resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Gatilho Fantasma


Olá, leitores!

Páginas: 150 | Autor: Alex Lopes | Ano: 2023 | Gênero: cyberpunk, ficção científica | Classificação indicativa: +14 

Gatilho Fantasma é um livro curto que precede uma nova série de suspense tecnológico passada nesse universo. Na obra, a Firma é uma mega corporação que abrange um enorme contingente de pessoas trabalhando, ela também tem uma produção gigantesca que influencia populações de diversos lugares. Sabendo disso, é fácil imaginar até onde vai sua influência.

Os atingidos pela Firma ganham rostos e estão em diversas áreas, dentre os que experimentaram algo que a empresa produziu, mas os testes não foram suficientes, e até mesmo nos próprios funcionários, em que se cobra além do que é devido, e o pior é que a vida do indivíduo é totalmente robotizada, vigiada, sem tolerância com distrações, sendo desconsiderado cuidados mentais.

A protagonista é uma funcionária da Firma que vive em um transe em que alimenta seus dias apenas com trabalho. Ela perdeu o marido recentemente, mas é como se não tivesse tido como viver o luto, como se isso não lhe tivesse sido permitido. O impacto da corporação é notável, e mesmo que a protagonista seja uma trabalhadora dando tudo de si e precisando tratar de sua saúde mental e de outras áreas, ela é cogitada para uma iminente demissão sob o pretexto de não estar sendo produtiva o suficiente.

Quando essa informação e outras importantes chegam em suas mãos por alguém desconhecido, ela tenta seguir as instruções que o recado lhe pede, em seguida encontra Marton, um advogado que pode lhe ajudar a se livrar da Firma. Seus objetivos agora não são apenas sair do ambiente que a sufoca, mas também tentar fazer a Firma pagar de algum modo por tanto mal, fazendo pequenas missões com conexões para espalhar o que a empresa representa.


Quando éramos jovens, não pensamos muito nisso. - ele continua. - Mas agora entendo que, como grãos de areia, nossos sacrifícios diários podem parecer insignificantes no começo, mas quando somados, eles constroem fortalezas de areia que podem resistir a qualquer tempestade. [...]

A ideia do livro segue sendo genial até o final. Trata-se de uma história curta e objetiva. Informações principais são dadas sobre os personagens aos poucos, e o que me intrigou mais foi por que o nome da protagonista não é revelado em nenhum momento, mesmo que saibamos os nomes dos demais. Isso tem um significado que gostei quando cheguei ao final. A personagem também tem um gato que lhe ajuda como apoio emocional, e seu carinho por ele me fez lembrar dos meus.

A sensação ao acompanhar a jornada dos personagens é ficar com o coração apertado e torcer para que o próximo passo não respingue em alguma pessoa já fragilizada pela Firma. A cada página fica mais urgente a necessidade de que esse pesadelo termine. A luta para ganhar o mínimo do que é merecido é exaustivo, mas importante.

Gatilho Fantasma é um grito que transborda exemplos de como a humanidade é tratada em vários meios, como mostrar o mínimo de emoção e deslize soa diferente do esperado e já conta como defeito. O esperado do ser humano é ser cada vez mais robotizado, seguindo um padrão e rejeitando sua autenticidade, descartando totalmente o cuidado consigo mesmo. O pior é que não é algo fácil de ser removido. Os que detém do poder estão firmemente ali por meio de conexões, entre outras coisas. A população marginalizada precisa se alimentar e às vezes não sobra opção a não ser aceitar o pouco que é oferecido.

O livro me encheu de reflexões. Gostei da maneira objetiva dos planos dos personagens, mas me incomodei em como a história apresentou os personagens de maneira rápida, tendo um desenvolvimento bom, mas sem abranger os porquês e origens deles e do mundo apresentado. Fiquei me perguntando como tudo chegou a esse ponto, mas isso não ocupou minha mente por muito tempo.

De fato, o que me foi apresentado me agradou demais, e tudo foi regido com imensa preparação, especialmente os planos e efeitos colaterais a respeito de tudo. O final do livro me deixou intrigada novamente, por me deixar com sentimentos diversos, dentre eles confusão seguida de alegria. Não posso deixar de pensar que a história não acabou por aqui. Essa pode ser apenas a ponta do iceberg, onde os protagonistas lutam uma batalha que vai gerar um incentivo para mobilizar ainda mais pessoas e ganhos, mesmo com as perdas. E fico bem curiosa para saber como será o seguimento dessa série.


ADQUIRA O LIVRO FÍSICO AQUI
OU
SEU E-BOOK NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Tudo bem? Uau parece uma obra maravilhosa. Fiquei tentado a lê-lo. Que bom que você tenha curtido. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma leitura repleta de significados, adorei

      Excluir
  2. Olá,
    Não conhecia, mas ao ler sua resenha já dá pra notar parte das críticas que o autor deseja expor e curti. Já senti certa empatia pela protagonista.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei incrível me deparar com críticas certeiras

      Excluir
  3. Achei a história bem interessante, vou realmente colocar o livro na minha lista. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Não conhecia, mas pela resenha notei muitos aspectos que não estão tão distantes da realidade atual. Uma história bem interessante pelo visto. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, apesar de ser ficção, podemos espelhar com nossa realidade

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]