resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Amor Não É Óbvio


Olá, leitores!

Páginas: 392 | Autora: Elayne Baeta | Editora: Galera Record | Ano: 2019 | Gênero: Romance | Classificação indicativa: +16

Íris sempre foi apaixonada por um garoto da escola e quando ele finalmente fica solteiro, ela sente que tem esperanças de ter algo com ele. Contudo, não é nisso que a protagonista se empenha. O motivo da separação do garoto é um mistério, mas a agora ex-namorada está namorando uma garota que deixa Íris totalmente curiosa a respeito dela. Agora, a protagonista resolve descobrir o motivo do término, investigando a então namorada da ex de seu interesse amoroso.

Fiquei genuinamente surpresa em como os esforços de Íris foram parar na garota, Édra Norr, já que seu interesse romântico é outro, mas até entendo a curiosidade. Édra é assumidamente lésbica e tudo nela parece intrigar Íris, desde manias banais. No entanto, Íris tem um tipo de obsessão pela garota, e quem está lendo sabe que algo mais está sendo despertado na protagonista, que envolve especificamente a outra.

O livro é uma típica comédia romântica adolescente, trata de assuntos sobre sexualidade e descobertas, uma leitura que seria perfeita se alguns anos atrás muitos de nós pudéssemos ter acesso tão facilmente, onde muitas pessoas poderiam acabar se identificando, assim como podem hoje. Íris é uma protagonista complicada, com atitudes impulsivas, que podem acarretar em consequências maiores.

Grande parte do livro passei sentindo um medo imenso pela personagem. Dá para saber de antemão o rumo do enredo, tem elementos clichês, mas envolvendo protagonismo LGBTQ+. Íris comete erros impulsionados diretamente por sua curiosidade a respeito de Édra. Ao longo do livro, as duas mantêm uma amizade ótima, com Édra sendo maravilhosa. Sinceramente me apaixonei por ela tanto quanto Íris.

A narrativa acompanha os sentimentos de Íris, que apesar de serem complicados, gostei bastante da forma descrita. Foi um livro rápido de ler, repleto de tensão, envolvendo os personagens em algo que faz total sentido no fim. Não somente a trama da protagonista é desenvolvida, outros personagens e seus dilemas são apresentados, abrangendo mais a história.

Embora o enredo se passe em uma cidade ficcional, tem elementos brasileiros, inclusive o amor da protagonista por novelas. Achei isso um adicional incrível. Os acontecimentos se entrelaçam perfeitamente em uma trama de novela, bem como Íris se pergunta às vezes. E as amizades feitas ao longo da história me cativaram demais.

A única coisa que me desagradou, foi a forma como Íris ficou obcecada por Édra. A conduta da garota não tinha uma lógica, tudo era movido por seus desejos, sem pensar nas consequências. E se ela conversasse abertamente e com franqueza, tudo seria mais fácil. Acredito que fez parte da construção da personagem, e parte da sua confusão inicial despertada pela outra garota, mas não concordei com tudo.

Por fim, foi uma leitura muito agradável, com romance lento, mas intenso. É uma excelente leitura para quem está em busca de comédia romântica adolescente. É divertido e rápido, e igualmente importante.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

Um comentário:

  1. Oi! Eu tenho este livro aqui faz um tempão, ganhei e acabei não lendo. Parece ter uma ótima história, fiquei com vontade de conferir. Te desejo um excelente 2023!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]