resenhas

[Resenhas][slideshow]

6 maiores vilões da literatura

Todo leitor que se preze, com certeza já se viu diante de um livro onde o vilão deixou seus nervos a flor da pele. Com o passar dos anos, os escritores nos deram um bom número de personagens malvados que nos marcaram. Alguns até conseguem fazer com que a gente goste e torça por eles, outros apenas nos fazem desejar que o mocinho da obra lhe dê o que merece. 
Eu mesma tenho a minha pequena listinha de vilões dos livros que mais me marcaram então vim trazer o meu Top 5 para vocês. Claro que é apenas a minha opinião. Se eu fosse colocar todos os vilões que me marcaram aqui, o post não teria fim. 



6. Miguel - A Batalha do Apocalipse (Autor: Eduardo Spohr)
Para começar, trouxe um vilão criado pelo brasileiro Eduardo Spohr. Aqui o Arcanjo Miguel é o líder dos arcanjos e um tirano determinado a acabar com a humanidade, após sentir inveja dos humanos. A história é muito bem escrita pelo autor que conseguiu criar ao redor de Miguel uma aura assustadora em um personagem que não hesita em momento algum quando o assunto é alcançar seu objetivo, mesmo que isso signifique que tenha que destruir qualquer um que entre em seu caminho. Fica a dica para uma ótima leitura nacional. 

5. Ernesto Vidal - O Labirinto do Fauno (Autores: Guillermo Del Toro e Cornelia Funke)
Não sei se esse personagem está na lista pelo fato de eu ter lido esse livro muito recentemente e que por conta disso as suas maldades ainda estão bem frescas na minha memória ou se é porque ele junto com a sua aura de superioridade e comportamentos ditatórios e egoístas me enojaram durante toda a obra. Ele definitivamente merece o seu lugar aqui. Vidal ou Lobo é um homem mau, cruel e sádico, com um orgulho altíssimo e que se diverte com o sofrimento do outro. Um nojo.

4. Tyler Durden - Clube da Luta (Autor: Chuck Palahniuk)
Chuck está entre os meus autores favoritos da vida por conta da sua criatividade para criar personagens problemáticos com um toque de loucura e insanidade e é justamente por causa disso que Tyler está aqui. Você provavelmente conhece o personagem por conta da adaptação em que Brad Pitt lhe deu vida mas aqui vai: Tyler é bonito, simpático, tem uma lábia e influência enorme sobre as pessoas porém é louco, insano e com objetivos mais malucos ainda. Definitivamente um perigo para os que vão contra os seus ideais.

3. Sauron - O Senhor dos Anéis (Autor: J. R. R. Tolkien)
Acho que muita gente que teve a oportunidade de ler as obras de Tolkien, colocaria Sauron como um dos vilões mais marcantes em suas listas particulares. Aquele grande olho em Mordor que aparece nos filmes é inesquecível, assim como todo o seu legado. Não é bem assim que ele é representado nos livros mas seu impacto não diminui. É o tipo de vilão que todo leitor deveria ter a oportunidade de conhecer através das páginas. Sem contar que ele tem todo um pano de fundo muito rico para que a gente o conheça melhor.

2. Voldemort - Harry Potter (Autora: J. K. Rowling)
Fiquei em dúvida se colocaria aqui o Voldemort ou a Dolores Umbridge que é outra vilã da Saga HP inesquecível porém acho que Tom M. Riddle consegue superar a mulher com cara de sapo que perturbou todo mundo no quinto livro da série. Lord Voldemort tem ideais problemáticos com relação a pureza de sangue, é cruel apesar do seu jeito educado e espalhou o terror pelo mundo bruxo. Sem contar todas as coisas ruins que fez para conseguir chegar onde chegou, alcançando o status de um dos maiores bruxos das trevas de todos os tempos.

1. Randall Flagg - A Dança da Morte (Autor: Stephen King)
Quem me acompanha pelo meu blog, o Parágrafo Cult, com toda a certeza já deve saber que Stephen King é o meu autor favorito. A grande variedade de vilões hoje até famosos na cultura pop que ele criou é enorme, como o palhaço dançante Pennywise do livro IT, a enfermeira louca Annie Wilkes de Misery ou o Hotel Overlook de O Iluminado que nem mesmo é humano. Porém Randall Flagg se destaca mais do que todos. O personagem aparece em mais de uma obra do King, como em A Dança da Morte, Os Olhos do Dragão e até mesmo na maravilhosa série A Torre Negra. Ele pode confundir os leitores porque algumas vezes aparece com nomes diferentes mas quem está familiarizado com as obras do autor o reconhece na hora. Randall Flagg é a personificação do mal, um feiticeiro extremamente talentoso e malvado. Suas habilidades incluem necromancia, profecia e até influência sobre humanos e animais.

E você, qual é o seu Top 5 de vilões literários? 

2 comentários:

  1. Oie Larissa,
    Só conheço Voldemort e é um super vilão, imagino que os outros sejam tão ruins quanto rs.

    Que o Ano Novo seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo. Feliz 2020!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Hey Larissa! Tudo bem?
    Eu tinha vontade de esfregar a cara do Ernesto Vidal na parede kkk
    Comecei a ler agora o senhor dos anéis e ainda vou conhecer esse vilão.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]