resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Abismo do Mal


Olá Leitores!

Páginas: 264 | Editora: Lura | Autor: Vários | Ano: 2019


Desde a primeira vez que li sobre Lovecraft, uma parte do meu coração já passou a pertencer a ele. Tinha uma ideia completamente diferente sobre o autor e por conta disso fiquei bem surpresa positivamente após ler algumas de suas obras.

Eu havia imaginado um tipo de horror mais sanguinário, trash e puxado para violência mas me deparei com um horror mais psicológico, onde muitas vezes as criaturas são apenas citadas, o que faz com que todo o horror presente ali seja fruto da mente do protagonista ao deixar o medo tomar conta. 


Suas criaturas são grandiosas, poderosas e grotescas. Os cultos a elas pertencentes correm por todo o mundo onde seus seguidores aguardam pacientemente seu retorno triunfal. Lovecraft deixou a sua marca na literatura e influenciou autores, diretores e criadores de jogos. É possível notar sua marca em várias obras da cultura-pop.

Por conta de toda essa grandiosidade do autor, quando esse livro chegou para mim, eu fiquei bem animada. Ele prometia juntar toda a grandiosidade de Lovecraft e seu universo com o Brasil, através de contos de 32 autores brasileiros.

Cada um dos escritores da obra trouxe um pouco da obra de Lovecraft através do seu olhar, criando toda uma aura sobrenatural em suas histórias. Alguns conseguiram fazer isso de forma rica, me fazendo lembrar perfeitamente das obras do autor, porém sem ser uma cópia. Mas alguns outros tentaram e não se saíram tão bem nessa tentativa.

A Lura trabalhou muito bem não só na capa como também na diagramação da obra. Cada conto tinha uma arte simples porém bonita em seu início. No geral foi uma obra boa, que trouxe com de forma magistral, na maioria dos contos, todo o horror cósmico de Lovecraft para terras brasileiras.

Gostaria de ler mais livros nesse estilo, principalmente homenageando autores tão consagrados em determinado gênero literário. Todos os envolvidos na criação dessa obra estão de parabéns pelo capricho.

4 comentários:

  1. Olhando para essa capa eu também imaginaria um horror mais sanguinário. Interessante a história ser assim diferente. Apesar de não fazer muito meu estilo, gostei da indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne

    Eu nunca li Lovecraft. Eu também prefiro um horror psicológico, mas não quando há monstros envolvidos. Para mim o verdadeiro horror vive dentro de nós, eu gosto quando a pegada é mais mental.
    Interessante a ideia de fazer essa homenagem, e a capa está bem bonita!

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne.
    Uma das minhas metas é mesmo ler mais desse gênero. Ainda não li nada do Lovecraft mas sinto que preciso.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larissa!

    Gratidão pela resenha e forma como homenageou o trabalho da Lura Editorial.
    Os autores que compõe a antologia são fenomenais e, suas escritas nos encantaram!

    Acredito que seus leitores irão gostar desse livro que é incrível. \o/
    Abraços,

    Daniel Moraes
    Lura Editorial

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]