resenhas

[Resenhas][slideshow]

Se você gostou de Star Wars, pode gostar de...


Olá, leitores!

Estive lembrando recentemente sobre Star Wars, acho que por não ler ou assistir nada relacionado a ele nos últimos tempos. Mas me peguei pensando em algumas obras que, enquanto lia, me lembravam Star Wars em alguns aspectos e são justamente elas que vou indicar, especialmente para quem também quer ler algo que lembre a saga:

DUNA


Duna foi lançado bem antes de Star Wars, sendo fonte de inspiração para alguns tópicos da saga, mas conheci-a apenas depois. Assim como quem gostou Star Wars, acredito que tenha fortes chances de gostar dessa obra em particular por ter elementos diretamentes inspirados no outro. As estratégias políticas foram o que mais gostei na leitura.

Compre AQUI.
Sinopse:
A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?
Ao lado das trilogias Fundação, de Isaac Asimov, e O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Duna é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Um premiado best-seller já levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch.

TRILOGIA BINTI


Os livros são curtos, com todos juntos totalizando pouco mais de 300 páginas. O que mais me lembrou a saga foram as batalhas e viagens entre planetas. Os livros falam sobre africanoculturismo, com um belo enredo.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.
Sinopse:
Seu nome é Binti, e ela é a primeira de seu povo a ser aceita pela Universidade de Oomza, a instituição superior mais prestigiada da galáxia. Sua aptidão em matemática e habilidade com astrolábios fazem dela a candidata perfeita para empreender esse desafio interestelar. É, realmente, uma oportunidade imperdivel. Mas se decidir partir para explorar as estrelas, passará a viver entre estranhos, pessoas que desconhecem completamente as tradições e os costumes himba – e, principalmente, desistirá de seu lugar entre a familía.
No entanto, conhecimento tem um custo, e Binti está disposta a pagar o preço. Mas sua jornada não será fácil. Ela precisará deixar a proteção da vida familiar em sua casa, atravessar as estrelas, afastar-se das fronteiras da Terra, mas isso não é tudo: o mundo que deseja entrar está há muito tempo infestado por Medusas – uma raça alienígena que se tornou seu maior pesadelo. A Universidade de Oomza desonrou as criaturas de uma forma inacreditável, e a viagem estelar de Binti a deixará ao alcance da rainha Medusa.
Se Binti quiser sobreviver ao legado de uma guerra não causada por ela, precisará unir os dons e a sabedoria de seu povo à sabedoria dos decanos da Universidade – mas, primeiro, ela precisa chegar viva ao planeta.
A edição brasileira de Binti conta os três volumes da trilogia reunidos em um único volume. Da mesma autora de Bruxa Akata, a série é a primeira de Nnedi Okorafor ambientado no espaço.

DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS


Dormir em um mar de estrelas é um livro longo, que desenvolve bem a protagonista em busca de seu propósito, cheio de viagens interestelares e aventuras em meio a organismos desconhecidos. Esses tópicos e muito mais me deixaram maravilhada com a obra, e também me lembraram Star Wars.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.
Sinopse:
"KIRA NAVÁRES SEMPRE SONHOU COM NOVOS MUNDOS. ATÉ QUE DESPERTOU UM PESADELO. Kira Naváres seguiu seu sonho e foi atrás de descobrir novos mundos, tornando-se uma exploradora de planetas não colonizados. Durante uma missão de pesquisa de rotina, Kira encontra uma relíquia alienígena. A princípio, ela fica maravilhada com a descoberta, mas logo esse sentimento se transforma em terror. Depois de cair em uma câmara no meio de um planeta desconhecido, a poeira ao seu redor começa a se mexer. Kira é lançada em uma odisseia de descobertas e transformações que atravessa a galáxia ao mesmo tempo em que uma guerra eclode em meio às estrelas. O primeiro contato com seres alienígenas não é como ela imaginava, e uma série de acontecimentos a levam até seu limite humano. A Terra e suas colônias estão à beira da aniquilação, e Kira, mesmo tendo que encarar seus próprios medos, se torna a última esperança da humanidade. Dormir em um mar de estrelas é um épico de ficção científica do aclamado autor de Eragon. Dormir em um Mar de Estrelas recebeu o Goodreads Choice Awards como o melhor de ficção científica do ano de 2020."

A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL


A aventura neste livro já chama atenção por si só, mas o cenário também conquista por ser algo próximo com o que conhecemos em Star Wars: várias espécies convivendo e viagens interestelares. Um outro ponto interessante, é a amizade entre os personagens, uma tripulação diversa, incrível, com o poder de fazer o leitor se apegar a cada página.

Leia a resenha AQUI.
Compre AQUI.
Sinopse:
Você nem imagina os mistérios que existem do outro lado do Universo. Se tiver coragem de desbravá-los, é melhor se preparar. Esta não será uma jornada rápida e os perigos podem surgir a cada momento, de onde menos se espera.A boa notícia é que você não estará sozinho. Milhares de leitores em todo o mundo já embarcaram nas páginas desta que é A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL.EMBARQUE NESSA VIAGEMO livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Arthur C. Clarke Award e o Hugo Award.Um dos motivos do sucesso de A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica.Mas o que realmente torna único esse romance on the road futurístico e muito divertido são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente ― ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos.A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida.Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.Becky Chambers segue os passos da pioneira Ursula K. Le Guin (A Mão Esquerda da Escuridão e Despossuídos), e inclusive presta homenagem à inventora do ansible, um dispositivo de comunicação interplanetária, em sua obra. A visão feminina e acurada de autoras como Becky e Ursula permite desconstruir velhos clichês e quem sai ganhando são os amantes da literatura sci-fi ― de todos os gêneros e espécies.

__
O que achou das indicações? Já leu ou conhece algum dos livros?


Veja também em vídeo:





6 comentários:

  1. Oi[
    nunca li nada de Star Wars, já assisti alguns filmes só que nunca fui fã, achei legal a postagem e desses tenho vontade em ler Duna.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, adorei as indicações, confesso que nunca li nada sobre Star Wars, mas já vi muitos filmes. Essas indicações que estão aí tenho vontade de ler A longa viagem a um pequeno planeta hostil faz bastante tempo até hoje nunca comecei a leitura rs.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? Parecem obras interessantes, não é mesmo? Fiquei tentado a lê-los. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Eu li Star Wars na minha adolescência, mas não sou muito fã não. Na verdade foi igual minhas leituras do King, lia porque meu sobrinho gostava e a gente trocava as leituras. Dos citados so li Duna, mas como li emprestado da biblioteca não li todos porque não tinha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne! Eu vi os filmes, mas ler algo sobre Star Wars não tive oportunidade. Em livros é uma tema que quase não confiro, mas as experiências que tive até que foram boas. Vou anotar suas dicas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Adorei as indicações. Não li nenhum, mas Duna e Dormir em um mar de estrelas estão no meu radar.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]