resenhas

[Resenhas][slideshow]

Saiba como influenciar alguém a ler


Olá Leitores!

Estamos em uma situação cada vez mais complicada quando se trata de tornar as pessoas leitoras. O objetivo principal para eu criar um blog e uma página de livros em outras plataformas, é tentar propagar meu amor pela leitura e assim fazer mais pessoas se apaixonarem por esse mundo.

Esse não é um trabalho fácil e vejo cada dia menos pessoas interessadas na leitura. Eu tento de várias formas influenciar as todos ao meu redor e já conseguir trazer para esse mundo vários amigos. Me sinto muito honrada por este feito, mas ainda há muitas pessoas que precisam de incentivo. Mas como podemos influenciar as pessoas? Vou dar algumas dicas que dão super certo comigo:

SEJA UM EXEMPLO:
A dica é válida para todas as idades. Para influenciar alguém, não basta somente mandar a pessoa ler, é necessário um esforço de mostrar a alguém como se dedicar a leitura e como é prazeroso. Ser um exemplo funciona com qualquer pessoa, mas causa um impacto ainda maior em crianças. Elas ainda estão se desenvolvendo e precisam ser instigadas vendo adultos fazendo o certo.

Se uma criança ver um adulto ler e gostar daquilo, ela ficará curiosa sobre o que é tão bom e isso causará um ótimo efeito em influenciá-la.

EMPRESTE LIVROS:
A dinâmica de emprestar livros é complicada mas continuo seguindo firme com essa dica. Reforço que isso não é necessário em todos os aspectos, mas é um fator importante na hora de influenciar alguém. Assim como ser um exemplo é importante, emprestar livros é uma oportunidade que damos àqueles que não tem condições ou oportunidades de ler.

Sei que há pessoas que relutam em emprestar, mas se for alguém conhecido, vale a pena. (Não esqueça de ficar no pé da pessoa para pegar seu livro de volta).

Tente emprestar livros fáceis de ler e curtos, isso facilitará a pessoa a ter um desempenho melhor.

ESQUEÇA UM LIVRO:
Para quem é apegado com seus livros, é complicado querer tirar um deles para dar a alguém até mesmo desconhecido, mas a proposta de esquecer um livro é muito interessante e uma surpresa agradável.

Basta esquecer um exemplar de um livro que não queira mais e que pode ser útil para outra pessoa. Você estará doando um livro e promovendo a leitura, é uma iniciativa que sempre admirei.

LEIA PARA UMA CRIANÇA:
A leitura deve ser apreciada desde cedo. Como crianças muito pequenas não conseguem ler muito bem, acho de extrema importância ler para ela. A curiosidade da criança será aguçada e o interesse pela história também.

CONVERSE SOBRE LIVROS EM COMUM
Quando for conversar com alguém que queira influenciar a ler, tente conduzir a conversa para o âmbito da leitura perguntando quais livros a pessoa gosta, seus gêneros favoritos, quais seus últimos livros lidos e etc.

Conhecendo isso, fica mais fácil para saber do que a pessoa gosta e tentar conversar sobre isso. Consequentemente isso fará com que a conversa fique mais empolgante. Tente encontrar algum livro que ambos leram em comum, converse sobre isso.

Conversar sobre um livro que outra pessoa leu é uma das coisas mais prazerosa que existe.

INDIQUE LIVROS:
Sabendo do que a pessoa gosta, é possível encontrar alguns livros do gênero ou relacionados que pode fazer alguém se interessar. A familiaridade com uma história pode fazer a leitura se manter em um ritmo mais rápido.

FAÇA CLUBES DE LEITURA ENTRE AMIGOS:
Já pensou ler em conjunto? Se seu foco são amigos próximos ou não, junte a galera e faça clubes de leitura escolhendo um livro por mês e no final todos lerem e comentar sobre o que achou. O clube pode ser presencial ou online. O importante é a conversa e a interação sobre o livro.

A perspectiva de ter pessoas para conversar sobre a mesma obra anima muito e a quantidade de um livro por mês é boa para qualquer pessoa adequar na rotina.



E então, gostaram das dicas? Já colocam elas em ação?

2 comentários:

  1. Oi, Leyanne como vai? Ótimas dicas e concordo com você quando diz que, hoje em dia está muito difícil em tornar perspectivas que animem as pessoas a se tornarem leitoras. Mas, para quem gosta é um hábito prazerosíssimo. Adorei o seu post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne.
    Como sempre estou com um livro a mão acho que já sou exemplo hehe. E não empresto, mas dou livros sempre para minhas amigas e filhos delas. E já convenci uma pessoa a ler indicando livros de filmes que ela amou.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

3 motivos para ler

[3 motivos][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

lidos do mês

[lidos do mês][grids]