resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Viúva de Ferro [Livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 480 | Autore: Xiran Jay Zhao | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Fantasia, Ficção científica | Tradução: Caroline Chang | Classificação indicativa: +16

Viúva de Ferro conseguiu me deixar em um misto de sentimentos e a vontade de ler se tornou maior a cada página. Tinha imaginado que iria gostar da leitura, mas quis começar um pouco no escuro para ser pega desprevenida. Do meio para o fim não me contive e procurei alguns spoilers (não consigo resistir), mas isso também tornou a vontade de ler ainda maior.

O mundo mencionado na leitura consegue instigar a curiosidade do leitor em vários sentidos. Da sociedade aos monstros existentes, a linha é tênue, mas são pólos interessantíssimos que foram muito bem construídos em busca de explorar o destino dos personagens e toda a história.

No enredo, há constantes ataques de criaturas alienígenas e para combatê-los, os humanos usam suas crisálidas. Os pilotos da estrutura são sempre homens, mas eles dividem esse trabalho com concubinas. Porém, ao invés de ser o que naturalmente imaginamos, um trabalho em equipe, o sistema funciona de maneira diferente, onde constantemente mulheres inocentes são submetidas à compartilhar a função do piloto e apenas algumas sobrevivem.

O pior é que o trabalho é considerado uma honra, e é uma visão geral de que as mulheres devam se sentir agradecidas, e a maioria delas realmente se sente assim. Para Wu Zetian, que teve a vida de sua irmã perdida pois não resistiu como piloto-concubina, tem uma visão mais realista de tudo e está determinada a se vingar, por esse motivo se inscreve como uma delas.


Escolho a vingança.

Zetian tem um objetivo único e está disposta a tudo por ele, considerando que de uma forma ou outra não há chances dela sobreviver a esse destino. A personagem, vista como alguém inferior pela sociedade, prendeu minha atenção desde que soube que sua coragem era incrível.

Sua determinação se torna ainda maior visto a que ela luta. Zetian escolhe a vingança porque sabe que não há justiça para ela e nenhuma outra mulher na mesma situação. É um sistema desumano retratado, que me deixou enojada desde meu primeiro vislumbre. Já não basta como o mundo em questão está colapsado em guerra, ainda há uma divisão de classes e gênero absurda.

O destino da protagonista segue rumos imprevisíveis, mas é incrível de acompanhar. Torci a todo momento para que ela simplesmente conseguisse destruir quem pudesse. Zetian tem uma garra impressionante que serviu muito bem para agitar as coisas onde ela passava e declarar bem sua opinião.

Este mundo pode transformar qualquer pessoa em um monstro.

O péssimo é que não há facilidade aqui e a todo momento há a possibilidade de morte iminente. É como se os personagens estivessem próximos de seu último suspiro no segundo seguinte. E assim como Zetian, outros personagens bem interessantes ganham destaque aos poucos.


Outro ponto que gostei foi essa relação da protagonista com outros personagens que roubam a cena. Uns são bem misteriosos, enquanto os demais sabem cativar o ódio de alguém. Com isso, as relações são estreitas, mas não deixam a desejar. O livro possui representatividade poliamorosa cultivada aos poucos, porém cativante. Essa é uma das relações que inspira forças durante a leitura.

Receio que não tenha como indicar essa leitura falando sobre momentos de felicidade porque passei a maioria do livro sentindo ódio, mas é um livro que valeu a pena cada sentimento que tive. As páginas transbordam intensidade e conforme conhecemos mais desse mundo conturbado, a história consegue expandir para mais perguntas.

Imagino que o segundo volume trará mais acontecimentos trágicos depois das descobertas finais neste livro, mas imagino que virá com mais respostas. Com isso, a próxima leitura já se tornou bem aguardada por aqui. Viúva de Ferro foi uma leitura empolgante e intensa, as cenas de ação são sensacionais assim como o restante da história.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Uauuu, que livro fantástico! Até eu que não curto o gênero, fiquei alucinada querendo ler!
    Amei a resenha!
    Beijinhos
    Tati
    https://conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    já quero ler esse livro, um tipo de história que eu curto. Eu fiz igual você estou lendo uma série de livros que acabei indo procurar spoiler e fiquei com mais vontade ainda de ler sem parar.
    Parece ser uma história bem escrita.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro. O nome da personagem é o mesmo de uma imperatriz chinesa . Acho todo o enredo bem interessante e assim que tiver oportunidade lerei. Fico muito feliz que tenha gostado e sua resenha só me deixa mais animada.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Esse livro está dividindo opiniões. Já vi gente que gostou muito e outros que se decepcionaram com ele. Eu quero ler, mas vai ficar mais frente e espero estar no time que gostou muito hehe. Eu sou dessas que corre atrás de spoiler também. Estou lendo o terceiro livro de Uma chama entre as cinzas e já sai catando spoilers porque preciso saber hehe. Inclusive já vim aqui no seu blog reler as suas resenhas da série hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie Leyanne, como está?

    Juro que já vi este livro, mas até o momento não tinha lido nenhuma resenha e a sua me deixou extremamente curiosa para saber se Zetian vai conseguir sobreviver neste mundo em que as mulheres são de fato muito prejudicadas.
    Achei super legal o que disse no final do post que foi que o livro te causou ódio, mas que mesmo assim ele foi um ótimo livro. Isso, só me deixou um pouco mais curiosa para saber o que sentirei lendo este livro. Vou deixar ele anotadinho para próximas aquisições.

    Beijinhos, Tham <3
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leyanne. Como vai? Parece ser muito bom este livro. Fiquei curioso com a trama. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse enredo muito curioso já estou querendo o livro.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Oi Ley, eu peguei esse livro para ler em leitura coletiva, mas infelizmente fiquei para trás. As cenas de sofrimento eram tantas, que preferi abandonar, antes que me sentisse ainda pior do que já estava... =/ No entanto, que bom que a leitura funcionou contigo e espero que a sequência também funcione.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]