resenhas

[Resenhas][slideshow]

O modo errado de ser influenciado por influenciadores


Olá Leitores!

Temos sempre que ficarmos alertas em como estamos sendo influenciados diante de tantas páginas que seguimos em tantas redes sociais. A internet pode ser considerada um limbo do qual entramos, e também é bem difícil sair. Em páginas de livros, também é necessário manter em mente que podemos ser levados a considerar opiniões como sendo absolutas e avaliarmos mal uma leitura. Quero deixar um alerta a várias coisas que pensamos que não nos influenciam e acaba por ser algo ruim:

A RESENHA É UMA AVALIAÇÃO PESSOAL

Resenhas são baseadas na opinião pessoal da pessoa que resenha sobre o livro. Podemos ver resenhas que falam bem do livro e achar que aquela obra é maravilhosa. Assim como podemos crer que uma resenha em que o livro não lhe agradou, pode ser vista como sendo um livro ruim. Ambos os exemplos que dei são tênues e podemos tirar conclusões péssimas se não nos atentarmos de que, por mais que uma resenha seja uma avaliação, ela é totalmente pessoal, portanto a experiência que vemos nela pode ser algo diferente do que teremos ao ler o livro.

Recomendo que você veja várias resenhas sobre o mesmo livro, inclusive de páginas que tenham o mesmo gosto literário que o seu.

ESTRELAS REALMENTE AVALIAM TOTALMENTE UM LIVRO?

Vemos bastante avaliações com base em estrelas ao fim ou no início de resenhas (aqui mesmo no blog, costumo utilizar no final). As estrelas são um modo rápido de avaliação e não uma maneira para diminuir o livro. É comum vermos um livro ser avaliado com três estrelas e já o consideramos ruim, mas ele é ruim? As estrelas são superficiais e isso não significa que a experiência de leitura foi ruim.

Na verdade, isso varia bastante e pode ser por "n"s motivos distintos. Com base nisso, o melhor a fazer é ler cuidadosamente a resenha e se manter atento nos motivos para o livro ter determinada avaliação.

AVALIAÇÕES POR APLICATIVOS DE LEITURA

Já li alguns livros maravilhosos que ao pesquisar no Skoob, tinham uma avaliação baixíssima e ao pesquisar o mesmo livro no Goodreads, a avaliação era ótima. O contrário já aconteceu e provavelmente acontecerá muitas outras vezes. Esses aplicativos nos mostram uma opinião geral do que as pessoas acham do livro e talvez podemos interpretar isso de uma maneira literal.

Afinal, se tal livro foi rebaixado pela maioria, ele é ruim? A resposta é você quem vai determinar. Você acha que vai curtir a leitura? Neste caso, recomendo que não confie no que a maioria ache, porque isso não atesta que a leitura será maravilhosa. Leia por sua conta, a experiência terá que ser unicamente sua.

LIVROS HYPADOS PRECISAM SER BONS?

Quem nunca leu aquele livro que estava na boca de todo mundo e se decepcionou? É muuuito comum isso acontecer e o que recomendo é: NÃO CONFIE NO HYPE. As vezes o acúmulo de expectativas fazem com que a leitura seja decepcionante e o melhor é avaliar se a leitura irá ou não lhe agradar.

4 comentários:

  1. Oi, Leyanne tudo bem? Muito pertinente o seu post. Maioria das pessoas que eu conheço só leem livros com resenha positiva, se a resenha for negativa elas não leem o livro. Este comportamento é sem dúvida um grande equívoco, já que opiniões diferem uma das outras por várias questões, e além do mais o que agrada uma pessoa, pode não agradar a própria pessoa em questão. A questão do hype dos livros é muito levada a "se todo mundo fala bem do livro" esse livro é bom. Contudo não necessariamente o livro hypado é bom, dependerá exclusivamente de quem o ler. Por isso é aconselhável não ir na "onda" dos outros e sim na sua própria "onda". Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,

    Adorei o post, pois conheço algumas pessoas que acabam deixando de ler um livro só porque viu em algum lugar que alguém não gostou. Acredito que cada um tem a sua opinião e o importante é você pegar um livro para ler sem pensar no que os outros disseram, pois a leitura pode ser bem mais proveitosa do que você pegar um livro já com um pé atrás.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ley!
    Concordo totalmente quanto aos apontamentos. Eu faço questão de colocar no final das minhas resenhas que são negativas que é algo meu, uma opinião pessoal e peço que a pessoa tente sua experiência. Eu acho pessimo generalizar e impedir que alguém se de uma chance.
    As estrelas tambem. Eu pontuo para ter uma organização pessoal, mas no geral não é algo definitivo. Vira e mexe eu repenso e mudo KKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Um post super necessário, especialmente em tempos de internet e tudo se baseia em resenhas. Eu mesma uso estrelinhas no final das minhas, mas isso reflete apenas a minha opinião. Gosto de levantar a bandeira de que gosto é algo pessoal e cada um tem o seu, só porque dei 3 estrelinhas, não quer dizer que o livro seja de todo ruim, mas no meu gosto, ele não alcançou tanto as expectativas quanto pensei. Infelizmente as pessoas estão se influenciando demais com o gosto alheio e acabam seguindo nossos passos, em vez de testar por elas mesmas e tirar suas próprias conclusões.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

3 motivos para ler

[3 motivos][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

lidos do mês

[lidos do mês][grids]