resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Urucumacuã


Olá Leitores!

Páginas: 660 | Autora: H. H. Entringer Pereira | Editora: Lura | Ano: 2017 | Gênero: Fantasia 

Tenho que dizer que a primeira vez que olhei para a capa desse livro, já me apaixonei. Adorei tudo ali, as cores e a forma como vários elementos do nosso folclore foram inseridos ali. Um capricho que só. 

Demorei um pouco a embarcar na leitura. Admito. Não sei se foi pelo fato do livro ser enorme ou se eu não estava com cabeça para esse tipo de leitura quando o iniciei mas o começo da história me prendeu por dias então fiquei presa ali sem avançar um bom tempo antes de finalmente conseguir sair daquele local de empaque.

O início da leitura foi realmente parado e chatinho e isso quase que me fez o abandonar. A introdução foi lenta mas o ritmo depois vai ficando mais agitado.

O livro conta a história de um príncipe que viveu em nossas terras há muito tempo atrás, a promessa de um tesouro enorme nas páginas e muitas figuras que costumamos ver em livros de fantasia estão presentes ali com um toque brasileiro, junto do Saci, do Boto-cor-de-rosa e por aí vai.

Logo no início da história temos um rei seguido as instruções de um mago enquanto espera ansiosamente pelo nascimento de seus filhos. Toda a descrição dos cenários é bem detalhada então dá para imaginar bem as cenas.

Achei bem legal que a autora inseriu esses elementos tipicamente brasileiros na história criando um pano de fundo um pouco diferente do que o que conhecemos para alguns personagens, como acontece no caso do Saci, por exemplo, que é vem de um povo diferente do que o nosso príncipe pertence.

A narrativa é um pouco diferente do que estou acostumada então acho que esse também foi um dos motivos da minha difícil adaptação a leitura no começo. É uma leitura bem cheia de elementos místicos, personagens com moral duvidosa e folclores.

É uma boa pedida para quem gosta de fantasia e quer se aventurar com algo nacional. Tenho pensado em dar mais uma chance ao livro, tentar ler de novo. Acho que também estava em uma má fase quando o li, já que depois que desencalhei do começo que me prendeu e fui me adaptando a narrativa diferente e a leitura fluiu bem.

Penso que teria aproveitado mais se fosse uma narrativa mais próxima do que estou acostumada mas isso vai do leitor mesmo além de ser uma questão de adaptação. Me digam o que acharam e me indiquem leituras com personagens do nosso folclore. 

Abraço! <3

14 comentários:

  1. Olá,
    Que capa linda!! Não conhecia esse livro e gostei de saber um pouco sobre ele ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Fantasia nacional precisa mesmo de destaque, não conhecia a obra mas parece tão rica que já quero ler! Engraçado que não conheço quase nenhuma obra que exalta nosso folclore.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço poucas, mas queria que houvessem mais.

      Excluir
  3. Oi Larissa, tudo bem? A capa é realmente apaixonante! Eu estou afastada das fantasias, mas é sempre interessante quando é uma obra nacional!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa como vai? Que enredo encantador juntamente com a capa. Não lembro de livros que abordem folclore nacional. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos que abordam, mas é sempre bom.

      Excluir
  5. Não sei se conseguiria me adaptar bem nessa narrativa diferente. Estou tendo problema com um livro que comecei justamente por causa desse fato. Eu tenho muita dificuldade com algo diferentão demais. Mas me anima o fato de ser folclore. Eu comprei uma trilogia nacional que fala sobre só por causa da mitologia. Se eu gostar, quem sabe depois eu não de uma vasculhada melhor sobre esse. A capa pelo menos é linda.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei a capa, mas desanima bastante quando a gente estranha a narrativa.

      Excluir
  6. Oi Lari, tudo bem?
    Nossa mitologia é tão rica em elementos diversos que eu adorei a ideia de um livro focado nisso.
    A capa é mesmo maravilhosa, fiquei impactadíssima. ♥
    Mas, assim como você, tenho um pouco de dificuldade quando começo uma leitura de fantasia, demoro um pouco pra absorver toda a vibe nova descrita.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Eu adoro ver nosso folclore ser valorizado. É complicado quando a escrita nos não nos cativa tanto.

      Excluir
  7. Essa capa realmente é linda! Me apaixonei logo de cara também. Só não sei se gostaria de ter uma introdução tão lenta assim...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A introdução realmente desanima um pouco.

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]