resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Um Estranho Sonhador [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 540 | Editora: Universo dos Livros | Autora: Laini Taylor | Ano: 2019 | Gênero: Fantasia, Young Adult, Romance | Tradução: Eloise de Vylder | Classificação indicativa: +14

Lazlo não tinha nada, nem uma única coisa, mas desde a primeira vez que ouviu histórias, elas pareciam sua própria reserva de ouro.

Lazlo Estranho é um bibliotecário e sonhador. Ele possui características que foram impossíveis não me identificar, desde seu amor por livros, até manias em geral. Sua personalidade é encantadora, e constrasta com sua aparência um tanto bruta. Ele também é órfão, foi criado por monges e hoje trabalha como bibliotecário.

Lazlo tem um sonho de visitar e finalmente saber o mistério da cidade de Lamento. Algo grandioso deve ter acontecido neste lugar, mas nos dias atuais, para Lazlo, é algo que pouca gente comenta e possivelmente nunca existiu. Ao ver uma chance de conhecer a cidade perdida, ele se junta a um guerreiro em sua caravana para desvendar seus mistérios.

A jornada não é cansativa e só torna o mistério da cidade ainda maior. Os integrantes da jornada são o que contribuem para isso. A leitura se divide na visão de Lazlo e de outra personagem, Sarai. Ela exala mistério e também está presente no prólogo do livro. A combinação dessas informações inciais me fizeram logo ler o livro, mas foi realmente esse prólogo que acabou comigo assim que iniciei a leitura.

Nele, há um possível spoiler que posso definir como desesperador. A autora entrou naquela de soltar uma informação decisiva sem contexto e ver seus leitores (no caso, eu) se matarem de preocupação para descobrirem como isso irá se desenrolar. Por mais isso possa soar como mazoquismo, outros pontos me conquistaram logo de cara, como a escrita e história .

Mas os heróis também são homens - e mulheres - e vítima de problemas humanos como todo mundo.

Me identifiquei logo com Lazlo, me vi instigada sobre a cidade de Lamento, e muito curiosa sobre qual o contexto do acontecimento do prólogo. A escrita da autora é tão gostosa que eu poderia passar horas falando sobre isso. É tão tal, que boa parte da história se desenrola sem diálogos, mas a forma poética e melancólica como é escrita, não me incomodaram.


Na verdade, essa melancolia também vai para a lista das coisas que mais gostei na história. A autora descreve os personagens de uma forma apaixonante. Os sentimentos dos mesmos são descritos dessa forma, o que os torna intensos.

A interação entre os protagonistas demora um pouco para acontecer, mas como disse, a escrita é tão boa que isso passa rápido. A partitr da primeira interação, os sentimentos e acontecimentos são mais urgentes, com mais material para o leitor desenvolver teorias.

Embora eu tenha tido uma lista extensa para cogitar o final, e o prólogo tenha me preparado para ele, nem de longe eu teria advinhado o que aconteceu ou sequer acreditado. As revelações foram boas, o contexto digno de puxar os cabelos de desespero. E a mitologia envolvendo a trama é magnifica.

O mundo era um massacre. Ou você o sofria ou o infligia.

Os vilões tem um desenvolvimento maravilhoso, mas nem posso realmente descrevê-los como vilões. É algo intrincado de explicar de forma corrida, e muito bem enredado em séculos de acontecimentos tiranos. Dependendo do lado em que você olhar, ambos os lados estarão errados e haverá motivos para agir de forma crítica, mas é algo muito tenso e tênue para se aventurar de forma superficial.

Alguns aspectos políticos me lembrou A Cidade de Bronze, pela tirania e abusos por anos a fio, sobrando apenas inocentes para pagar as consequências. A obra é intensa, causa desconforto em algumas descrições, raiva em outros, e mantém o coração do leitor constantemente apertado. Mas continua sendo uma leitura que recomendo por ser maravilhosa.

Tive a oportunidade de ler pelo kindleunlimited, e recomendo desde já para quem assina por ser uma ótima opção de leitura.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

11 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Como vai? Fiquei curioso com esta obra, parece uma obra encantadora. Que bom que gostou. Já vai para lista de futuras leituras. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne!
    Por estar no unlimited, eu já leio a resenha mais empolgada, rs.
    Vou te contar que já cheguei a alugar e a devolver esse livro umas 2x, kkkkk, uma hora eu vou ler, porque vejo muitos elogios a obra e já tem a continuação disponível também.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leyanne.
    Eu amo esse livro e fiquei de coração partido no final. Ainda bem que esperei para ler já tendo o segundo em mãos porque se não tinha sutado hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu já li muitas resenhas positivas desse livro, que bom que você também gostou de ler, nem sabia que esse livro estava no K.U, vou dar uma olhada para pegar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Esse título tá no meu radar, só leio resenhas positivas sobre! A sua é mais um incentivo pra essa leitura acontecer :)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Que post incrível! Adorei a sua resenha e me interessei bastante pela história!
    beijinhos,
    www.cafecommands.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! O final desse livro me deixou muito revoltada, foi muito injusto e estou ansiosa para saber se o casal vai ter um final feliz. Eu gosto bastante desta autora, mesmo com este final, a história é linda. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. UAU Leyanne, parece ser um livro muito gostoso de ler. E olha que eu nem sou super fã de fantasia e YA! Adorei a resenha. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Esse título sempre me lembra a música. haha E me lembra que preciso ler, pois só leio elogios... adoro um mistério que desperta vários sentimentos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece uma leitura maravilhosa. Já tinha lido algumas resenhas bem positivas desse livro e só aumentou a curiosidade. Espero logo, logo ter a oportunidade. Gosto assim quando a leitura faz você mergulhar e mesmo sem optar por algum lado, considerando todo mundo errado vc fica envolvido e quer descobrir o que vai acontecer.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu amo tanto essa história que nem sei!!! A Laini é uma das minhas autoras favoritas e ela arrasou demais nessa duologia
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]