resenhas

[Resenhas][slideshow]

4 livros com personagens que também adoram ler

 

Olá leitores!


Encontrar personagens com os quais me identifico é sempre bom. Para quem adora ler, é melhor ainda ler um livro e encontrar personagens que também amam ler. O tipo de personagem leitor é, para mim, um dos meus favoritos por diversos motivos: 1) posso me identificar, 2) sempre pego dicas de livros com eles, 3) temos os mesmos dilemas envolvendo a leitura e por isso não me sinto sozinha.


Existem outros motivos pelos quais adoro encontrar esse tipo de personagem nas minhas leituras, mas hoje irei indicar quatro livros que tenham personagens leitores. Tenho certeza que, assim como eu, você poderá se identificar com eles:


TRONO DE VIDRO



Celaena é uma assassina que sai da prisão por ordem do rei para participar de um torneio mortal. Só que a personagem também adora ler. No primeiro livro da série Trono de Vidro, ela fica no castelo do rei e também desfruta da biblioteca do lugar. Eu adoro quando há bibliotecas, assim como ler suas descrições. Celaena não nos indica nenhum livro porque a história se passa em outro universo, mas ainda sim vemos muitos trechos dela como leitora, e também várias frases envolvendo amor por livros que qualquer um que compartilha dessa paixão irá se identificar.


CORAÇÃO DE TINTA



O bom desse livro é que ele todo fala sobre um livro específico e, por extensão, também fala sobre vários assuntos do mundo literário. O protagonista tem um poder peculiar que tira personagens de livros ao lê-los em voz alta, e também é um médico de livros. A maioria dos personagens aqui são apaixonado pelo mundo literário e fica impossível não se identificar.


Por mais que a leitura seja comum entre eles, uma personagem em especial me conquistou. Elinor não é a protagonista mas se torna o alívio cômico dos livros por ser uma idosa rica com uma fortuna sendo boa parte torrada em livros. Ela também torna qualquer situação tensa em mais leve por sempre trazer referências da vivência de um leitor para o que ela está passando. É uma das personagens que mais me senti representada quando se trata de amar livros.


NEVERNIGHT



Mia é uma personagem em busca de vingança e por isso vai atrás da igreja da Nossa Senhora do Bendito Assassinato, uma deusa da escuridão. Lá ela segue os ensinamentos da igreja para se tornar uma assassina mais hábil e curiosamente na igreja há uma biblioteca chamada Ateneu que contém todos os livros já queimados, destruídos e etc. Mia tem o hábito de ler e passa a ir assiduamente ao Ateneu e até mesmo fazer uma quase amizade com o bibliotecário Aelius.


O legal é que os livros são mais trevosos, alguns envolvendo algo sombrio, mas tanto a personagem quanto  Aelius ganham destaque por sempre falarem de livros ou algo relacionado. Eles costumam ter diálogos ótimos e tem uma frase constantemente utilizada por Aelius que me identifica muito: "Livros demais. Séculos de menos."


AS PEÇAS INFERNAIS



A história dos livros se passam no século XIX e são um spin off da série Os Instrumentos Mortais. Nessa trilogia, há dois personagens: Will e Tessa, que são apaixonados por livros e sempre enchem a história com referências a eles. Algo notável é que pela trilogia se passar séculos atrás e ter personagens que gostam de ler, vemos alguns autores e suas obras também da época serem citados. Alguns autores clássicos dos quais gostamos, entre outros que alguns podem conhecer através da leitura. Foi por influência desse livro que li Um Conto de Duas Cidades e acabei adorando, então ainda recebi indicações ótimas.



ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

17 comentários:

  1. Oi Leyanne,
    Dos livros citados, eu só li Trono de Vidro e ADOROOOOO!
    Aliás, eu amo qualquer personagem que tenha referências literárias, mas Trono foi uma ótima experiência como um todo mesmo. Quero ler Peças Infernais logo mais!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi quando vi referências literárias em Trono de Vidro e também foi uma experiência ótima!

      Excluir
  2. Olá, Leyanne.
    Dos livros citados eu só não li ainda a Trilogia Mundo de Tinta, mas quero ler um dia. Para nós leitores é um prazer ler um livro e descobrir um leitor dentro dele. Estou lendo Uma loucura e Nada Mais e os dois protagonistas leem e conversam sobre os livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaa acredito que esteja sendo uma maravilha de leitura. Eu adoro ler livros que tenham personagens assim.

      Excluir
  3. Olá Leyanne.
    Gostei muito do seu post! Também acho muito estimulante quando encontro uma personagem que gosta de livros, porque me identifico com ela.
    Beijo

    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem legal quando encontro então fico toda empolgada haha.

      Excluir
  4. Oi, Leyanne como vai? Destes que você citou li Trono de Vidro e Nevernight. É tão legal quando isto ocorre não é mesmo? Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho tão incrível que preciso recomendar haha

      Excluir
  5. Eu acho fantástico quando temos um personagem que ama ler. É como se fosse um loop, de ler um livro de um personagem que lê um livro! hahahah Desses, eu li Coração de tinta e concordo com relação a Elinor. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elinor é tão maravilhosa! me identifico sempre com suas falas.

      Excluir
  6. Oiii Leyanne

    Aii o Will e a Tessa, eua doro essa trilogia, a melhor da Cassandra na minha opinião, e é bem bacana como os livros tem certo destaque na construção do romance.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Dos citados, só não li Coração de Tinta, mas os outros eu amo demais (mesmo Darkdawn com aquele final cagado dele)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, não tem como simplesmente parar de gostar de Nevernight kk.

      Excluir
  8. Oi Ley! Dos citados eu li toda a série Trono de vidro e comecei As Peças, as outras ainda preciso conferir. É tão legal ver um personagem louco por livros, a gente logo se identifica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São incrivelmente ótimos, eu adoro encontrar isso nos livros <3

      Excluir
  9. Adoro personagens que amam ler! Ainda não li nenhum dos mencionados no post...tenho que tomar vergonha na cara...rsrsrs

    NSMoraes.
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]