resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Os cinco sobreviventes


Olá, leitores!

Páginas: 448 | Autora: Holly Jackson | Editora: Intrínseca | Ano: 2023 | Gênero: Ficção, Policial, Suspense & Mistério | Classificação Indicativa: +14

Leia também:

Por ter tido experiências bem positivas com relação às minhas leituras anteriores da autora, estava com expectativas altíssimas para esse livro. Não tinha procurado saber do que se tratava mas imaginava que provavelmente iria gostar. Livros de YA com um toque de suspense têm ganhado um destaque bastante positivo e o gênero está muito bem representado pela Holly Jackson, que merece o hype que vem recebendo com as suas obras.

Redford Foster, mais conhecida como Red, já que ganhou o nome do avô, é uma garota que tem alguns traumas em sua bagagem, como a morte da mãe, uma delegada que foi morta durante um serviço quando as duas estavam brigadas, o que deixou Red muito mal, e seu pai alcoólatra. 

O trailer não iria a lugar algum. E ali estavam eles seis, presos lá dentro, o descampado imenso e o pontinho vermelho esperando por eles lá fora.


A premissa é bem simples, lembrando até mesmo um pouco dos filmes de terror juvenis dos anos 90, onde uma ameaça persegue um grupo de jovens que só quer se divertir, já que aqui, Red se junta com mais cinco amigos em um trailer saindo da Philadélfia a caminho do Alabama.

Quando o pneu do trailer estoura ao parar para buscar dois dos passageiros e companheiros de viagem, todos percebem que o passeio talvez não seja algo tão relaxante e pacífico quando esperavam, já que todos os outros pneus do trailer estoura, o que torna óbvio que alguém está fazendo isso com eles, os acompanhando e aguardando escondido em algum lugar daquela estrada sombria. Essa pessoa nas sombras não quer simplesmente atrapalhar a viagem estourando os pneus com uma arma de mira, mas também expor alguém entre os seis que está escondendo algo.


Ela teve tempo de ter medo, todo o tempo do mundo, vidas se passando em segundos, ali, de joelhos.


Conforme a leitura avança, vamos nos apegando a cada um dos personagens, já que todos parecem ter seus segredos e mentiras escondidas, mas é quando vamos percebendo que alguém ali está trabalhando com o atirador que pode ou não acabar aniquilando todo o grupo é que percebemos que talvez estejamos amando um personagem traidor.

Todos os integrantes do grupo são bem interessantes. Red é aquela garota frágil que tenta ser forte e fria, Maddie, sua melhor amiga, é uma garota gentil e que apoia Red. Simon é o brincalhão, que quer ter bons momentos com os amigos, Arthur é amigo de Simon e o "crush" da Red e por fim, temos Oliver e Reyna, os mais velhos do grupo que já estão na faculdade e namoram há um bom tempo. Adorei que por mais que seja um grupo aparentemente simples, todos possuem bastante camadas. Arthur por mais que seja um cara legal, claramente tem muito mais escondido do que aparenta, já o relacionamento de Oliver e Reyna talvez não seja tão perfeito e saudável.

Ela olhou para todos ao redor, para seus rostos, e havia algo novo no ar do trailer. Não era medo nem confusão, eles já tiveram esses sentimentos. Era desespero, escancarado como Red nunca havia visto. E ela era especialista em desespero.


Toda a trama se passa em apenas 8 horas de viagem, ou seja, se inicia às 22h e termina por volta das 6h, onde os capítulos são divididos pelas horas passadas que intercalam com flashbacks para aprofundar a trama e os personagens. Cada um deles está preso no trailer nessas oito horas em uma estrada escura após pegarem o caminho errado e não possuem muito o que fazer além de seguir a vontade de quem quer que tenha orquestrado toda aquela situação que claramente foi muito bem planejada.

É um livro rápido, claustrofóbico e bem escrito, sem barrigas na trama e que ao que tudo indica é uma obra única. Adorei demais, me lembrando de filmes como Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Não esperava pelo desfecho que me foi entregue e isso me deixou de queixo caidíssimo. São seis amigos, mas como o título entrega, cinco sobreviventes. O final agridoce e surpreendente fechou a trama com chave de ouro e fez o livro se tornar um dos meus favoritos de 2023 e dos livros da Holly que li também.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

Nenhum comentário:

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]