resenhas

[Resenhas][slideshow]

Dicas: Como integrar a leitura na rotina


Olá Leitores!

A mudança de rotina sempre dificulta a continuidade do hábito de ler, e interromper isso pode danificar permanentemente um benefício enorme que é a leitura. Recentemente comecei a trabalhar e essa foi uma mudança muito bem vinda para mim, porém notei um desfalque da leitura na minha rotina, e por conta disto tive que mudar algumas coisas para tentar integrar a leitura nela.

As dicas que darei são principalmente para leitores que não conseguem acoplar a leitura em seu dia a dia ou para aqueles que sofreram alguma mudança de rotina e isso prejudicou seu tempo destinado à leitura.

ARRANJE UM TEMPO
Você não precisa deixar de fazer algo para voltar a ler, basta descartar atividades supérfluas como passar horas no celular e maratonar séries por horas. Também não é necessário tirar totalmente esses hábitos de sua rotina, mas como seu tempo está curto, o melhor é dividir ele da melhor forma possível, deixando um tempinho para ler.

QUAL MELHOR HORÁRIO PARA LER?
Se sua rotina apertou, agora é um bom momento para especular qual melhor horário para você ler. Geralmente isso depende se você é um leitor diurno ou noturno, mas se te sobra um tempinho de manhã, dedique 30 minutos dele para a leitura, mas se preferir a noite, dedique o mesmo tempo para ler. Isso ajuda bastante, não irá te fazer ler 100 páginas por dia, mas irá te ajudar a manter um ritmo.

LEVE UM LIVRO QUANDO FOR SAIR
Já aconteceu de você estar em uma fila e lembrar que esqueceu o livro? Tente manter o hábito de levar sempre um livro na bolsa. Nos momentos em que você ficar de bobeira como no ônibus, metrô ou filas, é ótimo atualizar a leitura.

FAÇA PEQUENAS METAS DIÁRIAS
Esqueça que você precisa se matar para ler, esqueça também que é necessário ler mais de 100 páginas por dia. Sei que existem pessoas que não funcionam com metas, mas tente respeitar seu ritmo e comece com metas pequenas, como 15 páginas por dia no horário que você achar melhor. Os benefícios de fazer metas pequenas são enormes, você pode ler mais de 15 páginas e dobrar a meta, o que é ótimo.

NÃO EMBARQUE EM LIVROS GRANDES
Se sua rotina mudou e o ritmo de leitura está péssimo, pegar um livro com 1000 páginas para ler será um desperdício de tempo total. Além de você demorar para engrenar na leitura, a demora irá te deixar para baixo e te impedirá de ler livros mais rápido.

NÃO DEIXE DE LER
Uma das coisas mais importantes que preciso destacar, é não deixar de ler por muito tempo. Perder o hábito de leitura é horrível e trás consequências desastrosas, o melhor é diminuir o ritmo de leitura ao invés de interromper totalmente. Ao parar de ler, você deixará de ter o hábito, e dificultará seu desempenho em qualquer outro tipo de leitura.

Espero que as dicas sejas boas e funcionem para quem está precisando, fiz a mesma coisa quando minha rotina mudou e funcionou super bem para mim.

Veja também:
DICAS PARA INCENTIVAR CRIANÇAS A LER.

Um comentário:

  1. Olá, Leyanne.
    Acredito que é tudo uma questão de prioridades. Minha vida é bem corrida, mas eu sempre arranjo tempo de ler porque ler é minha prioridade. Quantas vezes a gente fica meia hora vendo redes sociais e poderia ter gasto esse tempo lendo?

    Prefácio

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]