resenhas

[Resenhas][slideshow]

Diferenças entre mangás e hqs, e como ler cada uma



Olá leitores!

Mangás e Hqs também são literatura e de vez em quando pego um ou outro para ler. São histórias que adoro e um tipo diferente de leitura, bem mais rápida e flui bem melhor por ter imagens para o leitor assimilar. Há uma constante confusão entre hqs se parecerem com mangás e esse post é justamente para tirar essa dúvida.

Apontarei as principais diferenças entre eles e o motivo de haver tais diferenças. As duas coisas são leituras cada vez mais comuns, mas para quem está conhecendo agora tudo isso e pouco familiarizado, é sempre bom uma explicação para ficar mais fácil de diferenciar.

HQS

Traços: Em hqs, é possível notar que os traços são mais diversificados dependendo da história. Histórias em quadrinhos podem ter coloração, como em edições de luxo ou especiais.

Desenvolvimento: Na hq, o arco de uma história pode durar em média 7 a 10 capítulos. O desenvolvimento costuma ser mais rápido, as cenas de ação também são priorizadas e bem detalhadas. Os lançamentos da hq geralmente são mensais, e por edição.

Leitura da esquerda para a direita: O sentido da folha quando for lido é da esquerda para a direita e a orientação da página segue a mesma direção.

As mais conhecidas: As Hqs da Marvel e DC Comics são bem mais conhecidas. Você já deve estar familiarizado com Liga da Justiça ou Vingadores. Essas são as mais populares. Gosto principalmente das hqs da Liga da Justiça, são as que mais acompanho.


MANGÁS

Traços orientais: Os mangás são orientais e os criadores tentam colocar isso também na história. Os traços representam bem essa nacionalidade. Os mangás geralmente são publicados em preto e branco.

Desenvolvimento: Com uma demora maior no desenvolvimento da história, em mangás é possível perceber uma possível "enrolação" quando se trata disso. Há mangás com mais de 300 capítulos e sem previsão de finalizar e a história continua boa. É comum se deparar com isso, assim como os lançamentos sem mais frequentes.

Leitura da direita para a esquerda: A leitura do mangá pode ser algo complicado e talvez seja a coisa que mais confunde o leitor na hora de ler. Mas é algo fácil de ser resolvido. O mangá é lido como se fosse começasse no fim e terminasse no início da forma como lemos. Os quadrinhos das páginas são lidos da direita para a esquerda e as passagens das folhas também seguem a mesma orientação.

Ramificações: Hoje em dia existem diversas ramificações de mangás, como Yaoi (mangás de romance gay), entre outros. Gosto de ler de tudo, então sempre me aventuro por eles. Meus preferidos são Shingeki no Kiojiin Tokyo e  Ghoul.

Um comentário:

  1. Oi Leyanne,

    Eu adoro HQs e mangás e sempre que posso estou lendo eles.
    O pessoal realmente confunde na hora de ler mangás, mas depois a gente acaba acostumando.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]