resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Sociedade de Atlas [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 448 | Autora: Olivie Blake | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Karine Ribeiro | Classificação indicativa: +16

A Sociedade de Atlas é um livro que me deixou animada para ler pelo hype. Fiz questão de não saber muito da história para não desanimar, mas acontece que a leitura não foi como eu esperava. A história tem componentes interessantes. Uma sociedade secreta, pessoas com habilidades incríveis, uma biblioteca com valores inestimáveis, isso me anima na hora. O primeiro contato com os personagens e todos esses itens foram aos poucos. Aqui há seis protagonistas, todos tem personalidades diferentes, e demora um pouco para que conheçamos mais da história porque primeiro iremos ser apresentados a eles.

Cada um possui uma linha de narrativa, e nelas são chamados para fazer parte de uma sociedade. Os integrantes são escolhidos entre os melhores de suas habilidades, e muitos deles são únicos. A variedade é enorme, e funciona de maneira inteligente. Alguns deles exercem controle sobre a ciência da natureza, outros são capazes de influenciar seres humanos. O interessante é que os medeianos, como são chamados aqueles com habilidades mágicas, são conhecidos por seus poderes, e convivem com os humanos. Há uma certa distinção entre eles, com medeianos tendo suas empresas etc, mas basicamente todo mundo sabe de sua existência.

Contudo, a sociedade para a qual os protagonistas são chamados é altamente secreta, mas nem tudo é tão incrível. Apenas cinco deles irão ficar para valer. O processo de eliminação é desconhecido e após se conhecerem e finalmente estarem juntos, eles irão viver por um tempo estudando para a escolha final. A seleção e o motivo de estarem lá, por seus poderes, para mim foi a parte compreensível. A partir do momento em que foram colocados no lugar em questão, começa a ficar nebuloso.

As tarefas são vagas, e o único foco realmente claro na situação, é que Atlas, quem os apresentou à sociedade, quer que eles interajam entre si e saibam como trabalhar juntos relacionando seus poderes. De resto, não entendi muita coisa. Comecei a ficar animada com a sociedade quando vislumbrei um pouco de ação, mas logo o desânimo veio.

A grande questão do livro é a relação entre os personagens. E embora isso seja interessante, pessoas com poderes diferentes trabalhando juntas e explorando conhecimento, eles na verdade ficam se desentendendo a maior parte do tempo, com jogos de poder entre si, e alguns deles com atitudes infantis. Sinceramente, se você é chamado para algo incrível por quem você é, você explora isso e tenta procurar respostas, mesmo que haja uma chance de não ser efetivado. O que acontece aqui é o contrário, e os fazem perder tempo demais nisso.

O livro me colocou em uma espiral de diálogos confusos que pareciam levar a algum esclarecimento profundo, mas demora para chegar lá. No meio tempo, resta uma profusão de idas e vindas dos personagens. Eles ficam em um ambiente fixo, e o que era para ser interessante, para mim não foi. A ação logo acabou, tirando minha vontade de conhecer mais dela.

Entretanto, a intenção da história não deixa de ser boa, e os momentos finais agilizam mais dela. O livro volta a ficar interessante aos poucos, dando novas perguntas para o leitor. Essa era uma história que estava animada, e tiveram pontos que gostei, o que acabou sendo apenas razoável. Apesar de me deixar com novas perguntas, não foi uma história que me deixou ávida pela continuação.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bom?
    SEIS protagonistas? UAU! Acho que muitas vezes, quando coloca tanto plot assim, acaba deixando a desejar em algo específico, neste caso, o ritmo fica mais lento até cada um se encontrar, imagino. Acho que vou deixar passar a leitura...
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bem? Que pena que a obra não tenha lhe agradado. A premissa é tão atrativa. Uma pena. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Menina, acredita que eu não conhecia esse livro? Na verdade, nunca nem tinha ouvido falar, mas fiquei animadona quando vi esse plot. Uma pena ele ter deixado a desejar e, realmente, perder tempo com essas disputas de poder é desanimador. 😔

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  5. OI! Livros com muito hype me afastam muitas vezes por receio de criar muitas expectativas e acabar ficando frustrada. Este aqui é um que eu quero conferir, mas lendo sua resenha pareceu ser uma história meio lenta e me desanimou um pouco. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Leyanne, tudo bem?
    Gosto de livros que focam nas relações entre os personagens, mas deteeesto atitudes infantis. Não tenho mais idade pra isso hahaha! Acho que essa dica vou acabar passando.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]