resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Os Seis Grous [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 416 | Autora: Elizabeth Lim | Editora: Plataforma 21 | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Raquel Nakasone | Classificação indicativa: +14

Comecei Os Seis Grous apenas sabendo que era uma história inspirada no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm. Decidi ler o conto antes da leitura porque queria estar inteirada e saber quais elementos serviram de inspiração e quais os pontos seriam originais. A história tem muita coisa parecida uma com a outra, é interessante seguir a mesma linha, se tiver interessado no conto de fadas.

A leitura tem traços bem juvenis, começando por Shiori, que é a princesa caçula, e tem mais seis irmãos. Sua família é bem grande, repleta de alegria, mas o que vem aí parece contar os dias para separar os irmãos. Eles estão assumindo responsabilidades importantes para o reino, em breve irão seguir rumos diferentes, e esses são os últimos momentos que podem desfrutar dessa aproximação com um tipo desimpedido de responsabilidade. Shiori, mesmo adolescente, tem um noivo prometido e está prestes a conhecê-lo, mas embora seja importante para o reino, a protagonista não gosta de sua obrigação e tenta fugir a todo custo. Por um lado é compreensível, ela nunca viu o tal noivo, por outro lado, ela assume uma liberdade que não tem e desdenha de seus compromissos.

Shiori também pode se comprometer com algo mais perigoso se não tomar cuidado. Ela tem magia, embora seja algo proibido pelo reino e pelos deuses, algo sendo sujeitado a morte caso descoberto. Em suas descobertas sobre si mesma, ela também encontra um curioso Dragão, que pode ensinar mais sobre sua magia e guiá-la em alguns momentos. Esses momentos iniciais são repletos de descontração e descoberta. É mais para conhecer a protagonista e todos ao seu redor, com passagens para situar o leitor nessa fantasia.

As coisas se complicam de verdade quando a madrasta de Shiori descobre seus dons e amaldiçoa ela com uma tigela na cabeça, banida de sua magia e seus irmãos a virarem grous até o pôr do sol. E para cada som pronunciado de sua boca, um irmão seu morre. A partir daí o livro se torna mais urgente e Shiori enfim enfrenta os piores pesadelos que pode pensar. Ela passa por dificuldades impensáveis, e está totalmente de mãos atadas para salvar ela e seus irmãos.


Nessa jornada, a protagonista passa por descobertas que variam sobre ela mesma e sobre as pessoas ao seu redor. O que mais achei interessante é que, embora haja muitas características importantes do conto Os Seis Cisnes nessa história, também há uma variedade de aspectos novos e interessantes. E acima disso, a autora consegue preservar a tragédia constantemente presente nos contos dos Irmãos Grimm. A história tem um início mais tranquilo e vi que algumas pessoas reclamaram disso, mas achei compreensível para conhecer melhor o universo criado. Aos poucos, o livro se torna cativante, e fica mais fácil querer ler mais da história.

Os personagens são intrigantes, mas vemos mais da própria Shiori. Seus irmãos aparecem, embora de maneira esporádica. E, na minha opinião, eu iria amar ver mais do Dragão que a protagonista encontra no início. Ele tem uma personalidade forte, vem de um reino diferente e se mostra muito intrigante. Apesar de na sinopse parecer que ele está sempre com a protagonista, suas aparições não foram o suficiente para mim, e espero que isso mude no segundo volume.

E falando de personagens interessantes, Shiori tem a companhia de um grou de origami que se chama Kiki. Ela é um amor e foi criada a partir da magia de Shiori. Essa relação é bonita de acompanhar e faz parte do progresso da protagonista. Outro personagem que se torna um doce, vai surgindo da metade para o final da história e é o interesse amoroso de Shiori. Seria um grande spoiler falar mais sobre ele. mas de modo geral, gostei de como ele foi totalmente na contramão dos outros personagens e se tornou mais compreensivo que a maioria.

A história me agradou demais e seus pontos fortes, para mim, foi a constante aventura, a evolução da protagonista e as relações que ela constrói ao longo dessa trajetória, e não posso deixar de citar a reviravolta totalmente inesperada que ocorre nos momentos finais. Gosto de plot twist, mas esse aqui não tem nada a ver com um ápice de magia ou algo assim, tem mais a ver com as descobertas acerca de um personagem e isso é totalmente inesperado, considerando tudo o que acontece.

De maneira totalmente surpreendente, essa história me ganhou demais. A escrita também é maravilhosa, e apesar de ter capítulos longos, não senti ser uma leitura arrastada. O segundo volume foi confirmado para ser lançado em 2023 e promete explorar mais sobre os Dragões, por isso, estou extremamente ansiosa para conferir o quanto antes.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

5 comentários:

  1. Oii Ley,

    Que fotos lindas! Essa ilustração da capa também está lindíssima.
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?
    Que bom que foi uma leitura surpreendente. Eu gosto de tramas inspiradas em contos de fadas, então creio que irei gostar de acompanhar as aventuras de Shiori.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ley,
    Apesar de você comentar que o livro é mais tranquilo no começo, me pareceu que a leitura valeu muito a pena. Acho que o importante é esse processo de descoberta do qual a protagonista passa e o leitor acompanha.
    Ainda não conhecia o livro e nem o conto, gostei da sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Que livro mais lindo, achei bacana a história e bem surpreendente, vou procurar ele em físico pois muito lindo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro ano passado e gostei bastante, mas não foi perfeito. Achei a Shiori muito chata e mimada, mesmo passando pelos perrengues que passou. A Kiki foi uma protagonista melhor que ela, haha. Já o dragão eu também queria ter visto mais. Quem sabe no segundo volume ele apareça e dê algumas respostas, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]