resenhas

[Resenhas][slideshow]

Qual melhor tipo de folha para ler?


Olá Leitores!

Em alguns livros, podemos observar que a qualidade da folha usada pode facilitar bastante nossa leitura. Os tipos variam de editora e de livros. Mas é algo verdadeiro que o tipo usado ajuda ou dificulta em como vai o andamento do livro.

Há alguns tipos de folhas que me incomodam bastante, as mais frágeis são difíceis para usar marcador de texto sem que fure do outro lado e é necessário um cuidado maior para passar as páginas sob o risco de rasgá-la.

A editora que mais tenho cuidado com isso é a DarksideBooks, tenho a impressão de que suas folhas são um tanto mais finas e sempre fico com medo de usar marcadores e acabar fazendo estrago nos livros.

Outro tipo de folha que me incomoda são as brancas. Infelizmente elas doem bastante os olhos e mal consigo ler livros de folhas brancas sem óculos. Foi bem difícil ler Nevernight por conta desse aspecto e confesso que se o livro não fosse tão bom, eu teria desistido.

As folhas brancas também possuem um aspecto mais frágil e qualquer possível mancha deixa o livro horrível. Muitas editoras já aboliram o uso desse tipo de folha, mas em edições mais econômicas, ainda é possível encontrá-las.

Os melhores tipos de páginas são aquelas pardas, com uma gramatura mais alta e que permite o leitor usar marca-texto ou virar as páginas sem a possibilidade de rasgá-las.

As editoras que mais vejo tais cuidados são Intrínseca, Rocco, Grupo Editorial Record, entre outras. Acredito que essas queixas são gerais. Sempre recomendo testar o marca-texto antes, se for mais forte ou não, pode-se usá-lo em folhas mais simples.

Fico extremamente satisfeita quando vejo um livro feito com tanto carinho, e quando as folhas nos ajudam a engrenar na leitura.

E você, também tem as mesmas queixas? E quanto os melhores tipos de folhas, concorda comigo?

4 comentários:

  1. Oi! Eu prefiro as páginas brancas, sempre me adaptei melhor com elas. Independente de cor, o que me incomoda são livros feitos com papel que amarela com o tempo. Os da Leya e da NC que tenho ficaram bem feios. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne como vai? Eu quase não tenho do que me queixar sobre tipos de folhas nos livros num modo geral. As folhas brancas deixam a visão mais cansada, devido a maior esforço que normalmente os olhos fazem ao realizar a leitura. As folhas amareladas/pardas normalmente qualquer pessoa consegue ler mais facilmente sem cansar tanto os olhos. A questão da espessura da folha é algo que me incomoda um pouco, pois, este que vos escreve detesta ter que ler livros com folhas finas ( Darkside ) pois são bastante frágeis. Eu já rasguei acidentalmente folhas de livros com esse material de folha fina. Adivinha qual foi a editora? Pois é! Darkside. Eu costumo gostar bastante da editora Darkside, mas faz dois anos que eu parei de adquirir livros dessa editora, não por ela ser ruim, muito pelo contrário, é uma das melhores editoras que existem no mercado editorial, mas esse fato de ter folhas finas na maioria dos livros que ela produz me fizeram cessar adquirir novos livros da Darkside. De todo modo o mais importante é o hábito de leitura, seja em folhas brancas, amareladas/pardas e até mesmo os e-books. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o post, parabéns!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o questionamento. Muitas editoras pecaram no passado por oferecer materiais que eram frágeis de mais ou amarelavam com frequência. É bom ver que algumas editoras já estou se preocupando mais com isso.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]