resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Caixa de Pássaros

Olá Leitores!

Páginas: 272 |Editora: Intrínseca  |Autor: Josh Malerman | Ano: 2015

Sei que acabou a hype do livro Caixa de Pássaros, muita gente já até assistiu ao filme e etc. Mas enfim consegui ler ele com o projeto #estantezero. Não sabia ao certo se iria gostar tanto dele, muita gente já me disse que ele era bastante aberto, e tenho um pé atrás com isso. Mas enfim, preciso contar o que esse livro me causou. Tudo foi baseado em teorias e desespero haha.

"Será se há  um momento em que as nuvens do céu passam a existir apenas em suas mentes e o único lugar onde seus filhos se sentirão à vontade será atrás do tecido negro das vendas?"
Ao que tudo indica, aconteceu algo muito, muito ruim com o mundo. As pessoas não podem sair nas ruas com os olhos abertos pois acabam se suicidando. Isso é bem estranho, não? E o pior, são as várias teorias sobre o que pode estar causando isto. Especulam que são criaturas e até mesmo contaminação no ar. O fato é que pessoas estão morrendo ao sair fora de casa ou olhar pela janela. Mas não temos noção alguma da causa, já que todos que ficam cara a cara com a "criatura" morrem.
"Parece que uma gaiola se fechou com todos eles dentro. Uma caixa de papelão. Uma caixa de pássaros. Bloqueando o sol para sempre."
Tudo isso aconteceu a quatro anos. Malorie, vive com seus dois filhos de quatro anos em uma casa e não vê a luz do dia a muito tempo. Ela enfim planeja sair dali para encontrar um lugar seguro em outro lugar. Como tem um  rio a alguns metros da casa, ela decide usar um barco para ir. Tudo parece moleza, mas lembre-se que tudo isso será feito de olhos fechados.

"Sim, o mundo atrás da venda é de um tom cinza e doente."
Deu para sentir o desespero daí? Estamos falando sobre seres/vilões/criaturas das quais não conhecemos, mas que causa suicídio espontâneo a apenas uma olhada. Durante o livro inteiro, Malorie fica dentro do barco junto com as crianças rumo a esperança de que tudo vai ficar bem. Porém a trama se divide e nos conta como tudo aconteceu desde o início, desde os primeiros surtos do "problema".
"Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo o que temos?'
Conhecemos uma trama desenvolvida quatro anos atrás, quando Malorie sai de sua casa, grávida, rumo à um lugar que viu em um  anúncio de jornal e que prometia segurança. Ela conhece outras pessoas, e juntos passam morar sob o mesmo teto diante da impossibilidade de olhar pela janela. É esse convívio o que é trabalhado no livro. A questão aqui não é o que aconteceu para o mundo surtar e ocorrer uma série de suicídios por causa de supostos seres de outro mundo.
"Que tipo de homem se esconde atrás de cobertores e vendas? A resposta é A MAIORIA dos homens. Disseram a eles que poderiam enlouquecer. Então enlouqueceram."
Sei que levantamos diversas teorias durante a leitura, eu mesma quase enlouquecia em alguns momentos, a trama te deixa paranoica a um  ponto em que talvez você não queira sair de casa sem vendar os olhos. Mas acho que precisamos dar atenção ao que  realmente importa durante o livro, que são as relações depois de um grande problema a nível mundial. E isso me fez lembrar bastante a hq The Walking Dead, lá não há explicação para o surto zumbi, e acompanhamos justamente como o ser humano se comportaria diante disso.

"O homem é a criatura que ele teme."
Há várias questões levantadas além dessa no livro, será se todos são afetados? Podemos olhar para a criatura de forma indireta e continuarmos sãos? Enfim, é  um livro fabuloso, que me fez refletir bastante e que se houvesse mais páginas eu teria entrado na paranoia sem data para sair.
"Talvez os doentes mentais herdem este novo mundo, por serem incapazes de ficarem mais loucos do que já são."

2 comentários:

  1. Amei os quotes! Já tinha visto a resenha no seu IG, mas esses quotes fazem toda a diferença pra termos noção do quão forte é a temática do livro. Amei, Ley <3
    (http://livrosdagabi.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaa eu concordo plenamente! E acho que os quotes desse livro são muito impactantes! ♥️

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]