resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Camareira


Olá, leitores!

Páginas: 336 | Autora: Nita Prose | Editora: Intrínseca | Ano: 2022 | Gênero: Mistério, Drama | Tradução: Julia Sobral Campos | Classificação indicativa: +14

A Camareira foi o título do Intrínsecos 041, um livro de mistério e drama. A história acompanha o ponto de vista de Molly, camareira no Hotel Regency Grand. O primeiro ponto que me chamou atenção é a maneira como a protagonista pensa. A autora enfatiza bastante isso, especialmente em como ela é tratada por ser minimamente diferente do considerado "normal".

Não que Molly tenha algo que a destaque de modo superior ou inferior, mas assim como cada um de nós somos diferentes a sua maneira, Molly tem um modo de pensar distinto, focando sua atenção no trabalho e detalhes enquanato é ingênua em outros assuntos. Ao narrar sua rotina no trabalho, a protagonista se depara com um corpo em um dos quartos em que irá limpar.

Logo, inicia-se um alvoroço sobre quem seria o verdadeiro culpado. As pistas são soltas, e o mistério não foi tão centrado como gostaria. A autora se concentra mais em desenvolver a personagem, relatando seu ponto de vista diante da situação. Eventualmente Molly se vê envolvida na investigação, suspeitos, etc. Sua vida é descrita de modo gradual, tendo sua avó como principal referência em sua criação.

Há uma certa mistura nesse desenvolvimento. Entre o drama e mistério, ambos ganham força aos poucos, mas não há densidade na história. O livro é agradável, o drama tem a dose certa. A investigação serve mais como um fundo para conhecermos melhor a protagonista e sua relação com outros personagens.


Alguns pontos foram claros para mim desde o começo, enquanto outros detalhes já não foram. É mais um indicativo de como alguns tópicos podem ser evidentes para algumas pessoas, e outros não, do mesmo modo como a atenção de Molly é reservada para o que ela deseja.

Os personagens que rodeiam Molly intrigam, mas o que mais senti em relação a eles, foi um sentimento de injustiça e aproveitamento. A situação, assim como as atitudes de Molly dão uma guinada na investigação, por vezes para o bem e outras para o mal. Mas embora as atitudes dos personagens restantes não tenham me agradado, alguns poucos facilmente fizeram o contrário.

As pessoas são um mistério que não tem solução.

Molly tem poucos amigos, mas a autora constrói uma boa relação entre as pessoas que compartilham essa história com ela. De modo geral, a trama me agradou, principalmente pela personagem principal, e conduziu uma boa narrativa com drama e mistério. As considerações finais foram bem relevantes, trazendo novas informações.

Mais uma vez, preciso falar de Molly e destacar o quão bem ela conduziu este livro. Mesmo tendo muito que a desfavorecesse, ela toma iniciativas e busca girar a situação a seu favor. Sua narrativa é totalmente fluida, deixando ótimos momentos para relaxar e sentir tensão. Tendo uma leitura leve, A Camareira já pode entrar na sua lista de algo rápido para ler.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

6 comentários:

  1. oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e de um modo geral encontro opiniões positivas. Que bom que a história também te agradou e que tem narrativa fluída. Nada pior do que travar porque a leitura não consegue andar.

    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu ainda não peguei esse pra ler por motivos que nem sei?? Fiquei bem curiosa com a premissa, só deixei pra depois porque gosto de ter um thriller à mão assim quando quero ler um gênero que adoro. Fiquei bem curiosa com a condução narrativa da protagonista!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Leyanne, gostei demais dessa premissa, já quero muito ler esse livro o mais rápido possivel rs.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Eu peguei esse livro para ler em um grupo de leitura coletiva. Estou curiosa com ele, mas vou sem grandes expectativas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne. Como vai? Que bom que gostou, embora não totalmente. Parece ser bom. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a sua resenha sobre o livro. Porém não é o tipo de leitura que eu leria pela narrativa que lembra O Lado Bom da Vida por causa da narrativa ser de uma personagem que tem caracteristica de alguem que sofre de algum sofrimento psicológico tornando a leitura lenta.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]