resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Sem Coração


Olá, leitores!

Páginas: 416 | Autora: Marissa Meyer | Editora: Rocco | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Regiane Winarski | Classificação indicativa: +12

Sem Coração é uma leitura que o leitor já sabe o final, mas o que importa é o que acontece até lá. A história relata o que levou a Rainha de Copas, a antagonista de Alice no País das Maravilhas, a ser quem é. Já vi breves versões desse conto, mas adoro a escrita da Marissa Meyer, por isso quis conferir essa história escrita por ela.

Nessa versão, a futura Rainha de Copas se chama Cath e sonha em abrir uma confeitaria com sua melhor amiga Mary Ann. Enquanto Cath possui um talento enorme para doces, tortas e guloseimas em geral, a amiga é ótima em determinar as melhores possibilidades e entender sobre custos. Mas há impedimentos para o sonho acontecer. A protagonista é filha de um marquês, e seus pais, especialmente a mãe, esperavam que ela tivesse sonhos diferentes. Enquanto a Mary Ann, ela é a criada de Cath, sem tantas perspectivas para fazer o sonho dar certo.

Cath pode ter tudo isso desmoronando de maneira ainda mais rápida quanto o Rei de Copas começa a se interessar por ela, querendo pedir sua mão em casamento. A pressão para que aceite vem por parte de sua mãe, e ela vê seu lindo caminho para sua confeitaria se fechando lentamente. Logo quando o Rei demonstra seu interesse, Cath também conhece Jest, um Coringa novo no reino, mas com um interesse mútuo na protagonista.

Como é de se esperar, o livro é uma receita para o desastre. Cath é uma protagonista doce, totalmente diferente da impiedosa Rainha de Copas que virá a ser. O prelúdio arquiteta uma história que faz o leitor querer ter esperança, embora saibamos que o final será trágico. E ainda que conheça o destino principal, alguns fatos que contribuem para o feito causam abalos inesperados. Senti que isso deixou a história mais carregada de tragédia, como se na próxima vez que visse algo sobre a Rainha, meus sentimentos por ela fossem mais intensos e compreensivos.


A história tem uma beleza incrível com o mundo e os personagens conhecidos de Alice no País das Maravilhas, mas em suas versões anteriores aos acontecimentos originais. Cheshire, o coelho branco e o chapeleiro maluco foram minhas aparições preferidas, especialmente Cheshire, que tem uma conexão com Cath surpreendente. Já Hatta, o futuro chapeleiro maluco, tem alguns atritos com a protagonista, que são relevantes para seu plot final.

O desenvolvimento desse enredo começa lento, mas se torna envolvente. O romance gradual também é agradável mas, sinceramente, fui uma trouxa por querer me agarrar a ele sabendo que poderia acontecer algo decisivo para tudo dar errado. Jest e Cath são personagens puros, mas seus destinos podem ser cruéis. Mas nem sabendo disso consegui me desgarrar deles. A execução desse romance não é cheio de momentos melosos, mas pela forma como é escrito, é fácil sentir a intensidade.

A história é incrivelmente assertiva em criar um vínculo com o leitor. O conjunto disso resulta em mais intensidade para os momentos finais. E como já disse, mesmo sabendo o que acontece, não fica fácil. Pensei que meu sentimento mais forte seria tristeza, mas na verdade foi raiva. Alguns personagens contribuíram diretamente para Cath se tornar quem é, mas não sofreram como deveriam, e quando tudo explode, são eles que a olham como se não tivessem noção do que aconteceu para tudo estar como agora. Isso me gerou uma revolta imensa, e por isso fiquei chateada por alguns desses personagens não sofrerem como deveriam e até conseguirem seus desejos a custa da infelicidade dos outros.

Se essa era uma história para mexer com emoções, ela acertou em cheio. Adorei mesmo que tenha me deixado com raiva e triste. Haveria tantas possibilidades para os protagonistas se o destino não fosse tão impiedoso. O livro se tornou uma das minhas histórias favoritas desse universo, a escrita da autora tem leveza e intensidade, que deixou a história ainda mais expressiva.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

3 comentários:

  1. Oi Ley,

    Amei a resenha!!! Fico feliz que tenha gostado da leitura, também sou apaixonada por esse livro, inclusive fiquei até com vontade de reler agora.

    Beijos
    https://brenshelf.blogspot.com/


    ResponderExcluir
  2. Esse livro eu peguei em ebook há um tempo, mas nunca li. Acho que agora é hora de dar uma chance à obra. Ainda mais que eu gosto tanto do universo da Alice no País das Maravilhas e sempre fui curiosa pela Rainha de Copas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Apaixonada demais na sua resenha e fiquei cheia de vontade de ler, achei adorável a escolhas de personagens e fiquei curiosa

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]