resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Bruxa Natural

 


Olá, leitores!


Páginas: 256 | Autora: Arin Murphy-Hiscock | Editora: Darkside | Ano: 2021 | Gênero: Bruxaria, Misticismo | Tradução: Stephanie Borges | Classificação indicativa: Livre


Sou uma apaixonada por misticismo desde que me entendo por gente. Mesmo tendo sido criada em uma família super religiosa e ter até mesmo estudado a minha infância e adolescência em uma escola de padres que tinha em meu bairro, histórias de bruxas sempre me encantaram. Por conta dessa curiosidade com relação ao tema, desde nova já comecei a me aventurar pelo que conseguia ter acesso na época, o que não era muito.


A bruxa natural trabalha ao lado da natureza e de seus dons. Ela usa elementos naturais para melhorar o bem-estar físico e do corpo, do espírito e do ambiente, trabalha para estabelecer uma conexão pessoal com o mundo natural.


Filmes com personagens mágicos, principalmente quando não estavam naquele padrão hollywoodiano em que colocam as bruxas (velhas, enrugadas, repletas de verrugas e que devoram criancinhas no café da manhã). Acho que umas das únicas bruxas desse padrão que eu amava eram as irmãs Sanderson do filme Hocus Pocus e a Grande Bruxa de Convenção das Bruxas. Mas as minhas favoritas desde nova eram as irmãs Owens do clássico Practical Magic. Aquela casa povoou meus sonhos e aquela vibe cottagecore do filme é linda demais.



Enfim, sempre li muito online sobre, já que era complicado encontrar livros do tema com fácil acesso, o que tem mudado cada vez mais nos dias de hoje. Bruxa Natural é um livro que já me conquistou na primeira olhada que dei nele, já que a DarksideBooks foi muito caprichosa com a obra que possui um interior tão lindo quanto a capa.


A premissa da obra é ser um guia bem básico sobre a Bruxaria Natural, então, como eu esperava, muita informação contida em suas páginas eu já sabia, porém isso não fez a leitura menos proveitosa. A escrita da autora é super tranquila e didática, ótima para os iniciantes ou apenas curiosos com relação a prática milenar porém para quem já tem um certo conhecimento, pode acabar sendo arrastado já que é um conteúdo realmente básico.


Esses bruxos naturais dos primórdios, por muito tempo respeitados, com frequência eram temidos ou viravam alvos de desconfiança devido ao conhecimento que possuíam. Geralmente eram marginalizados por suas comunidades e viviam sozinhos ou afastados dos centros sociais das comunidades. Ainda hoje, é comum que a sociedade demonstre desconforto com aqueles que possuem conhecimentos fora do alcance do cidadão comum.


A autora deixa claro que não é preciso ser wicca ou seguir uma religião específica para ser uma bruxa natural, que basta ser já que essa vertente apenas utiliza da energia e dos benefícios das ervas e da natureza no geral. É um guia bem superficial mas que pode ser considerado uma ótima porta de entrada. Uma das poucas coisas que senti falta no livro foram explicações sobre as diferenças estacionais entre a América do Norte e a do Sul já que a autora é canadense e por isso algumas de suas dicas não se encaixam muito na nossa realidade.


Apesar disso, é um livro ótimo que não deve ser usado como um manual e sim apenas como uma base para a busca de novos conhecimentos. A autora é bem didática, além de ter deixado dicas e listas super úteis. Vale muito a leitura!


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

5 comentários:

  1. Oi
    já vi esse livro lá no site da darkside e até fiquei curiosa, mas nem tinha muito noção do que falava, que bom que gostou da leitura, eu gosto de ver filmes e séries com Bruxas quando não são de terror, essa edição parece ser bonita.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu não me interessei muito por essa leitura, apesar de ter muita curiosidade com a temática. Acho que foi a Bibs que leu ele, e não gostou muito de ser superficial. Eu esperava uma coisa não tão básica, sabe?

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ideal pra mim, porque apesar de gostar muito, não conheço muito sobre o assunto. Acho que já sei por onde começar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,
    Acho essa obra bem diferentona, mas super acredito nessa coisa de energia e intenção. Se você faz algo acreditando que vá dar certo, realmente dá! Uma pena ser superficial.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro quando a editoria anunciou o lançamento desse livro. A edição é realmente linda e me deixou babando por ela. Que bom que você gostou da leitura. E também sou curiosa para saber como certos rituais seriam adaptados para acontecer no Hemisfério Sul, já que na parte dos filmes de bruxa que vi se passavam na Europa, que tem estações em períodos opostos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]