resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Halloween - O Legado de Michael Myers


Olá, leitores!


Páginas: 352 | Autores: Dustin McNeill e Travis Mullins | Editora: Darkside | Ano: 2021 | Gênero: Ficção | Tradução: Antônio Tibau | Classificação indicativa: +12


A genialidade de Halloween está no fato de que ele não é apenas um filme simples, mas enganosamente simples. Não por acaso, e sim de forma intencional.


Quem acompanha os meus posts aqui no blog já percebeu que sou uma grande fã de terror, não apenas de livros como de filmes também, principalmente de obras cinematográficas antigas, como é o caso de Halloween, um dos maiores clássicos do subgênero do terror chamado de slasher. Para quem não conhece, uma obra slasher é aquela que tem como antagonista um assassino psicopata que escolhe as suas vítimas de forma aleatória.

Porém há alguns padrões entre eles para considerar a obra um slasher "de respeito": em geral, o assassino usa uma fantasia ou máscara, utiliza uma arma de corte, muitas mortes aleatórias e repletas de sangue são entregues pelo assassino (normalmente adolescentes sexualmente ativos, como era o caso do Jason Voorhees de Sexta-feira 13, que parece não gostar de pessoas que transam) e claro, um orçamento limitado. Desse subgênero, vários clássicos nasceram, como A Hora do Pesadelo com o icônico Freddy Krueger, Sexta-Feira, 13 com o Jason Voorhees, Brinquedo Assassino com o bizarro Chucky, Candyman do filme de mesmo nome, dentre muitos outros.
 

Todos temos medo da escuridão dentro de nós.

-Halloween II (1981)


Um dos grandes nomes dessa leva foi justamente o Michael Myers, antagonista de uma das maiores franquias de terror das últimas décadas. Para quem é fã não apenas do gênero como também dos filmes clássicos, a obra é uma ótima pedida. Um guia mais do que recheado sobre o universo sombrio do clássico, com entrevistas e muitos outros conteúdos para os fãs, como inspirações, curiosidades, cenas que foram deletadas, influências externas nos filmes... muita coisa mesmo. É um livro incrivelmente completo sobre todo o universo de John Carpenter, um dos maiores diretores de terror que já existiram e que celebra os muitos anos dessa franquia enorme que se mantém viva até hoje. 


(...) Halloween continha um vitorioso tipo de simplicidade. O filme estabeleceu sua premissa inicialmente sem precisar de reviravoltas ou surpresas. Era sobre um assassino mascarado perseguindo babás na noite de Halloween.


Halloween influenciou e continua influenciando muitos outros slashers que celebram maravilhosamente a obra. Um livro escrito por fãs para outros fãs do gênero apaixonados pela cidade fictícia de Haddonfield. É uma obra grande mas que para curiosos pode ser lida bem rapidamente, sem contar que é maravilhosamente rica em conteúdos. Estou completamente apaixonada e admito que a leitura me fez admirar ainda mais os filmes que por mais que algumas das sequências não sejam tão boas, ainda sim fazem parte da jornada mortal de Michael Myers.


Não posso finalizar essa resenha sem falar sobre como a edição é linda. Sendo maior do que um livro padrão da editora, possui um formato quadrado que ajuda muito na leitura já que além das muitas entrevistas também contém muitas fotos dos bastidores dos filmes. A diagramação e cores que variam entre tons de preto, branco e laranja como a paleta de cores das capas do filme, a DarksideBooks fez um trabalho incrível que merece ser comentado e elogiado.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Olá,
    Essa edição está realmente muito bonita. Mas eu não sei se leria, pois Halloween é um dos slashers clássicos q eu menos gosto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Você acredita que u nunca assisti ao filme? Mas esse livro está lindo demais, a cara da editora, né? E suas fotos também ficaram maravilhosas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas.
    Eu queria essa edição só para ter na estante hehe. Eu sou dessa época e amo todos esses filmes que você citou ai. Porque hoje em dia fujo do terror, mas antigamente eu assistia e vamos combinar que eram bem melhores que os de hoje hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Eu morria de medo desses filmes que você citou e nossa ficava apavorada por dias se alguém decidisse ver aqui em casa e eu tivesse que assistir também. Achei a edição muito bem cuidada e fico muito feliz que tenha amado! É tão bom encontrar algo que gostamos.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca assisti Halloween? Pois é, como eu não sou super fã desse gênero 'terror' acabei não assistindo muitos desses clássicos. O livro parece ser SUPER bonito e é realmente um presente para os fãs. Edição linda!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse é um clássico que todo fã vai querer ter na estante. Achei legal a parte das entrevistas também, assim tem até uma outra visão das gravações da época, né? Que bom que a leitura te agradou.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que gostou, como não sou fã do gênero não seria uma leitura indica pra mim, nunca nem assisti o filme Halloween porque fujo de terror.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Como vai? Gosto bastante de Halloween. Este aí parece ser muito bom. Fiquei curioso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]