resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Vita Nostra [livro #1]


Olá, leitores!


Páginas: 520 | Autores: Marina e Sergey Dyachenko | Editora: Morro Branco | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Ficção | Tradução: Heci Regina Candiani | Classificação indicativa: +16


É difícil escrever sobre este livro porque a experiência só pode ser transmitida com exatidão se você se dispor a lê-lo. O início é o mais complicado de se conectar porque ainda é algo totalmente fora do comum, o estilo da escrita é diferente, até mesmo a disposição dos capítulos. O contato inicial com a história foi diferente para mim, mas não me fez desistir dela.


Vita Nostra acompanha Sasha, quando adolescente e passa as férias com sua mãe em uma região com praia. Ao invés de aproveitar bem o período, que é o que Sasha quer, ela se vê perseguida por um estranho que propõe tarefas absurdas e sem nenhum propósito aparente. Após alguns encontros e várias tarefas mais tarde, ela é coagida a entrar em uma universidade proposta pelo mesmo estranho.


Sasha realmente se vê sem escolhas. Não há como saber a dimensão das consequências se ela não aceitar o que o estranho, Farit, quer. É então na universidade que minha curiosidade ficou mais aguçada. Ao mesmo tempo que o novo ambiente entrega uma nova perspectiva, ele também dá novos mistérios, ainda mais densos do que os anteriores.


Para começar, não há como saber o que ensinam no lugar. Sasha, assim como outros alunos, são simplesmente jogados de cabeça em uma realidade que se transforma em um pesadelo. Não é somente a visão de que estão próximos ao desconhecido. O que ensinam no lugar é realmente aterrorizante no pior sentido da palavra.


Eles serão sujeitos a darem mais de si do que imaginam, tudo isso totalmente no escuro. Até mesmo os únicos esclarecimentos que terão são como os veteranos parecem quando eles chegam por lá. Vê-se que muitos estudantes antigos possuem estranhezas nada comuns, e o mais esquisito é que não são casos isolados. Aparentemente todos são afetados de algum modo, tendo peculiaridades visíveis, mas simplesmente não há como saber como chegaram a esse estado.


No final das contas, Sasha pensou, era isso: aquilo que somos forçados a aprender tem algum sentido. Nós não o compreendemos.

Resta-nos perguntar, assim como Sasha, os alunos chegaram desse modo ou se transformaram após sua estadia na universidade? São muitas perguntas, que aumentam na medida que Sasha entra nos estudos. O mais estranho é como as matérias são ensinadas, nada como nossos costumeiros assuntos, mas é aí que as teorias ficam mais persistentes.



A própria estranheza do livro é fascinante. Não conseguia parar de ler e tentava pegar o livro sempre que tinha um tempo disponível. A leitura em si é perturbadora, porque há uma certa insistência de que quanto mais a protagonista parece estar perto do limite, mais o limite dela é forçado. O ritmo fixo do livro se difere de outras leituras, ele é narrado de forma gradual, onde as revelações acontecem de modo tão sutil para o leitor quanto para a protagonista. Mas há também revelações que quando percebemos parece abalar a realidade.


Os sentimentos de Sasha ao longo da história são apreensivos. E de algum modo me deixaram em pé de igualdade com ela. Porém, o puro terror vivenciado por Sasha a cada nova dificuldade com certeza supera qualquer um que eu tive lendo. A fascinação em ler essa história aumentava a cada nova informação.


Após algum avanço, é possível perceber como para Sasha é ainda mais difícil lidar com todos os assuntos na faculdade e como sua mente lida com isso. Diante dos conteúdos aplicados, um estudante já sofreria imensamente pela pressão adquirida, mas o desafio para Sasha é maior, em uma escala que eu não saberia como explicar.


Para dar uma resumida de uma maneira muito, mas muito compacta, devo dizer que o livro possui uma imensidão de informações. Não há exatamente um assunto para ser discutido ou trabalhado porque não existe tal assunto. A viagem presente nele possui uma dimensão ousada, que podemos ler e entender na medida que a protagonista começa a entender o que estuda, mas não em proporções iguais.


Os assuntos abordados na leitura também são uma espécie de mistura entre metafísica, magia e ciência. A lógica abordada no livro é somente dele, a trama é totalmente original e o modo como tudo é comandado é exclusivamente dele. Não há como discorrer sobre a leitura atribuindo um assunto específico, porque esse assunto não existe.

Viver é ser vulnerável. Amar é temer.

A única maneira de começar a entender a dimensão da história é acompanhar a trajetória dela e prestar muita atenção. Nada do que eu imaginei se mostrou verdadeiro, e fui sim surpreendida. O sistema complexo de informações faz parte do modo como a história pode ser recebida e agora compreendo como essa forma de transmissão foi necessária. E sabe o que mais? Mesmo entendendo uma boa parte da enxurrada de informações, ainda há muito a ser compreendido.


Houve um momento durante a leitura, em que fechei o livro e pensei como pode essa quantidade de páginas comprometer minha realidade, me fixando ideias absurdas e contradizendo outras? Eu fiquei mesmo abalada pelo conteúdo dessa história. Li o livro pensando ser uma fantasia, mas errei em pensar que seria o tipo de fantasia que estava acostumada a ler. E não, não foi nada como já li.


São inúmeras as coisas que me fizeram gostar muito da história, mas o que me fisga, o que me faz favoritar, é a capacidade de me fazer pensar e repensar sobre ela mesmo estando longe do livro. Vita Nostra me permitiu pensar e ocupou um bom espaço na minha mente por longos dias. Meu conselho é que leia sem tentar comparar com outras leituras, apesar de ter semelhança de gênero com outras obras que você pôde ter contato, não será igual. O estilo de escrita, vida e história podem ser diferentes, mas tenha paciência, a complexidade do livro vale totalmente a pena.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Oii, Leyanne. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, o enredo pareceu interessante apesar de não compreender exatamente o que é isso que eles precisam fazer (mas acho que isso faz parte do mistério, não é?).
    Gosto de histórias que nos prendem assim.
    Aliás, que fotos lindas!!! Amei.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Como vai? Parece um livro incrível, não é mesmo? Fiquei com enorme vontade de conhecer essa história mais de pertinho. As fotos ficaram lindas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. UAU, que capa maravilhosaaaaaaaa!
    Oi Leyanne, tudo bom?
    Menina, eu não conhecia esse livro, não acompanho tanto a Morro Branco, mas fiquei encantada, quero conferir em breve!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu não conhecia o livro, mas a forma como você menciona que ele é diferente, me deixou bastante curiosa. É uma leitura que quero fazer com certeza. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne.
    É impossível ler sua resenha e não ficar morrendo de vontade de ler o livro. Todo mistério que envolve ele deixa a gente morrendo de curiosidade de ler mesmo sabendo pouco do que se trata. Vou anotar com certeza.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Achei esse livro maravilhoso!
    Gostei demais, quis dar uns crocs na Sasha algumas vezes? SIM hahaha ela me tirou do sério em algumas situações, mas ainda sim quis abraçá-la <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Menina, que livro doido é esse?! Já fiquei "de anteninha ligada" com esse estranho mandando a menina fazer coisas, mas jamais iria esperar ele mandar ela entrar numa universidade! =0 Confesso que fiquei curiosa com a leitura, mas não sei se leria agora, melhor me preparar para entender (ou tentar entender) a mensagem depois.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]