna a narração melhor, por isso flui maravilhosamente bem. É uma obra que carrega traços brasileiros em todos os sentidos, portanto é uma delícia ler e poder identificar cada parada que os personagens fazem.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

4 comentários:

  1. Oi Leyanne, adorei a pegada do livro pelo que você passou na resenha. Sou mais fã de ler mistérios e terror, mas uma protagonista escritora geralmente chama minha atenção. Vou colocar na minha lista.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro ainda, mas achei super interessante a resenha dele. Vou procurar ele por aqui para ler.

    Beijos.

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi, Leyanne! Como vai? Que bom que gostou da obra. Parece ser um livro incrível. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]