resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Um Traço Até Você


Olá, leitores!

Páginas: 288 | Autora: Olívia Pilar | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: ficção LGBTQ+ | Classificação indicativa: +12

Um Traço Até Você é de uma escritora que ainda não havia lido nada, mas já a acompanhava. A autora tem outras obras que você pode encontrar na biblioteca kindle AQUI. Com certeza vou conferir seus demais títulos, e fico satisfeita por ter começado por este.

Lina é uma garota negra e bissexual, tem uma vida bastante confortável, e atualmente estuda administração. Ela gosta bastante de desenhar, quer investir nisso, mas há alguns empecilhos pelo meio. Seus pais não apoiam totalmente essa decisão por um tipo de opinião costumeira de pais protetores, mas isso a limita, de certa forma, pois é algo importante para Lina principalmente por ser seu sonho. Em mais um modo de aperfeiçoar seus talentos, Lina quer encontrar uma forma de guardar dinheiro para ir em um curso de desenho de uma de suas artistas favoritas.

É algo que ela quer muito alcançar, mas sabendo que os pais são mais reservados quanto a isso, ela vai tentar encontrar outras formas de adquirir esse dinheiro para a viagem. Uma oportunidade de trabalho surge em sua universidade, é um estágio que se adequa perfeitamente à sua rotina, e ainda trará os benefícios que ela precisa para o curso que quer fazer.


Acho que o mundo é uma grande inspiração, no final das contas. Nem tudo precisa ser um grande ato, às vezes a felicidade está nas deixas, nas falas improvisadas, nas sutilezas do cenário, sabe?

É, também, no cenário da Universidade que Lina conhece Elza, uma garota negra com textos que a conquistam imediatamente. As duas se encontram ocasionalmente no início do livro, e acho cada encontro delas uma graça, por Lina sempre ficar com sentimentos conflitantes e intensos de estar gostando de alguém. É bastante claro que a protagonista se interessa por Elza, e os acontecimentos futuros irão ajudar a desenvolver uma relação entre elas.

Lina também desbrava outros assuntos no decorrer do livro. Como uma pessoa negra que sempre foi, em alguns aspectos, protegida pelos pais, ela nunca percebeu certos olhares ou tratamentos que pessoas brancas reservavam para ela. É como se ela vivesse em uma bolha, e seria perfeito se realmente pudéssemos viver em um mundo em que não houvesse racismo, e que as pessoas não fossem julgadas pela cor de sua pele. Contudo, vivemos no nosso mundo, onde esse tipo de tratamento é corriqueiro e despercebido até mesmo para quem o pratica por estar tão enraizado. Lina não tinha essa percepção até então, e o choque da sua vida com a realidade sem fachadas, é mais doloroso.


Lina também tem um tipo de pensamento que, por ser uma pessoa de classe média alta, alguns assuntos não atingiram ela, mas a questão é a sua cor, que é o que predomina no julgamento de quem pratica o racismo. O livro aborda vários temas sensíveis, mas tem uma abordagem significativa também em outras questões, como a arte. A música, desenhos, poesia, são constantemente reproduzidos ao longo das páginas. É singelo e acolhedor, se torna um livro bastante tranquilo de ler, fluido. O romance é um dos principais tópicos da obra, também é algo que é construído ao longo das páginas, a relação tem desenvolvimento, e alguns dilemas. As personagens são incríveis, e gostei da maneira como foram empáticas uma com a outra quando elas precisavam.

É difícil perceber que o mundo te enxerga como algo descartável. Que as pessoas podem dizer as maiores barbaridades e destilar preconceitos com tamanha naturalidade. Que nem por um segundo consigam se dar conta de que estão cometendo crimes.

O livro é bastante veemente em retratar a relação de trabalho de Lina e do estágio que está fazendo. Em um primeiro momento tudo parece as mil maravilhas, mas com o passar dos dias e semanas, a protagonista nota alguns traços do que pode ser bastante negativo para ela. As pessoas que estão com ela no estágio, e sua chefe, também contribuem para o que mencionei acima acerca do julgamento pela cor de sua pele. É bastante comum, infelizmente, esse tipo de situação nos dias de hoje, mas é doloroso também ver que Lina, uma jovem cheia de sonhos, passando por isso sem motivo algum.

Esse é um livro lindo e tranquilo, mas não deixa de tocar em assuntos sensíveis e importantes. A  autora também deixou alguns traços e arte na obra. Achei esse aspecto maravilhoso, porque esse é um livro que fala justamente sobre arte.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR AQUI.


3 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Parece um livro incrível. Adorei a capa. Que bom que curtiu. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Já li algumas histórias da autora e gostei bastante, mas ainda não conhecia essa novidade e nem sabia que ela estava publicando pela Intrínseca. Dica anotada.

    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Eu vi tanta coisa positiva sobre ele online mas TANTA COISA, que fiquei super curiosa pela leitura, ainda mais pq a autora é super elogiada <3
    Essa capa é linda demais!

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]