resenhas

[Resenhas][slideshow]

8 livros com protagonistas bruxas


Olá, leitores!

Aproveitando a onda de resenhas de livros para bruxas e curioses que tenho feito aqui no blog, me lembrei de obras literárias de ficção onde essas figuras não só estão presentes como também protagonizam as grandes histórias. Como amo tudo o que envolve o tema, admito que tive dificuldade de escolher alguns poucos para colocar aqui, então separei os que mais gostei.

AS BRUXAS DE MAYFAIR


A Anne Rice sempre vai ser uma das minhas autoras favoritas da vida. Criadora d'As Crônicas Vampirescas, ela tem uma outra série que se conecta a sua mais famosa, conhecida como "As Bruxas de Mayfair" que conta o legado da família Mayfair. A série conta com bruxaria, demônios e personagens que fazem parte de uma família com muitas mulheres poderosas, ambiciosas e extremamente inteligentes. É uma série que pode parecer um pouco confusa ou parada, principalmente para quem não conhece a escrita da autora mas que é um deleite total, principalmente porque as bruxas da autora fogem daquele estereótipo que já conhecemos.

Sinopse:
Após desfilar a fascinante galeria de vampiros e múmias que a tornaram uma das mais famosas escritoras americanas, Anne Rice mergulha no universo da bruxaria em 'A hora das bruxas'. Anne Rice mistura com equilíbrio elementos góticos e modernos, numa narrativa romântica, de extrema crueldade, mas de paixões arrebatadoras. Em 'A hora das bruxas', a autora mais uma vez exorciza seus demônios e fantasmas, narrando a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV. As bruxas de Anne Rice não pilotam vassouras - são mulheres mafiosas, ocultas sob uma delicadeza fútil. Para elas, a bruxaria é a ciência mais confiável.

AS BRUMAS DE AVALON



Esse é um grande clássico da literatura, que ajudou a popularizar a já famosa bruxa Morgana. Uma obra poderosa, que mostra um novo lado da lenda do Rei Arthur, com um grande foco nas mulheres poderosas que fizeram parte da vida do lendário rei, entre elas, Morgana das Fadas, ou Morgana Le Fay, Viviane - a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar. Essa obra foi uma das grandes responsáveis por essa minha paixão pelo tema e uma das maiores obras com bruxas, que além de tocante, também traz aventura, magia, traição e violência. 

Compre AQUI.
Sinopse:
Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito, e gerações e gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas.

A SAGA DAS OWENS


Sou muito apaixonada pelo filme dos anos 90 que adapta o segundo livro dessa trilogia, chamado Da Magia à Sedução. É um romance que apesar de não ser muito aclamado pela crítica, conquistou o meu coração quando ainda era uma criança. A saga das mulheres da família Owens para acabar com uma maldição que as acompanha há anos é apaixonante. É uma trilogia que indico a todo mundo que ama um romance com um toque de magia.

Compre AQUI.
Sinopse:
Há mais de duzentos anos as mulheres Owens eram responsabilizadas por tudo o que saísse errado na cidade.
Depois da história contada em As Regras do Amor e da Magia, em que tia Frances e tia Jet sentiram na pele o poder da antiga maldição relacionada às mulheres da família Owen, agora essa era também a sina de suas sobrinhas, Gillian e Sally!
Quando crianças, as irmãs eram alvo de comentários, consideradas estranhas, provocadas na rua, apontadas por onde passavam. Com sua casa centenária, poções exóticas e uma legião de gatos pretos, suas tias idosas quase pareciam encorajar os dons das meninas para a bruxaria. Mas tudo o que elas queriam era distância de qualquer coisa relacionada ao assunto.
Uma faria isso se casando; a outra, fugindo com seu namorado, um bad boy. Mas os laços entre as irmãs, assim como os caprichos do destino, as uniriam outra vez, como num passe de mágica. Será que Gillian e Sally aceitariam o poder que estava no sangue de todas as Owens? Conseguiriam se livrar de uma vez por todas da maldição que pairava sobre elas?

HEX



Diferente das obras anteriores, essa obra não faz parte de uma série. Uma bruxa sobrevive após ser condenada à fogueira e passa a rondar a cidade de Black Spring mesmo após trezentos anos, com os olhos costurados e arrastando correntes. Katherine Van Wyler é bem conhecida pelos moradores, que já se adaptaram às aparições da bruxa. O clima sombrio da obra é de arrepiar e a edição ajuda a criar essa ambientação. 

