Indicação - Livros que me ajudaram a amar a leitura quando criança

12 de outubro de 2019

Olá Leitores!

Hoje é o dia das crianças e esse dia é muito especial e nos faz lembrar o quanto é importante incentivar a leitura para os pequenos. Existem ótimas dicas para introduzir uma criança na literatura, você pode conferir um post especial sobre dicas aqui. Para nós que já temos algum tempo nesse mundo da leitura, sabemos que o incentivo é importante e que sempre há aqueles livros que ficam guardados para sempre na nossa memória, por ser responsável em nos fazer amar a leitura.

Tenho alguns livros que considero muito especial, por fazer justamente parte da minha infância. Eles com certeza fizeram parte também da vida de outras pessoas de forma igualmente marcante:

UM BILHÃO PARA BORIS
Essa com certeza foi a história mais divertida que li na infância. Eu passava bastante tempo lendo quadrinhos e eram extremamente divertidos, mas esse livro em destaque foi muito especial por me apresentar a uma ficção, que até então eu não tinha lido nada. É uma história envolvendo adolescentes e dei bastante risadas e me perguntava "como ninguém nunca leu isso?". Este livro me apresentou também ao gênero infanto-juvenil, ele tem palavras simples, enredo maravilhoso e é viciante. Foi um dos melhores livros da minha infância e ainda guardo a mesma edição usada que ganhei.

POLIANA
Esse foi meu primeiro contato com a literatura clássica. Minha mãe comprou ele, leu, se emocionou e disse que tinha certeza que eu iria adorar, e até mesmo me comparou com a pequena Poliana algumas vezes. Isso me instigou bastante e também li essa história. Posso dizer que foi inevitável me apaixonar. Apesar de ser um livro clássico e ter uma linguagem da época, a escrita é incrivelmente deliciosa e fluida. Terminei ele super rápido para os padrões de uma criança. Ele sempre esteve guardado na minha memória e essa história me marcou para sempre.

POLIANA MOÇA
Ele é uma continuação de Poliana, da mesma forma fluída e bem escrita e já conta uma nova história  da personagem quando está mais velha. A leveza da história me fez amar ainda mais todo o enredo. Li ele quando já era pré adolescente e senti uma nostalgia enorme do anterior, o que enfatiza ainda mais o fato de Poliana ser muito especial. Esse contato com livros clássicos me preparou para uma escrita mais séria e fico feliz por isso. Sempre recomendo eles para quem está iniciando no gênero.
___________________________

Todos temos esses livros especiais, mas quando me lembro de infância, assimilo logo a esses livros, e você, também teve algum livro que te marcou? Qual? E dos livros acima, qual você já leu?

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Acredita que não conhecia esses livros? Fiquei interessada em Poliana, irei procurar para ler.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum desses, acredita? Porém conheço os títulos. Da minha infância, o que foi essencial nessa minha jornada pela leitura foi a Coleção Vagalume. Nossa, devo tudo a ela, principalmente ao livro O Caso da Borboleta Atíria. Outros livros essenciais para ajudar nese meu amor pela leitura foram O Menino do Dedo Verde e Peter Pan (inclusive, a minha edição tem uma dedicatória feita por mim mesma na minha letrinha infantil, dizendo sobre como eu amava o personagem).

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post. Sempre temos livros que nos marcam. Eu quero muito ler Poliana.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Logo que aprendi a ler minha mãe me deu muitas HQs, mas os livros da coleção Vagalume também me fizeram me apaixonar mais pela leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olááá!
    Eu adoro livros, não conhecia esses, mas me interessei!
    Beijos, adorei seu blog. <3
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leyanne!
    Não li nenhum desses, mas um que me ajudou na infância foi Bisa Bia, Bisa Bel.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne
    Ainda não conhecia nenhum dessa lista mas fiquei apaixonada por Poliana Moça. Parece ser fantástico.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post, quando era criança amava ler, principalmente histórias de conto de fadas. Esses livros geram uma memória afetiva única! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, muita gente fala sobre Pollyana, mas eu nunca li, acredita? Um que me marcou muito foi 'Amãe da filha e a filha da mãe', foi o primeiro livro que ganhei de presente. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leyanne.
    Os livros que me marcaram foram s da série Vagalume. Mas li os dois da Pollyanna também hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Poliana eu já li, tenho em casa e é lindo ( nada a ver com a novela ), já Poliana moça eu conhecia, mas ainda nãoli. Adorei ás dicas.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.