resenhas

[Resenhas][slideshow]

TOP 5 mapas mais fantásticos em livros de fantasia


Olá Leitores!

Os mapas que conhecemos servem para nos orientar e nos mostrar os vários caminhos a seguir. Os mapas em livros de fantasia possuem o mesmo intuito, porém se tratam de mapas de lugares fictícios e quem eles irão orientar, serão os personagens.

Os leitores também poderão ser orientados no decorrer da história. Os mapas carregam muito mais do que aparentam. São necessários para dar peso ao mundo criado pelo autor, como também termos uma chance de imaginar como seria aquele lugar descrito no livro.

Ele auxilia o entendimento dos lugares falados durante a leitura e podemos sempre consultá-lo enquanto lemos.

Irei listar os mapas que mais gosto, destacando os detalhes e a imensidão do mundo criado. Os fãs de livros de fantasia, já podem conhecer os mapas citados e concordar comigo sobre a beleza deles.

MAPA DE: Grishaverse

Há dois mapas no universo Grisha. O primeiro é menor e foca bem mais no não-mar, lugar onde habita alguns monstros. No primeiro livro da trilogia, vemos o mapa abaixo:


Nos demais livros, nos é apresentado o segundo mapa, ele mostra um pouco além do não-mar, mostrando o território completo. O que me fascina, é justamente a representação do não-mar. É um mapa bem detalhado e durante a história é possível conhecer quase todos eles.


MAPA DE: As Crônicas da Quasinoite

Os mapas da trilogia são um dos mais detalhados que já vi. Essa proeza é vista de longe pela quantidade de lugares, florestas, cidades, países retratados. Os livros possuem dois mapas fixos. O mapa da República de Itreya, e o segundo, o mapa da cidade de Godsgrave, uma das cidades mais citadas nos livros. O mapa abaixo é o de Itreya e podemos ver o território completo, assim como bastante detalhes.


O segundo mapa, da cidade de Godsgrave, é ainda mais detalhado, mostrando ruas, palácios, prisão, habitações e etc. O interessante, é que a cidade simula um corpo caído. Isso pode ser mórbido, porém a representação do corpo caído é fascinante. Todos os seus membros servem para alguma coisa e dá para notar que o corpo está sem cabeça. Ainda mais mórbido, não é?


MAPA DE: O Senhor dos Anéis

Os livros são uma aventura fantástica e o legal é acompanhar isso pelo mapa. Desde O Hobbit até a finalização de O Senhor dos Anéis todos esses lugares são citados e o mapa chega a ter um valor sentimental. A beleza dele também é indiscutível.


MAPA DE: Game Of Thornes

Há diversas representações do mapa de Game of Thrones e gosto desse por se tratar de uma expansão onde dá para olhar quase tudo. A vastidão do universo é enorme, e nos mapas dos livros não é possível ver todo esse território. Vemos tantos desses lugares citados e olhando o mapa direitinho, podemos notar o quanto esse universo é extenso.


MAPA DE: A Roda do Tempo

Esse é um dos universos mais expansivos que já li. São uma série de catorze livros, e eu já li até o sexto (só tem 6 volumes lançados no Brasil). Mesmo ser ter lido os demais, já notei a imensidão desse universo. Conheci muito desses lugares lendo-os, porém ainda há  muitos que não foram visitados. Os livros acompanham os personagens viajando por esses lugares e as várias culturas. Parece um universo pequeno olhando para o mapa, porém é tão vasto e bem construído que o mapa o torna ainda mais real.


6 comentários:

  1. Oi, Leyanne tudo bem? Que mapas maravilhosos! Adorei poder visualizá-los. Fico imaginando estar presente dentro do mapa. Desbravando os lugares, muito legal. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o mapa do Grishaverse. Se não me engano, em King of Scars, ela continuou expandindo.
    O de Nevernight também é bonitão
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?
    Adorei a seleção de mapas que você fez. Lindíssimos!
    Eu incluiria o de Filhos de Sangue e Osso também, que é muito bem feito.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Os mapas dão um charme total nos livros, né não? Tô babando aqui em cada um, principalmente o de GOT, mas sou suspeita para falar, já que sou fã dos livros, antes mesmo deles virarem febre como série da HBO... rs Mas acho que dos que você citou, exatamente o de GOT parece ter um layout (nem sei se posso usar esse termo para mapas, rs) mais moderninho, ao contrário do das Crônicas de Quasinoite, que tem até o capricho dos mapas antigos que tem nos nossos livros de História real...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne.
    Se tem um mapa no livro já é meio caminho andado para eu gostar. Eu amo ficar voltando ao mapa para ver onde os personagens estão no momento e onde precisa chegar, essas coisas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Que incrível. O meu favorito é de GoT.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]