Sinopse:
Um jovem escritor vive em uma pacata cidade da Holanda, cercado por uma densa floresta. Os caminhos que ele precisa percorrer entre as folhas, moinhos e lagos o inspiraram a criar uma história macabra que, com sua originalidade e solidez, conseguiu tocar os corações assombrados dos mestres Stephen King, Joe Hill e George R.R. Martin. O terror holandês chega ao Brasil com Thomas Olde Heuvelt.Toda cidade pequena tem segredos. Mas nenhuma delas é como Black Spring, o pacato vilarejo que esconde uma bruxa de verdade do resto do mundo. Os moradores sabem que não se deve mexer com ela. Assim como aconteceu com as bruxas de Salem, Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira. Mas a feiticeira sobreviveu e continua rondando a cidade, mais de trezentos anos depois.Com costuras em seus olhos e correntes nos braços, Katherine aparece nos lugares mais improváveis quando bem entende, sussurrando a morte para quem chega perto o suficiente para ouvir. Assim como a Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe, ela enfeitiçou a alma da cidade de forma que escapar não é uma opção: quem se afasta demais tem a mente invadida por pensamentos suicidas, e muitos não retornam para contar a história.Os habitantes de Black Spring controlam os passos da bruxa 24 horas por dia através do hexapp, um aplicativo de celular desenvolvido especialmente para garantir que a bruxa não seja revelada para os Forasteiros. A vigilância constante aumenta o clima de paranoia na cidade, enquanto um grupo de adolescentes desafia as regras e resolve provocar a bruxa para ver se ela é tão perigosa quanto dizem.

REINO DAS BRUXAS


Esse é um livro que pode fisgar bem o leitor se você curte tensão entre personagens e mistério. A protagonista faz parte de uma família com bruxas, e elas são praticantes de bruxaria natural, com adição de mais alguns pontos fantasiosos. É uma obra com ambientação na Itália, bem incrível de acompanhar e super rápida.

Compre AQUI.
Sinopse:
Duas irmãs. Um assassinato brutal. E uma busca por vingança que envolverá o próprio Inferno…
 
Depois da saga que fascinou os darksiders e apresentou segredos de vilões históricos como Jack, o Estripador, o sanguinário Vlad, o misterioso Houdini e o maligno serial killer H.H. Holmes, a premiada escritora Kerri Maniscalco dá voz às poderosas forças da natureza. Em Reino das Bruxas: Irmandade Mística seremos encantados por personagens cativantes, daqueles que dão saudade depois que a história termina, e um enredo intrigante, perfeito para quem gosta de uma boa investigação.
Emilia e sua irmã gêmea Vittoria são bruxas que vivem secretamente entre os humanos. Uma noite, Vittoria perde o turno do jantar no renomado restaurante da família. Preocupada, Emilia vai atrás dela e encontra seu corpo totalmente profanado. Arrasada, ela parte em busca do assassino de Vittoria, desejando vingança a qualquer custo ― mesmo que isso signifique usar magia das trevas.
Em sua investigação, Emilia conhece Ira, um dos príncipes do Inferno dos quais foi alertada a vida toda para ficar longe. Charmoso, sarcástico e astuto, o príncipe demoníaco afirma estar do lado de Emilia, incumbido de desmascarar o responsável pelos assassinatos de mulheres ― bruxas ― que estão acontecendo em Palermo. Mas, quando se trata dos Perversos, nada é o que parece…

UMA BRUXA NO TEMPO


Aqui, a protagonista não sabe bem que é uma bruxa, mas descobre estar presa em uma maldição. O livro passa por várias épocas, que são a s vidas que a personagem já viveu. Tem uma expectativa de romance, mas também é um livro pesado.

Compre AQUI.
Sinopse:
Helen Lambert viveu várias vidas: uma jovem pianista na Paris dos anos 1890, uma atriz na Hollywood dos anos 1930, uma estrela do rock da década de 1970… só que ela não sabe disso. Até que ela conhece um homem que afirma tê-la acompanhado por séculos, que diz estar ligado a ela desde sempre. Helen não acredita nele. Afinal, sua vida é tão normal quanto a de qualquer outra mulher de seu tempo, que tem sua individualidade e sua carreira. Mas seus sonhos, muito vívidos, começam a lhe trazer de volta a memória de vidas interrompidas e um amor trágico. Presa em uma maldição, Helen será forçada a reviver os mesmos eventos sinistros que arruinaram suas vidas anteriores. No entanto, cada renascimento lhe trouxe poderes sobrenaturais que ela ainda não conhece, e é com esta versão empoderada de si mesma que vai desafiar o espaço e o tempo para quebrar esse feitiço… antes que seja tarde demais.

O BOSQUE DAS COISAS PERDIDAS


Um livro mais juvenil, e a protagonista veio de uma linhagem de bruxas, porém ainda não despertou seu dom. Ela insiste que é tão normal quanto qualquer outro ser humano, mas o leitor espera sempre algo acontecer. É um livro bem melancólico, com aspecto invernal, mas aconchegante. Dá um pouco de suspense, e ainda entrega mistério e romance.

