resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Coração das Trevas


Olá, leitores!

Páginas: 176 | Autor: Joseph Conrad | Editora: Darkside | Gênero: Ficção, Suspense, Mistério, Terror | Tradução: Paulo Raviere | Classificação indicativa: +16

Por mais que seja considerado um clássico literário que inspirou um dos mais famosos filmes de guerra chamado Apocalypse Now (1979), admito que até o momento em que ele chegou em minhas mãos, nunca tinha ouvido falar desse livro, tanto que ao ver a capa e o título, imaginei que fosse algo relacionado a um terror mais sobrenatural, o que não é o caso. Em Coração das Trevas, obra lançada pela primeira vez em meados de 1900, o assustador aqui vem da realidade da guerra que na obra se relaciona com a colonização da África.

'Aquele animal tem uma vida encantada', afirmou; 'mas nesta região você só pode falar isso dos animais selvagens. Nenhum homem — compreende? — nenhum homem aqui tem a vida encantada.'

É um livro pequeno, de menos de 200 páginas mas de leitura extremamente difícil e isso não se deve ao fato de livros sobre tal tema não serem os meus favoritos e sim porque as descrições extremamente racistas sobre a população africana são nauseantes, principalmente com aquele olhar europeu que narra a trama. A obra se apresenta com uma narrativa dentro da outra, feita pelo protagonista Charles Marlow que conta aos seus companheiros o que o levou ao posto de capitão e sobre ir em busca de um homem odiosamente misterioso, conhecido como Kurtz


Era muito simples e, ao fim daquele comovente apelo a cada sentimento altruísta, ele queimava dentro de nós, luminoso e aterrador, com um raio de trovão num céu sereno: 'Exterminar todos os selvagens!'

Gosto muito de narrativas nesse estilo por não serem confiáveis, já que costumam me deixar ainda mais presa na leitura ao tentar entender o que realmente aconteceu ali, principalmente quando o narrador não me passa confiança, como é o caso de Marlow, que parece não saber expressar com palavras a sua experiência em terras africanas e por consequência, pode deixar a leitura um pouco confusa.

Apesar de ser uma leitura bem incômoda, tentei levar em conta a época em que foi escrita, principalmente porque já aconteceu de outras obras me causar bastante incômodo devido a posicionamentos extremamente datados, como aconteceu em uma leitura recente para a faculdade do livro O Cortiço, onde os personagens eram bastante clichês, o que não mudou o fato do livro ter se tornado uma obra clássica do Naturalismo e leitura obrigatória na faculdade e em cursinhos. Tendo isso em mente, Coração das Trevas acaba adquirindo um caráter crítico sobre o olhar branco e europeu com relação aos povos africanos e em como os mesmos eram vistos como "selvagens" e menos civilizados e sua cultura era desprezada pelos colonizadores.


Os meios utilizados são justificados pelos lucros obtidos. Kurtz seduz a população local, tornando-se um líder místico, adorado como um deus. Está, de fato, louco; mas um louco lucrativo e, por isso, elogiado, estimado, tido como exemplo. Mas paradoxalmente, é um exemplo que não pode ser mostrado por inteiro a todos, pois macularia a imagem angelical das missões supostamente humanitárias da África.

Assim que pisou nas terras do Congo, Marlow encontra pessoas extremamente magras, chegando a se indagar se eram realmente seres humanos ali já que pareciam apenas pele e osso. As descrições sem filtro são impactantes para o leitor, já que o narrador diz exatamente o que vê ali, com a sua mentalidade de quem acha que está ali para auxiliar o governo a fazer o que era certo. A obra é uma aventura marítima, então traz vários momentos de Marlow atrás de Kurtz a fim de conhecer mais sobre o homem que alcançou o sucesso que tanto almejava, onde nesse trajeto, passa por momentos clássicos de livros de aventura, como fugas frenéticas, ataques de povos locais e cenários confusos. 

Consegui entender a razão da obra ser um clássico literário devido a sua crueza de palavras e pelo seu peso histórico mas isso não a torna uma leitura mais fácil já que mostra um dos piores lados da humanidade, aquele banhado em ganância e exploração sob o pretexto de um progresso humanitário que não chega, causando muito sofrimento para os mais fracos. É um livro sobre o pior lado da natureza humana. É uma leitura válida mas que precisa de estômago e paciência para ser lido.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem?
    Achei a capa linda mas fiquei chocada lendo a resenha. Entendo a importância de olhar com visão crítica mas, se puder evitar, prefiro não ler esses livros que envelheceram mal.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oii, o livro é interessante, com certeza gostaria de ler.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bom?
    Eu também não conhecia, eu até fico curiosa sobre essa narrativa "nua e crua", mas não sei se conseguiria ir adiante com a leitura, já que a narrativa é mais difícil.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ley! Eu não leio muitos clássicos, mas entendo a importância deles na literatura. Quanto ao livro em questão, não entraria na minha lista no momento que estou em busca de algo mais leve.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Não assisti Apocalypse Now e tenho vontade, porém não sabia que era inspirado nesse livro.
    Parece realmente ser uma leitura pesada e deixei salvo aqui pra qualquer estiver nessa vibe...
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Sempre falo que os seres humanos são sempre os piores em qualquer coisa de horror, do que qualquer coisa sobrenatural. Esse clássico tá na minha lista, mas acho q esses pontos vão me incomodar bastante.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne, eu sempre tive curiosidade de ler esse livro justamente por ter sido adaptado para o Apocalipse Now (que é um filme incrível). Não sabia sobre essa questão do racismo, achei bem interessante as suas observações. Imagino que seja uma leitura pesada, mas ainda sim tenho vontade de conhecer. Beijos :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Fiquei curioso com este livro após ler sua resenha. Parece uma obra bastante crua, mas interessante também. Muito boa a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]