resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco


Olá Leitores!

Páginas: 320 |Editora: Wish |Autor: Thomas Prest e James Rymer |Ano: 2018

Sweeney Todd é uma história lançada originalmente no século XIX em periódicos nos jornais de Londres. Seu gênero percussor naquela época era Penny Dreadfuls e Penny Blood, que são histórias mias sangrentas do terror na era vitoriana. Acredito que Sweeney Todd deve ter perturbado muitos sonhos com toda sua história perturbadora.

Todd, aparentemente um simples barbeiro da Fleet Street, mantinha seu negócio e frequentemente contratava ajudantes para tarefas simples. A história dá início quando ele contrata o novo ajudante Tobias.

Logo nas primeiras vezes em que Todd atende um cliente, Tobias nota que há um ciclo: Pessoas entram, em alguns casos ele é dispensado, quando volta, o cliente foi embora e deixou seus pertences. Tobias começa a questionar isso e suspeitas se iniciam a respeito do seu patrão.


Algumas pessoas o consideravam um homem relaxado e inofensivo, sem mito juízo, e às vezes até o julgavam um pouco maluco;mas outras balançavam a cabeça incrédulas, quando falavam dele.

Porém, um certo cliente que "foi embora" da barbearia deixando seus pertences, tem uma história própria. Ele está ali para dizer a uma donzela que seu namorado morreu em alto mar e lhe deixou um colar de pérolas. A partir daí, uma trama cheia de detalhes se inicia. A donzela chamada Johana está esperando por seu namorado na data marcada e quando ele não vem, decide investigar.

Mas as pessoas se cansam de coisas boas. E todas mundo sabe muito bem que a natureza humana se torna insatisfeita.

 

Mas a história não é só isso. Há uma casa de tortas da Fleet Street famosa por suas tortas de crane e vitela. Incrivelmente, qualquer pessoa que experimenta, se apaixona pela torta e vira um cliente fiel. A história parece fácil de se desenrolar.
 
Desde o início é bem claro que Todd mata suas vítimas mais ricas, fica com os pertences e em seguida, fornece o corpo delas para servir como recheio para as tortas da Sra Lovett. Só que os personagens não sabem de nada. A apreensão está nisso.

E com um raciocínio estranho, homens como Sweeney Todd conformavam-se em cometer crimes mais hediondos com base no que eles chamam de política.

Quem imaginaria? Em meio a um oceanos de pessoas desaparecendo, quem iria desconfiar nas atrocidades que Todd e Lovett faziam? É fácil imaginar isso nos dias de hoje, mas em uma Londres vitoriana, isso seria mais macabro do que aparenta.

Sabemos quem é quem  na trama e de início, imaginei que iria simpatizar com Todd, porém ele chega a ser repulsivo. Uma pessoa sem escrúpulos e sem motivos para fazer o que faz, mas apesar do livro se tratar de um clássico, a leitura é muito tranquila.

A história é viciante e a gente torce a todo momento para Todd levar a pior. Uma personagem que me surpreendeu bastante foi Johana que parece uma típica dama, mas que toma as rédeas da situação e corre atrás para saber o que aconteceu.


Nenhum comentário:

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]