Compre AQUI.
Sinopse:
Quando dorme, a floresta lhe permitirá uma passagem segura. Mas, se despertada, esteja preparado para correr! Envolvente e sorrateiro, O bosque das coisas perdidas vai te seduzir com magia e mistérios até que você esteja embrenhado demais em suas páginas para conseguir largar. Desde os primórdios dos contos de fadas somos ensinados a temer o que se esconde nas florestas escuras, e as florestas que cercam a cidadezinha de Fir Haven são ainda mais sinistras. Alguns dizem que aquelas árvores são mágicas. Outros, que são assombradas. Quando dorme, a floresta lhe permitirá uma passagem segura. Mas, se despertada, esteja preparado para correr. Nora Walker vem de uma longa linhagem de bruxas naturais que compartilham uma conexão especial com o Bosque de Vime e é essa conexão que a leva até Oliver Huntsman, o garoto que desapareceu durante a pior nevasca dos últimos anos. Ele deveria estar morto, mas foi encontrado vivo na floresta, sem qualquer lembrança do que aconteceu enquanto esteve desaparecido. Mas Nora pode sentir a presença de Oliver despertando a floresta, e não demora até perceber que, para manter as árvores adormecidas, ela precisará descobrir como o garoto a quem se apegou tão profundamente sobreviveu na floresta, e o que o levou até lá em primeiro lugar. O que Nora não sabe, porém, é que Oliver tem os próprios segredos ― segredos que fará de tudo para manter ocultos, porque parece que ele não foi o único a desaparecer naquela fatídica noite, duas semanas atrás… A autora de A maldição do mar está de volta com um romance assombrado em que contos de fadas sombrios e bosques encantados se misturam depois que um garoto dado como desaparecido é encontrado na floresta mágica e se apaixona pela bruxa determinada a desvendar seus segredos.

CONDADO MALDITO


Essa é uma graphic novel que aparenta ser bizarramente assustadora, mas não é bem assim. Nela, há cenas bem gráficas e criaturas estranhas. O conjunto disso transmite um pouco de terror, mas o enredo em si não causa tanto medo, pelo contrário, é mais uma história sobre uma adolescente que quer ter o poder de decidir quem ela pode ser e administrar todos os poderes que têm.

Compre AQUI.
Sinopse:
Emmy sempre soube que a floresta ao redor de sua casa estava cheia de fantasmas e monstros. No entanto, na véspera de seu aniversário de dezoito anos ela descobre que está conectada a essas criaturas ― e à própria terra ― de uma maneira que não imaginava ser possível. Aguarde na sombra do carvalho retorcido e ouça o balido das cabras. Condado Maldito: Bruxas & Assombrações é o primeiro de uma série de oito volumes a ser publicada pela DarkSide Books em parceria com a Macabra Filmes ao longo dos próximos meses, e chega para os leitores em uma edição assombrosa e com um tratamento especial de tirar o fôlego. Você está pronto para ver os cordeiros virarem lobos?

__
A minha saga como leitora é longa e por isso, muitas bruxas que me ajudaram a me deixar mais apaixonada pela leitura. Mas e você, qual é a obra com bruxas que você mais gosta?

7 comentários:

  1. Oi Larissa, tudo bem? Dos livros citados, só li As Brumas de Avalon e lembro de ter gostado muito. As capas desses livros são lindas. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa! Oi Leyanne!
    Eu quero muitoooo ler Da Magia a Sedução e Brumas de Avalon, são os que mais se encaixam no meu gosto. E este é um mês perfeito para começar essas leituras hein!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li pouquíssimos livros do tema, e tenho alguns aqui em casa que ainda preciso ler. Mas assisti o filme Da Magia à Sedução e amei demais. Não lembrava do livro e não sabia que era uma trilogia. Fiquei até curiosa agora!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já li alguns livros com bruxas, mas não foram tantos assim. O último que li foi A Maldição do Ex. Tenho enorme vontade de ler a obra de Anne Rice, mas ainda não tive oportunidade.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Gostei bastante das dicas e simpatizo com esse universo de bruxaria, ainda que infelizmente tenha lido poucos livros a respeito. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    desses eu só conhecia O Reino das Bruxas e Hex, porque sempre vejo essas capas pelas redes sociais, eu gosto de assistir filmes e series que não são de terror e que tem bruxas, mas livros com Bruxas eu li bem pouco, inclusive na minha lista de desejados tem um lançamento da rocco chamado A Natureza das Bruxas que quero ler.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]