resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Stranger Fans: A Década de 1980 no universo Stranger Things


Olá Leitores!

Páginas: 320 |Editora: DarksideBooks |Autor: Joseph Vogel | Ano: 2019| Gênero: Não-Ficção

Você por acaso já assistiu a série original Netflix chamada Stranger Things? Até mesmo para quem nunca assistiu, a série é conhecida. Ela já está com a terceira temporada lançada e os fãs continuam aumentando. Mas quem se intitula fã mesmo, PRECISA ter em mão Stranger Fans, que é um livro voltado inteiramente para o universo da série.

O livro possui onze capítulos (em homenagem a Eleven). Esses capítulos dissecam tudo sobre o que influenciou os autores na hora de criar a série. Stranger Things pode parecer um seriado infantil, mas é cheia de referências para várias idades, principalmente para quem vivenciou a década de 1980.
A série foi totalmente influenciada pela década, o cenário, os jogos, as crianças e as roupas. O livro relembra para quem viveu em 1980, e também apresenta para quem é novo, tudo de fantástico e psicodélico que está por trás da trama e que não percebemos. Como os anos 1980 tiveram um peso maior na criação de Stranger Things, o que vamos conhecer no livro, são referências também da época.


A leitura parece tranquila, mas na verdade se transforma em uma viagem. Eu mesma, que nasci no finalzinho de 1990, adorei imaginar como era a década anterior ao meu nascimento. As principais influências que vemos da década, são as roupas, os filmes lançados, e as músicas (a maioria rock). Nunca tinha prestado atenção, em como eu ouço tantas músicas antigas, e as considero minhas favoritas.

Como vemos ao assistir a série, a música tem uma influência magnânima na trama e no desenvolvimento dos personagens. O livro aborda isso e ainda nos conta os bastidores de como e o por quê certas músicas foram escolhidas para estrelarem na série.

O seriado também tem como centro crianças, mas não é necessariamente um seriado infantil, já que contém monstros e uma vibe um pouco sombria. Os irmãos Duffer, criadores da série, também tiveram influência de Stephen King, e mais de uma vez comparei as crianças protagonistas da série, com as crianças protagonistas do livro It, de Stephen King.

Acontece que o autor influencia em mais do que pude imaginar, desde as letras da abertura, aos personagens. Ver isso me surpreendeu bastante. Admiro bastante Stephen King, então ver o leque de referências de Stranger Things sendo ligadas a ele, é emocionante.


O livro Stranger Fans nos dá uma boa dose de referências, e uma noção de como Stranger Things é feita. Os fãs claramente surtam vendo tudo isso e ligando os pontos quando notam alguma coisa que  conhecem. Mas acima de tudo, a obra nos mostra que Stranger Things, apesar de ter influência de uma centena de elementos, ela é original em diversos sentidos.

A série é única e todos concordamos com isso. Os autores a transformaram em muito mais que uma série ao nos levar de volta aos anos 1980, e continuamos admirando-a pela perspicácia e originalidade que ela tem.

Não vi nada que não gostasse em Stranger Fans. A obra me fez querer maratonar tudo de novo e me deixou com uma saudade imensa de todos os personagens. Mais uma vez reforço que fãs da série irão simplesmente adorar lendo esta maravilha.

O que me chamou atenção quando abri este livro, foi a diagramação dele e o formato. Ele é do tamanho de um livro convencional verticalmente, porém maior na horizontal. Na capa vemos a imagem de uma TV, que remente a um aparelho antigo e a diagramação por dentro se assemelha bastante a páginas de uma revista, com mais de uma coluna por página e várias imagens e ilustrações.

O cuidado disso tudo, para fazer com que os fãs se sentissem devidamente acolhidos e em 1980, deixou meu coração quentinho. Ter o livro e o  ler, vale cada minuto.

VEJA A RESENHA DE RAÍZES DO MAL
ADQUIRA O SEU NA AMAZON:

3 comentários:

  1. É tão bom quando um livro que conta a história que a gente gosta, segue uma linha que realmente impressiona, né? Não assisti a série, nem tinha visto o livro de Stranger Things, mas depois do seu post fiquei com vontade de conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne como vai? As fotos ficaram muito boas. Este livro está incrível, sua resenha despertou ainda mais o meu interesse por lê-lo futuramente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a série e não sabia desse livro! Eu sou mais velha que você, mas nasci no final da década de 1980, então não vi muita coisa dessa época, rsrsrs.
    Mas é bem maneiro um livro com essas referências todas, já quero! ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

3 motivos para ler

[3 motivos][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

lidos do mês

[lidos do mês][grids]