resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Mulheres Extraordinárias: As Criadoras & A Criatura


Olá, leitores!


Páginas: 624 | Autora: Charlotte Gordon | Editora: Darkside Books | Ano: 2020 | Gênero: Ficção | Tradução: Giovanna Louise Libralon | Classificação indicativa: livre

Amo tanto a história da Criatura de Frankenstein que não cabe em mim mas nunca havia me passado pela cabeça conhecer um pouco mais da sua autora, sua história. Todo mundo que conhece a obra original sabe que ela se chamava Mary Shelley mas só. O tamanho do livro por si só já me assustou assim que chegou porque é um belo calhamaço mas a história é tão profunda e vai tão além que não me cansou.

Mary Shelley e Mary Wollstonecraft foram mulheres incríveis, de voz e também mãe e filha que não chegaram a se conhecer já que Mary Wollstonecraft faleceu pouco após dar a luz a sua filha que sempre se inspirava no trabalho da mãe.


A mãe foi autora de uma obra impactante da época chamada Reinvindicações dos Direitos da Mulheres que foi publicada no ano de 1792. Naqueles tempos o papel da mulher na sociedade era bem diminuto, então escrever tal obra fez dela uma das primeiras feministas conhecidas. Uma obra que buscava a igualdade de direitos para as mulheres, educação e independência desafiava vários dos costumes da sociedade naqueles tempos. Uma mulher com pensamentos "futuristas" já que também era abolicionista. 

Uma das coisas que mais gostei da obra foi de ver como a educação foi importante na vida de ambas, principalmente de Mary Wollstonecraft, já que foi com ela que conseguiu escapar de um lar abusivo e tempos depois ingressar no ramo de traduções. Mais ou menos nessa época, iniciou a sua carreia no ramo literário após frequentar círculos sociais mais intelectuais.


As lutas e percalços de sua mãe foram essenciais para transformar Mary na mulher que se tornou. Teve uma educação ótima e em muito se assemelhava a mãe. Foi incrível saber mais sobre as duas. Eu nem ao menos conhecia Mary Wollstonecraft e pouco sabia sobre a vida de Shelley então conhecer sua história e todos os percalços que tiveram que enfrentar em uma sociedade extremamente machista (Shelley não teria conseguido ao menos publicar Frankenstein em um mercado e sociedade predominantemente masculino se não fosse sua força). A forma como mãe influenciou filha mesmo sem as duas nem ao menos terem se conhecido é bonito de ler. 

Ainda estou surpresa de não ter tido nenhum conhecimento antes sobre ambas mulheres tão importantes e que lutaram tanto pelos direitos femininos mostrando que mulheres podem sim serem donas de suas vidas e tomar decições importantes. Me deixou com vontade de ler novamente "Frankenstein" agora sabendo melhor sobre sua autora e sobre como ela era incrível.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

23 comentários:

  1. Tens ai dois livros fantásticos que eu gostei muito! Obrigada por partilhares <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer! Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Uau, não conhecia esse livro, mas achei a proposta da história super interessante! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. louca pra ler esse livro '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem completo e uma obra repleta de informações novas sobre as autoras !!

      Excluir
  4. Oi, Larissa. Como vai? A obra parece-me incrível. Que bom que você gostou de o ler. Adorei a resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Também ando super adiando a releitura de Frankenstein, espero conseguir esse ano. Acho foda a história das duas Marys, apesar que a da Shelley tem um lado mais triste tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas Marys tem histórias sensacionais, né?

      Excluir
  6. Oi Leyanne,
    Eu já assisti ao filme da vida da Mary Shelley e gostei bastante, por mais que não seja um fã do terror em si, eu super leria essa obra!
    Fico interessada sobre a história por trás da obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi o filme, mas sempre vejo recomendações e preciso conferir.

      Excluir
  7. Olá, Larissa e Leyanne.
    Eu não sou tão fã assim da obra. Mas já li um livro sobre a vida da autora. Mas não citava tanto a mãe dela. Fiquei curiosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não li nada das autora e no momento não leria algo relacionado com ela, mas que bom que foi uma boa leitura para você. Acredito que fãs dela vão apreciar muito. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Leyanne, tudo bem?
    Livros assim mostram que mulheres são e sempre foram fodas, né? Mesmo com tantas coisas tentando impedir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Ameei a dica, deve ser um livro super interessante, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Ah, a mulherada desse mundo quando quer escrever algo épico, não tem nada que pare essa força. Não sabia da existência desse livro e já quero. Estou só esperando o meu Kindle...rsrsrs.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ao contrário de você, eu não curti muito a experiência de ler Frankenstein, mas foi mais por mim, que criei expectativas além das quais foram alcançadas lendo o livro. Mesmo assim, é um livro fantástico, pela época em que foi escrito, pelo que foi proposto e por quem escreveu. Eu só sei um pouco sobre a autora por causa de um apanhado histórico que tem no começo da edição da Darkside, mas nem sequer poderia imaginar que a mãe da autora era uma feminista também, além de ser a primeira da História! Já amei saber dessa veia que ambas tinham, mesmo sem conviverem, ainda conseguiram passar uma para a outra. Realmente deve ser um livro maravilhoso esse da história das duas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem toda obra consegue agradar a todos, né? Eu super entendo.

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

3 motivos para ler

[3 motivos][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

lidos do mês

[lidos do mês][grids]