resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Não nasci para agradar


Olá, leitores!

Páginas: 400 | Autora: Michelle Quach | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Young Adult | Tradução: Ana Beatriz Omuro | Classificação indicativa: +14

Porque todos amam uma mulher de atitude até ela tentar dizer o que você deve fazer.

Antes de iniciar essa leitura senti um certo medo de me deparar com algo forçado, mas houveram tantos pontos que gostei quanto outros  que surtiram o efeito contrário. O ponto de vista juvenil, com uma boa ambientação ajudam a melhorar os temas centrais do livro e desenvolver melhor o assunto.

Elisa, a protagonista, tem suas convicções e pretende segui-las a todo custo. Ela se garante em suas habilidades e crê que pode vencer se for boa no que faz. Ao se candidatar como editora chefe do clube de jornalismo da escola, ela sabe que vai conseguir a vaga e não se vê nenhum pouco ameaçada pelo garoto que se candidatou de última hora.

Algumas coisas não saem como Elisa gostaria, um resultado que ela conclui ser por culpa do patriarcado. É totalmente compreensível a visão da protagonista e tudo muito claro. Ela não está ali para agradar ninguém e sua conduta mostra bem isso. Ela também tem conhecimento de como, apesar de ter princípios bons e experiência no assunto, a sociedade pode ser machista para uma mulher como ela, esmagando seus sonhos por ela não aparentar ser como todos querem.


A situação é incoerente com o que a personagem acredita. Logo, Elisa tenta lutar para conseguir a vaga de acordo com seus requisitos, mostrando que o oponente não merece o posto apenas por ser um homem. Como nem tudo é tão simples, inevitavelmente os personagens se aproximam e isso não ocorre de imediato.

A aproximação também não era premeditada, mas acaba tendo um efeito diferente do que era esperado. Elisa conhece-o melhor, começando a ter uma certa afinidade com ele e vendo-o como alguém legal. Com certeza isso gera uma certa discussão interna na protagonista, mas é impressionante como ela é centrada.

Nem tudo o que ocorreu na leitura foi como eu gostaria. Algumas condutas tanto de Elisa como de Len, seu oponente, foram um tanto fora do que eu esperava, mas foram experiências que eles precisavam passar. O livro ajuda a ter uma visão de algo corriqueiro da sociedade em uma linguagem simples e objetiva, mesmo passando raiva aqui e ali.

O centro do livro são discussões sobre o feminismo e acontecimentos que desvalorizam uma mulher que não segue sendo o que é esperado. Também evidencia como algumas visões precisam ser moldadas e erros desfeitos. Acima de tudo, mostra como você é julgado e responsabilizado por quem é. Elisa inspira em vários momentos por persistir em suas convicções.

O livro é rápido para ser lido, tendo muita representatividade asiática e temas importantes debatidos. O romance juvenil fica em segundo plano, mas é fofo e traz apreensão por não sabermos o que acontecerá. Se você curtir todos esses elementos que destaquei na obra, tenho certeza que irá gostar da leitura.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

9 comentários:

  1. Olá, Leyanne.
    Eu me interessei bastante por esse livro quando vi ele nos lançamentos. Gostei da capa e da sinopse. Mas agora lendo sua opinião vou baixar minhas expectativas para a leitura para não me decepcionar com ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne!
    Eu gosto bastante dessa proposta do livro, mas assumo que YA não é muito meu estilo atual e o romance em segundo plano... É, acho que não vou ler por agora mesmo... rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já gostei do título. Mas acho que não sei se gostaria muito da leitura, talvez pra um dia na praia, uma leitura bem rápida e despretensiosa... valeu pela dica

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Parece interessante. Fiquei curioso com o livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne. Tudo bem? Parece agradável a obra. Que bom que gostou dela. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OI Ley! Esse livro me chamou a atenção pelo título, eu acredito nesta afirmação. Ainda com suas ressalvas, eu gostaria de ler, mas já vou conferir com expectativas mais controladas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi
    a ideia geral do livro parece ser boa, eu quero ler mais no momento não é prioridade, que bom que curtiu a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu super leria pelo título por ter me identificado, haha. Mas fiquei curiosa também pelas discussões importantes e o fato dela participar do clube de jornalismo - eu curto. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oie Leyanne, tudo bem?

    Nossa adorei conhecer um pouco mais desta história e eu esperava que eles fossem focar mais no romance do que nos demais assuntos. Sei que as vezes o livro não nos pega da maneira como esperamos, mas se foi uma boa leitura já é algo a se levar em consideração né?!

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]